Tempo de leitura: 2 minutos

Nesta sexta-feira, a Sudamérica Rugby, a federação sul-americana, confirmou o formato de disputa de seu novo Circuito Sul-Americano de Sevens, o Sudamérica Rugby Sevens. O circuito será composto por dois torneios, o primeiro nos dias 6 e 7 de janeiro, em Punta del Este, no Uruguai, a ser realizado no estádio Campus de Maldonado, e o segundo na sequência, nos dias 14 e 15 do mesmo mês, em Viña del Mar, no Chile, no campo do colégio Mackay.

 

O circuito contará com oito participantes, sendo 5 times sul-americanos – Argentina, Brasil, Uruguai, Chile, que já estavam garantidos, e a campeã do Torneio Qualificatório, a Colômbia – e três convidados – Canadá, Estados Unidos e Fiji.

- Continua depois da publicidade -

 

Além do título do circuito, também estarão em jogo as duas vagas da América do Sul no Hong Kong Sevens, o torneio da 2ª divisão mundial, de 7 a 9 de abril. As duas vagas serão disputadas entre Brasil, Uruguai, Chile e Colômbia, após a somatória dos dois torneios. Para completar, o melhor time entre Brasil, Uruguai, Chile e Colômbia ganhará também vaga como seleção convidada nas etapas de Las Vegas e Vancouver da Série Mundial de Sevens, que serão jogadas nos dias 3 a 5 e 11 a 12 de março, respectivamente.

 

Americas Rugby Sevens Series no horizonte

A Sudamérica Rugby confirmou também que está trabalhando junto da Rugby Americas North, a federação da América do Norte e Caribe, para a criação no fim de 2017 do Americas Rugby Sevens Series, um circuito pan-americano de sevens, com até quatro torneios, a maioria provavelmente sendo realizados na América do Norte.

 

Entre as parcerias discutidas entre as duas entidades também está a participação de um time sul-americano no campeão M19 da Americas Rugby North no ano que vem.