Tempo de leitura: 1 minuto

Você conhece os British and Irish Lions. A seleção combinada com os melhores jogadores de Inglaterra, Gales, Escócia e Irlanda, que se reúne de 4 em 4 anos para enfrentar uma grande seleção do mundo – All Blacks, Springboks ou Wallabies.

Os Lions existem desde 1888, mas até hoje nunca foi formada uma seleção feminina. Mas o passo adiante será dado, garantiu o diretor da equipe Ben Calveley, em entrevista à revista Rugby World. Calveley afirmou que um time feminino não é uma questão de “se”, mas apenas de “quando”.

Hoje, o maior problema para os Lions é o desenvolvimento desigual do rugby feminino no mundo. Enquanto Inglaterra (que seria a base do time) e a Nova Zelândia são potências mundiais, a Austrália ainda está abaixo no XV feminino e a África do Sul em estágio bem inicial. O próximo tour dos Lions (masculino) será em 2021 à África do Sul, mas não seria possível replicar uma gira feminina, pois a diferença entre Lions e Women Springboks seria muito grande. Uma possibilidade seria as futuras Lions visitarem – além da Nova Zelândia – a França ou a América do Norte.

- Continua depois da publicidade -

Outro problema atual é o fato de apenas a Inglaterra ter uma seleção feminina de atletas profissionais. Para atletas amadoras de Gales, Escócia ou Irlanda viagens de muitas semanas tendem a ser um problema, por conta de atividades profissionais.