Tempo de leitura: 5 minutos

brasil chile tackle 

Depois de garantirem vaga nos Jogos Pan-Americanos, os Tupis têm amanhã outro grande desafio: o Seven de Viña del Mar, no Chile, valendo duas vagas para o Hong Kong Sevens 2015.

Com as ausências de Paraguai, Venezuela e Colômbia, restou a apenas quatro seleções sul-americanas para brigarem pela classificação a Hong Kong: Brasil, Uruguai, Chile e Peru. As quatro seleções se enfrentam no sistema de todos contra todos nesse sábado, dia 17, e os dois primeiros colocados garantirão a classificação ao torneio chinês.

- Continua depois da publicidade -

O torneio de Viña conta ainda com outros quatro selecionados, que formam o outro grupo no sábado. Argentina, Canadá e Estados Unidos, que não disputam vaga em Hong Kong, se somam ao combinado Invitación VII no Grupo B do torneio. No domingo, os dois grupos se cruzam no mata-mata, valendo o título.

O torneio terá transmissão do SPORTV (horários a confirmar).

 

O que é o Hong Kong Sevens?

De 27 a 29 de março, 12 seleções de 6 continentes jogam o chamado Torneio Qualificatório de Hong Kong, que corresponde à segunda divisão da Série Mundial de Sevens Masculina. O campeão do Qualificatório de Hong Kong garantirá sua promoção para a Série Mundial de Sevens 2015-16, substituindo o último colocado da temporada 2014-15.

Somente a América do Sul ainda não definiu seus dois classificados ao torneio. Pela Europa, irão Rússia e Espanha; pela Ásia, estão garantidos Hong Kong e Coreia do Sul; pela Oceania os classificados são Tonga e Papua Nova Guiné; pela África as vagas são de Zimbábue e Tunísia; e pela América do Norte os representantes são Guiana e México.

 

A prévia

Com apenas quatro seleções lutando por duas vagas em Hong Kong, a expectativas é de verdadeiras batalhas épicas, tensas e de muita pressão nos confrontos entre brasileiros, uruguaios e chilenos. O Uruguai é novamente o grande favorito ao título, por conta do histórico recente. Os Teros jogaram o último Hong Kong Sevens e têm vantagem histórica sobre brasileiros e chilenos. Contudo, o Uruguai ficou abaixo do Chile no Punta Sevens de dezembro e perdeu pela última vez para o Brasil no não muito distante ano de 2013. Em Mar del Plata, os uruguaios caíram diante da equipe provincial da casa e não impressionou nada. Focados no XV e no Mundial, os uruguaios não vivem seu melhor no sevens no momento.

Brasil e Chile provaram nos últimos confrontos equilíbrio absoluto. Os Cóndores venceram na final de Mar del Plata, por magros 7 x 0, em partida que o Brasil chegou a ser superior – inclusive fisicamente – em boa parte do tempo. No jogo anteror, a igualdade se comprovara, com o empate em 7 x 7. As duas equipes se enfrentam na segunda rodada e todos sabem que esse jogo será uma verdadeira final, pois quem vencer deverá se garantir em Hong Kong. O Chile mostra evolução contínua no sevens, mas o Brasil não fica atrás e impressionou a todos com ótima campanha em Dubai. Com o retorno de Juliano Fiori – mas sem David Harvey e Fernando Portugal – os Tupis perseguem em Viña a quebra de um tabu incômodo: o time não vence o Chile desde 2011. Eis a missão do escrete de Andrés Romagnoli. Somente os peruanos não devem ter chances de classificação.

No outro grupo, Argentina, Canadá e Estados Unidos não contam com força máxima, mas o favoritismo é amplo dos argentinos, campeões em Mar del Plata, a despeito de derrota para Mar del Plata. O Canadá foi o mais desapontador no torneio argentino, sendo massacrado pela região do Litoral argentino. Com possíveis confrontos entre Brasil e tais seleções, um resultado histórico a favor dos Tupis é uma possibilidade real.

 

seven viña 2015

Seven Viña 2015 

Grupo A (Qualificatório para Hong Kong): Uruguai, Chile, Brasil e Peru

Grupo B: Argentina, Canadá, Estados Unidos e Invitación VII

 

*Horários de Brasília

Sábado, dia 17 de janeiro

14h20 – Chile x Peru

14h40 – Brasil x Uruguai

15h00 – Canadá x Invitación VII

15h20 – Argentina x Estados Unidos

 

17h00 – Uruguai x Peru

17h20 – Brasil x Chile

17h40 – Canadá x Estados Unidos

18h00 – Argentina x Invitación VII

 

20h00 – Brasil x Peru

20h20 – Uruguai x Chile

20h40 – Estados Unidos x Invitación VII

21h00 – Argentina x Canadá

 

Seleção brasileira: 
1 – Rodrigo Andrioli – Chapecó;
2 – Martin Schaefer – SPAC;
3 – Juliano Fiori – Richmond (Inglaterra);
4 – Felipe Claro “Alemão” – SPAC;
5 – Lucas Duque “Tanque” – São José;
6 – Moisés Duque – São José;
7 – Allan Josefh “Careca” – SPAC;
8 – Gustavo Albuquerque “Rambo” – Curiitba;
9 – Lucas Domingues “Sábados” – São José;
10 – Gabriel Bolzan – Charrua;
11 – Arthur Bergo – SPAC;
12 – André Nascimento “Boy”.

 

Melhores momentos da final de Mar del Plata (Brasil 0 x 7 Chile)