Foto: EPCR.

Tempo de leitura: 9 minutos

Sai o Six Nations, começa o mata-mata da Heineken Champions Cup! Nesse fim de semana, a grande competição europeia de clubes voltará à ação com sua fase de quartas de final: duelos em jogos únicos, envolvendo grande craques do rugby mundial. Serão 3 jogos no sábado: Edinburgh (Escócia) contra Munster (Irlanda), Saracens (Inglaterra) versus Glasgow (Escócia) e o clássico irlandês entre Leinster e Ulster. Já no domingo tem clássico francês entre Racing e Toulouse.

 

Murrayfield em festa

- Continua depois da publicidade -

Pela primeira vez na história a Escócia colocou 2 equipes nas quartas de final da Champions Cup e uma delas jogará em casa. O Edinburgh receberá em Murrayfield os irlandeses do Munster e o duelo promete ser imprevisível, com os dois times recheados de atletas das seleções escocesa e irlandesa – em especial nos forwards.

Os dois times fizeram campanhas sólida na fase de grupos, com apenas 1 derrota de cada lado. O Edinbiurgh deixou para trás os milionários franceses Toulon e Montpellier, ao passo que o Munster derrubou o líder da Premiership inglesa Exeter Chiefs e o atual campeão do Top 14 francês Castres. No PRO14, a campanha do Munster é superior, tendo vencido os escoceses por 44 x 14 no único duelo entre eles na temporada. Mas o Edinburgh vem de vitória sobre o poderoso Leinster na liga e está embalado.

Olhos para o duelo dos packs. McInally liderando o lado escocês, Peter O’Mahony puxando o lado irlandês.

 

Inglaterra contra Escócia de novo

O rugby inglês fechou o Six Nations chocado com o empate da Inglaterra com a Escócia em Londres. E a capital inglesa voltará a receber um superduelo com os vizinhos. No Allianz Park, o poderoso Saracens, recheado de atletas da seleção da Inglaterra, receberá o Glasgow Warriors, também com muitos nomes da seleção da Escócia.

O favoritismo é do Saracens, apesar de ambos os times terem campanhas similares em suas ligas – o Glasgow é até aqui o 2º melhor no PRO14 e o Saracens é o vice líder na Premiership. Os londrinos têm o mando de jogo e ainda são os únicos invictos na Champions Cup com 6 vitórias em 6 jogos. Na fase de grupos, os dois duelarem e os ingleses venceram duas vezes: 13 x 03 e 38 x 19.

Owen Farrell é o homem que preocupa demais os escoceses e o Glasgow simplesmente não achou um modo de segurar os Sarries, que tendem a dominar o jogo de forwards, com nomes como Schalk Burger e Billy Vunipola.

 

É clássico das capitais irlandesas… às vésperas do Brexit

A data final do Brexit está chegando e uma das questões mais quentes é o futuro da fronteira entre a República da Irlanda (país independente membro da União Europeia) e a Irlanda do Norte (parte do Reino Unido). E o rugby oporá justamente os gigantes de Dublin (capital republicana), o Leinster, atual campeão europeu e do PRO14 e grande favorito, e o time de Belfast, Irlanda do Norte, o Ulster, que vem em ascensão.

O Leinster está implacável na temporada e lidera com folga o PRO14. O Ulster, por outro lado, balançou em alguns momentos da temporada, mas está em franca ascensão, na zona de classificação do PRO14. Apesar do favoritismo do Leinster, o último fim de semana foi de derrota dos azuis de Dublin e de vitória dos norte-irlandeses.

Poucos esperam ver o Leinster perdendo em casa, pois a equipe está invicta até aqui jogando em seu território. No último confronto contra o Ulster, a vitória do Leinster foi ainda mais impressionante, 40 x 07. Mas, se o Leinster tem craques do naipe de Jonny Sexton ou James Ryan, o Ulster tem o definidor Jacob Stockdale. Favoritismo amplo azul, mas cautela no clássico.

 

Choque francês de peso

No domingo os olhares estarão sob a França, pois os dois times do Top 14 que alcançaram as semifinais estarão frente a frente. O milionário Racing, atual vice campeão da competição, receberá na Grande Paris o tradicional tetracampeão europeu Toulouse, que busca recuperar o protagonismo perdido na atual década.

