Jaguares Chiefs 2018

Tempo de leitura: 8 minutos

Hora de decisões no Super Rugby! Sexta e sábado serão de quartas de final, com jogos únicos decidindo os semifinalistas da grande liga do Hemisfério Sul – tudo ao vivo no Watch ESPN.

Na sexta, tem clássico neozelandês entre Crusaders e Highlanders e o desafio em Buenos Aires dos Jaguares argentinos recebendo os Chiefs, da Nova Zelândia. No sábado, tem mais jogo na terra dos All Blacks, com o Hurricanes recebendo os sul-africanos do Bulls, enquanto na Austrália os Brumbies recebem os também sul-africanos do Sharks.

 

- Continua depois da publicidade -

Clássico na Ilha do Sul!

Crusaders e Highlanders abrem as quartas na sexta com o Clássico da Ilha do Sul da Nova Zelândia. Os times viveram temporadas bem distintas. Enquanto os Crusaders dominaram a competição, liderando o Super Rugby do início ao fim, os Highlanders precisam da última rodada para se classificarem.

Os Highlanders não vencem os Crusaders em Christchurch desde 2015 e neste ano o placar do duelo foi bem elástico, com triunfo dos ‘Saders por 43 x 17. Melhor ataque, melhor defesa, mais metros ganhos, mais linhas quebradas, os Crusaders lideram grande parte da estatísticas do Super Rugby e o favoritismo é evidente, estando simplesmente invicto em seus domínios.

Os Crusaders ainda terão retornos de seus All Blacks, com Codie Taylor e Owen Franks finalmente começando na primeira linha, enquanto Kieran Read e Sam Whitelock seguem dando a consistência e liderança ao time. Já na linha, a fase é brilhante para homens como Sevu Reece (artilheiro de tries na temporada), David Havili e Jack Goodhue. Já do outro lado, os Highlanders apostam suas fichas na recuperação da forma de Ben Smith, e o time tem suas armas, com Aaron Smith, Liam Squire e Shannon Frizell em boa fase, mas a diferença de conjunto para os ‘Saders é ainda muito grande.

 

Argentinos querem fazer história

Pela primeira vez em sua história o rugby argentino poderá receber uma semifinal de Super Rugby e para apoiar os Jaguares o estádio do Velez Sarsfield teve ingressos esgotados, finalmente. Os portenhos vão apoiar vocalmente os Jaguares diante dos neozelandeses do Chiefs e os times chegam ao duelo também com histórias bem distintas.

De um lado, os Jaguares fizeram sua melhor temporada até hoje no Super Rugby, com a entrada do novo treinador Gonzalo Quesada dando cara e alma novas ao time. Já os Chiefs viveram no inferno durante quase toda a temporada, mas se reergueram operando uma milagrosa arrancada final para alcançarem o mata-mata.

Enquanto os Jaguares tiveram a segunda melhor defesa e a terceira melhor campanha do Super Rugby, os Chiefs viveram os extremos, marcando muitos tries e sofrendo igualmente muitos.

Para a primeira partida de mata-mata na história de Buenos Aires, os Jaguares terão força máxima, com um pack de forwards de extrema qualidade com Creevy, Matera, Lavanini, Ortega Desio, Petti e Kremmer disponíveis, ao passo que na linha Cancelliere se firmou como um titular decisivo jogando no fundo do campo ao lado de Moroni e Boffelli, em temporada exuberante. O centro Matías Orlando é outro de temporada brilhante ao lado do capitão Jeronimo de la Fuente, ao passo que Bonilla fará a dupla de abertura e scrum-half com Cubelli, no setor que ainda é tido como irregular no time argentino.


Já o lado neozelandês aposta no boa forma de homens decisivos como McKenzie e Lienert-Brown, essenciais para o time alcançar as finais. Sam Cane e Brodie Retallick ainda foram importantes nas últimas rodadas para os Chiefs, que têm os talentos oscilam muito defensivamente. Olhos para os offloads neozelandeses, com os Chiefs liderando a estatísticas.

Por fim, a confiança argentina não é plena, porque no confronto desde ano em Buenos Aires entre os dois times a vitória foi dos Chiefs por 30 x 27. Para os Jaguares, uma vitória seria muito maior do que a semifinal, pois mostraria o real potencial dos Pumas para a Copa do Mundo. É momento de revelar realmente o que pode fazer esse grupo.

