Lusitanos XV jogando em 2013 contra o London Irish. Foto: Aguinaldo Vera-Cruz/ Mão de Mestre

Tempo de leitura: 2 minutos

A Rugby Europe – a federação europeia – está recriando uma competição profissional para equipes dos países emergentes. A nova liga ocuparia o lugar do velho Continental Shield, que a terceira competição de clubes do continente, abaixo da Challenge Cup – e que dava até 2019 duas vagas na Challenge Cup.

A nova competição ainda não está confirmada, estando em processo de construção, mas espera-se seu início para setembro de 2021, com funcionamento distinto do antigo torneio, assemelhando-se a uma competição de franquias:

  • 8 equipes, divididas em 2 grupos com 4 equipes cada;
    • 6 rodadas na 1ª fase, entre setembro e dezembro;
    • Semifinais em abril, final em maio;
  • 7 países terão direito a 1 equipe cada: Geórgia, Rússia, Romênia, Espanha, Portugal, Bélgica e Países Baixos (Holanda). O 8º time será escolhido pela Rugby Europe baseado nas candidaturas, podendo ser um segundo time de algum desses países;
  • Clubes ou franquias (criada por um grupo de clubes ou diretamente pelas federações) poderão se candidatar às vagas de seus países, ganhando licenças de 2 anos de participação. No caso de candidaturas de clubes, as federações deverão ser parceiras na candidatura;

As candidaturas deverão atender a uma série de requisitos, com a Rugby Europe buscando garantir que todas as equipes sejam profissionais e economicamente viáveis. Clique aqui para saber mais.

- Continua depois da publicidade -

Não está ainda claro se o campeão da nova competição europeia teria direito a vaga na Challenge Cup.

 

Quem deverá participar?

As notícias ainda estão surgindo nesses países. Na Rússia, na Romênia e na Geórgia, os campeonatos nacionais já são profissionais e poderá haver interesse de clubes individuais.

Na Espanha, por outro lado, os clubes são semiprofissionais e a opção será pela criação de franquias. Três grandes clubes da região de Castilla y León (El Salvador, VRAC e Burgos) já lançaram candidatura conjunta para criação de uma franquia, ao passo que o clube basco do Ordizia lançou já candidatura solo.

Em Portugal, a federação nacional já confirmou que pretende recriar a franquia do Lusitanos XV, formada em 2013-14 para disputar a Challenge Cup.