Maior campeão francês e maior campeão europeu, o Toulouse vive seu renascimento. O clube não é campeão da Copa Europeia desde 2010 e alcançou a semifinal no ano seguinte. Depois, o clube fez apenas uma quartas de final e nada mais. O orgulho ferido pelo insucesso, no entanto, está sendo recuperado na atual temporada, com o Toulouse liderança com folga o Top 14 e revelando bons valores, como a dupla de 9 e 10, Dupont e Ntamack, e também contando com atletas experientes, como o ex All Blacks Jerome Kaino na asa.

O Racing, por sua vez, é o atual vice campeão europeu, tendo caído na final contra o Leinster por apenas 15 x 12. O clube de Paris vem oscilando no Top 14 ocupando hoje o 4º lugar. E foi derrotado em casa no último duelo contra o Toulouse por 34 x 29. Finn Russell, em alta, será uma das grandes armas do Racing, que ainda conta com nomes importantes em todas as posições, com um elenco estrelado, de Imhoff na ponta a Lauret na asa. Choque de titãs.

 

Challenge Cup também ferve

A segunda copa europeia, a Challenge Cup, viverá o kick off de suas quartas de final, igualmente em jogos únicos. Na sexta, tem jogo entre os ingleses do Sale Sharks e os irlandeses do Connacht, em duelo na Inglaterra. Com Faf de Klerk no time, os ingleses são favoritos, mas nos dois jogos que já rolaram entre os dois times na atual Challenge Cup foi uma vitória para cada lado.

No sábado, é a vez de dérbi inglês imprevisível entre o Worcester Warriors e o Harlequins. Na Premiership inglesa a vantagem é dos Quins, mas no duelo que ocorreu entre os dois times em Worcester a vitória foi dos Warriors.

No domingo rolam as duas outras partida. Primeiro, os franceses do La Rochelle têm o mando, mas os dois times duelaram duas vezes nesta Challenge Cup e ambos venceram fora de casa. Os Bears fizeram 13 x 03 jogando na França.

Encerrando as disputas, tem um jogaço entre Clermont, da França, e Northampton Saints, da Inglaterra, dois dos maiores favoritos ao título. Mas jogando em casa a vantagem é do poderoso Clermont, que venceu nesta temporada 2 vezes os Saints já.

Por fim, rolam ainda disputas para ver quem estará na próxima Challenge Cup, com as semifinais da terceira copa europeia, o Continental Shield, que são em ida e volta. Na Romênia, o Timisoara pega os russos do Enisei, ao passo que na Itália tem clássico nacional entre Calvisano e Rovigo.

 

Heineken Champions Cup – Copa Europeia 2018-19

Quartas de final

Sábado, dia 23 de março

versus copiarMunster copy

09h45 – Edinburgh (Escócia) x Munster (Irlanda), em Edimburgo – Watch ESPN AO VIVO

 

Saracens logoversus copiarGlasgow Warriors

12h15 – Saracens (Inglaterra) x Glasgow Warriors (Escócia), em Londres – Watch ESPN AO VIVO

 

Leinsterversus copiarUlster copy copy

14h45 – Leinster (Irlanda) x Ulster (Irlanda), em Dublin – ESPN2 AO VIVO

 

Domingo, dia 24 de março

versus copiar

11h15 – Racing (França) x Toulouse (França), em Paris – ESPN2 AO VIVO

 

challenge cup eprc copy copy

Challenge Cup – Copa Desafio Europeu 2018-19

Quartas de final

Sexta-feira, dia 22 de março

Sale Sharks copy copyversus copiarConnacht badge

16h45 – Sale Sharks (Inglaterra) x Connacht (Irlanda), em Salford – Watch ESPN AO VIVO

 

Sábado, dia 23 de março

Worcester Warriorsversus copiarHarlequins copy copy

17h15 – Worcester Warriors (Inglaterra) x Harlequins (Inglaterra), em Worcester – Watch ESPN AO VIVO

 

Domingo, dia 24 de março

versus copiar

08h45 – La Rochelle (França) x Bristol Bears (Inglaterra), em La Rochelle – Watch ESPN AO VIVO

 

clermont copy copyversus copiarNorthampton Saints

14h00 – Clermont (França) x Northampton Saints (Inglaterra), em Clermont-Ferrand – Watch ESPN AO VIVO

 

Continental Shield – 3ª copa europeia 2018-19

Semifinais – jogos de ida – dia 23 de março

10h00 – Timisoara (Romênia) x Enisei (Rússia), em Timisoara

11h00 – Calvisano (Itália) x Rovigo (Itália), em Calvisano