 

Capital contra capital

Hurricanes e Bulls farão duelo da capital da Nova Zelândia contra a capital (uma delas) da África do Sul. Dois times de peso no cenário do Super Rugby, mas, no papel, com amplo favoritismo neozelandês, uma vez que os ‘Canes foram donos da segunda melhor campanha de toda a temporada até o momento, tendo mais vitória que o próprio primeiro colocado Crusaders – 12 contra 11. Já os Bulls se garantiram no mata-mata apenas na última rodada, mas com estilo, vencendo clássico contra o rival Lions com muito brio.

As equipes, no entanto, não se enfrentaram ainda em 2019. Jogando em Wellington, os Hurricanes não são imbatíveis como sugere a campanha, tendo perdido em casa contra Crusaders e Jaguares. Os números dos dois times são curiosos, com os Bulls muito superiores no lateral – tendo hoje o melhor lateral do Super Rugby – enquanto o scrum sul-africano vai muito mal. Mas o scrum dos ‘Canes não é destaque. Onde os neozelandese falam mais alto é com a bolas em mãos, com uma linha feroz nas finalizações, encabeçada por talvez a melhor dupla de scrum-half e abertura do momento, TJ Perenara e Beauden Barrett. Ngani Laumape (vice artilheiro de tries do Super Rugby), Wes Goosen e Ben Lam seguem implacáveis nas finalizações, enquanto Ardie Savea vai performando forte de novo.

Mas os Bulls têm seus nomes também e o abertura Handré Pollard, artilheiro de pontos da temporada, foi determinante para a classificação da equipe. Porém, é no pack, liderado por Schalk Brits, e abrilhantado pelo pilar Gqoboka, que os azuis vem desmontando seus oponentes, com seu jogo de contato sendo sua principal arma para tentar surpreende os ‘Canes, em especial seu maul.

 

Austrália ou África do Sul?

Por fim, Brumbies e Sharks fecham as quartas em jogo que promete equilibro em Canberra – naquele que será o primeiro duelo de 2019 entre os dois times. Apesar de ter a melhor campanha entre os australianos, os Brumbies não são um time fora de série, mas tiveram o segunda ataque mais positivo em tries da liga (apesar de serem o time com menos metros ganhos) e se beneficiaram da fragilidade de sua conferência. Já os Sharks avançaram no sufoco ao mata-mata e o fizeram com base em uma forte defesa – a segunda melhor de todo o Super Rugby, atrás apenas dos Crusaders.

O pack dos Brumbies foi o destaque maior do time, com Rory Arnold sendo o líder em desempenho nos laterais, enquanto David Pocock, mais uma vez, foi crucial para a forma do time. Já o hooker Folau Fainga’a foi o forward artilheiro com 11 tries, sendo o vice artilheiro de tries de toda a temporada.

Com isso, o embate com o pack dos Sharks promete. com nomes como Armand van der Merwe, o veterano pilar Tendai Mtawarira e o oitavo Daniel Du Preez em ótimo momento. Mas na linha os Sharks contam com armas poderosas, como os centros Esterhuizem e Lukhanyo Am e o ponta Mapimpi. Curwin Bosch nos chutes ainda é arma perigosa e os Sharks vão confiantes de que o jogo com os Brumbies será decidido na fisicalidade e na capacidade de converter em pontos as oportunidades.

 

Super Rugby 2019

Quartas de final

*Horários de Brasília

Sexta-feira, dia 21 de junho

crusaders copyversus copiarHighlanders NZ rugby union team logo.svg

04h30 – Crusaders (Nova Zelândia) x Highlanders (Nova Zelândia), em Christchurch – Watch ESPN AO VIVO

 

versus copiarChiefs

19h00 – Jaguares (Argentina) x Chiefs (Nova Zelândia), em Buenos Aires – Watch ESPN AO VIVO

 

Sábado, dia 22 de junho

versus copiar

04h30 – Hurricanes (Nova Zelândia) x Bulls (África do Sul), em Wellington – Watch ESPN AO VIVO

 

Brumbies logo copyversus copiarsharks SR copy copy

07h00 – Brumbies (Austrália) x Sharks (África do Sul), em Canberra – Watch ESPN AO VIVO

 

Semfinais

Crusaders/Highlanders x Hurricanes/Bulls

Jaguares/Chiefs x Brumbies/Sharks