Foto: Stade Toulousain

Tempo de leitura: 5 minutos

ARTIGO COM VIDEOS – A pandemia levou a mais uma rodada reduzida do Top 14 com apenas cinco jogos, os jogadores do Bayonne (12º) ainda estão se recuperando do surto de COVID-19 e a partida contra o Toulon (6º) não estava prevista para o fim de semana. A torcida, porém não contava com o cancelamento do jogo mais aguardado da rodada entre os líderes Racing (3º) e La Rochelle (2º), devido a um surto entre os jogadores atlânticos. Em campo o Toulouse (1º) foi o grande destaque vencendo em casa o Clássico contra o Stade Français (5º) e assumindo a liderança. Na luta pela classificação a disputa esquentou de vez com apenas um ponto separando o 4º do 8º colocado. Na parte de baixo da tabela o Montpellier (13º) entrou na zona de rebaixamento ao ser batido fora de casa pelo Brive (9º), um adversário direto na luta contra o descenso.

O Toulouse recebeu o Stade Français para “o clássico” (Le Classico) e o ambiente não poderia ser mais diferente com o clima frenético dos estádios franceses dando lugar ao silencio das arquibancadas vazias. Em campo os donos da casa não deram chance para os visitantes vencendo por 48 a 24, conquistando a sexta vitória seguida. O time da cidade luz foi envolvido pelo ataque rápido dos mandantes, que não foram ameaçados. O Toulouse assume a liderança, mas acumula um jogo a mais que o La Rochelle e dois que o Racing.


O Montpellier continua se afundando, depois de deixar escapar a vitória diante do Lyon o time tropeça mais uma vez, agora diante de um adversário direto na luta contra o rebaixamento, perdendo fora de casa para o Brive por 23 a 22. Os visitantes fizeram um primeiro tempo impecável, indo para o vestiário com um tranquilo 19 a 0. Na segunda etapa os papeis se inverteram com os donos da casa aos poucos dominando a partida, marcando o try da vitória no ultimo minuto com o hooker reserva Thomas Acquier, com o abertura Enzo Herve virando placar no chute de conversão. O resultado joga o Montpellier para a zona de rebaixamento e acende o alerta vermelho na equipe, que tem um elenco estrelado mas não consegue vencer.

- Continua depois da publicidade -

O Clermont (8º) afastou a crise vencendo, depois de três derrotas seguidas, a Section Paloise (11º) fora de casa por 42 a 31. A partida teve um primeiro tempo frenético, que terminou 25 a 25, na segunda etapa o Clermont fez valer a qualidade técnica dominando as ações. O resultado encerra a sequencia negativa dos amarelos e mantém o time na disputa por uma vaga nas finais. A Section Polise, que chegou a brigar pela liderança continua a cair e com treze jogos está seriamente ameaçada pelo rebaixamento.

O Bordeaux (7º) não teve dificuldade para bater em casa o Lyon (4º) por 31 a 9. Os visitantes pararam na eficiente defesa do time da terra dos vinhos não conseguindo colocar a bola no chão e sendo completamente dominados. O resultado embola de vez a luta pela classificação com apenas um ponto separando o 4º do 8º colocado.

O Castres (10º) se salvou batendo o Agen em casa por 39 a 23. A partida, fundamental para os donos da casa acumularem pontos contra o rebaixamento não podia começar pior, com o ponta Filipo Nakosi expulso aos 3’ minutos por conta de um tackle atrasado. O cartão vermelho desestabilizou os donos da casa, que viram o Agen anotar dezesseis pontos seguidos, recuperados do susto retomaram o controle da partida anotando cinco tries, conquistando o ponto bônus e se afastando de vez da zona de rebaixamento. O Agen perde a melhor chance até agora de conquistar a primeira vitória e segue firma rumo ao Pro-D2.

Top 14 – Campeonato Francês 2020-21

Castres 39 x 23 Agen

Brive 23 x 22 Montpellier

Pau 31 x 42 Clermont

Bordeaux 31 x 9 Lyon

Toulouse 48 x 24 Stade Français

 ClubeCidadeJogosPontos
ToulouseToulouse2681
La RochelleLa Rochelle2678
Racing Nanterre (Paris)2678
Bordeaux-BèglesBordeaux2672
clermont copy copyClermontClermont-Ferrand2671
Stade FrançaisParis2670
CastresCastres2669
ToulonToulon2666
Lyon Lyon2665
Montpellier logo novo copyMontpellier #Montpellier2654
brive copyBriveBrive-la-Gaillarde2651
PauPau2646
BayonneBayonne2646
AgenAgen2602
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- Derrota por mais 6 pontos ou mais = 0 pontos;

- 1º e 2º colocados = classificação às Semifinais
- 3º ao 6º colocados = classificação à Repescagem para as Semifinais (Barrages);
- 13º colocado = Repescagem de Promoção/Rebaixamento contra o vice campeão da 2º divisão;
- 14º colocado = Rebaixamento

- Os 8 primeiros colocados se classificarão à Heineken Champions Cup europeia de 2021-22;

# O Montpellier foi campeão da Challenge Cup 2020-21 e, por isso, ficou com a 8ª vaga francesa na Heineken Champions Cup;