Lyon segue imparável. Foto: Maxime JEGAT/MaxPPP

Tempo de leitura: 3 minutos

Artigo com vídeos- Todos os olhos se voltam para o Japão, com a Copa do Mundo começando na próxima semana, mas nem isso pode parar o Top 14. Com as maiores estrelas da competição mais rica do mundo no extremo oriente os pequenos fazem a festa, Lyon (1º) e Bordeaux (2º) seguem invictos batendo em casa Brive (14º) e Stade Français (13º) respectivamente. Destaque também para a pequenina Section Paloise (3º) que bateu fora de casa o Clermont (7º) e fica agora com a inesperada terceira colocação.

O Lyon manteve a invencibilidade e a liderança atropelando em casa o Brive por 59 a 3, anotando nove tries, com destaque para o hat trick do fullback Rory Arnold e o try do Mathieu Bastareaud que esta cada vez mais a vontade na posição de oitavo. O resultado aumenta ainda mais a vantagem dos lobos diante dos adversários tradicionais que seguem muito debilitados com as maiores estrelas no Japão.

- Continua depois da publicidade -

O Bordeaux também fez sua parte, e segue empatado com o Lyon, massacrando na terra dos vinhos o Stade Français. Os donos da casa não deram chances para os visitantes anotando o primeiro try da partida aos 2º e conquistando o ponto bônus logo aos 21º.

A pequenina Section Paloise conquistou uma vitória gigante no fim da semana batendo fora de casa o Clermont por 37 a 28, com destaque para o desempenho do veterano abertura neozelandês Colin Slade que anotou 27 pontos, incluindo um try. Os visitantes entraram em campo impondo um ritmo frenético, dominando completamente os amarelos, que continuam a sofrer com a ausência de suas maiores estrelas.

Outra equipe fragilizada é o Toulouse (12º), o time viajou para a costa atlântica onde acabou batido pelo La Rochelle (8º) por 28 a 13. Os atuais campeões com o resultado acumulam sua terceira derrota na competição, igualando o número de toda a temporada passada. O La Rochelle, por outro lado, sai da ultima colocação, que apesar de não representar a qualidade da equipe incomodava os atlânticos.

Em meio à série ruim de resultados o Toulon (6º) finalmente fez uma boa apresentação batendo em casa o Racing (10º) por 32 a 29. A qualidade técnica do jogo deixou a desejar, mas teve como lado positivo a grande atuação do Toulon por 70 minutos. Os milionários dominaram completamente os parisienses, mas, mostrando o mau momento da equipe, vacilaram nos 10 minutos finais levando dois tries e deixando os visitantes terminarem com a bola do jogo nas mãos.

O Montpellier (4º) também sofre com o êxodo de atletas para o Japão sendo batido fora de casa pelo Agen (9º) por 29 a 10. Um jogo em que os visitantes foram dominados em todos os setores, sendo que diante da disparidade entre as duas equipes o placar poderia ter sido maior.

O Bayonne (5º) conquistou sua segunda vitória na competição, batendo em casa o Castres (11º) por 27 a 17. Depois de quatro rodadas os Bascos tem duas vitórias e duas derrotas fazendo bons jogos. A equipe que começou como uma forte candidata ao rebaixamento mostra qualidade e deve dar muito trabalho para os gigantes do rugby francês. Castres segue com uma temporada inconstante.

Top 14 – Campeonato Francês 2019-20

La Rochelle 28 x 13 Toulouse
Bayonne 27 x 17 Castres
Lyon 59 x 03 Brive
Clermont 28 x 37 Pau
Bordeaux 52 x 03 Stade Français
Agen 29 x 10 Montpellier
Toulon 32 x 29 Racing

 ClubeCidadeJogosPontos
Bordeaux-BèglesBordeaux1761
Lyon Lyon1753
Racing Paris1746
ToulonToulon1745
La RochelleLa Rochelle1742
clermont copy copyClermontClermont-Ferrand1741
ToulouseToulouse1740
Montpellier logo novo copyMontpellierMontpellier1737
BayonneBayonne1733
CastresCastres1733
brive copyBriveBrive-la-Gaillarde1733
PauPau1728
AgenAgen1726
Stade FrançaisParis1725
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- Derrota por mais 6 pontos ou mais = 0 pontos;