
Tempo de leitura: 1 minuto
A fim de cortar gastos, a organização dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 reduziu o número de locais onde os eventos serão organizados. O Stade Jean-Bouin, casa do Stade Français (com 20.000 lugares), que receberia o rugby sevens, foi excluído e, com isso, o rugby sevens ganhou um palco muito maior: o Stade de France.
Com 80.000 lugares disponíveis, o Stade de France já foi palco para a final da Copa do Mundo de Futebol de 1998 e para a Copa do Mundo de Rugby de 2007, além da futura Copa do Mundo de Rugby de 2023. Com isso, espera-se que o rugby sevens se beneficie da mudança tendo mais ingressos disponíveis.
Esta será a 3ª vez que Paris recebe os Jogos Olímpicos e, curiosamente, em todas as vezes (1900, 1924 e 2024) o rugby foi disputado, com o XV em 1900 e 1924 e o sevens em 2024. Em 1924, o palco para o rugby foi o Stade Yves du Manoir (Estádio Olímpico de Colombes) que ainda existe e receberá em 2024 o hóquei sobre a grama. Em 1900 o palco do rugby foi o Velódromo de Vincennes.
Histórico do rugby nos Jogos Olímpicos
Ano | Sede | Ouro | Prata | Bronze | ||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
XV - Masculino | ||||||||
1900 | ![]() | Paris | ![]() | França | ![]() | Alemanha* | ![]() | Grã-Bretanha* |
1908 | ![]() | Londres | ![]() | Australásia (Austrália) | ![]() | Grã-Bretanha | - | |
1920 | ![]() | Antuérpia | ![]() | Estados Unidos | ![]() | França | - | |
1924 | ![]() | Paris | ![]() | Estados Unidos | ![]() | França | ![]() | Romênia |
Sevens - Masculino | ||||||||
2016 | ![]() | Rio de Janeiro | ![]() | Fiji | ![]() | Grã-Bretanha | ![]() | África do Sul |
2020 | ![]() | Tóquio | - | - | - | - | - | - |
Sevens - Feminino | ||||||||
2016 | ![]() | Rio de Janeiro | ![]() | Austrália | ![]() | Nova Zelândia | ![]() | Canadá |
2020 | ![]() | Tóquio | - | - | - | |||
2024 | ![]() | Paris | - | - | - |