Clermont vence Lyon e vai a mais uma final. Foto: ASM Clermont

Tempo de leitura: 4 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – A França tem seus finalistas! Nesse fim de semana, o Top 14, a liga mais rica do mundo, teve suas semifinais, ambas disputadas no Matmut Stadium (Stade de Gerland), em Lyon, escolhida como sede “neutra”. No sábado, o Toulouse se impôs sobre o La Rochelle por 20 x 06, enquanto no domingo o Clermont fez 33 x 13 sobre o Lyon, garantindo os dois melhores times da temporada regular na grande decisão – que será no dia 15, em Paris.

Maior campeão francês, mas sem o título desde 2012, o Toulouse garantiu seu retorno à decisão com um segundo tempo de gala. O primeiro tempo acabou em 7 x 6 para o Toulouse, que conseguiu seu try com Guitoune recebendo passe perfeito de Ramos, que jogou de abertura.

No segundo tempo, o scrum-half Dupont fez dupla com Bézy, que acelerou o ritmo do jogo e cravou o segundo try rubronegro aos 60′, mexendo finalmente no marcador após um reinício de equilíbrio. La Rochelle sentiu o peso do momento do Toulouse e, aos 66′, os occitanos marcaram o try decisivo, com mágica infiltração do fullback sul-africano Kolbe, dando números finais à peleja.

Já no domingo a torcida do Lyon lotou o estádio em sua cidade para apoiar os Lobos, que não vão à final francesa desde 1933. E o time da casa começou a semi com tudo, com o australiano Liam Gill cruzando o in-goal aos 10′ quebrando a linha oponente. Mas o Clermont provou de novo que não é mais o time que amarela em decisões. O escocês Laidlaw aproveitou os 3 primeiros penais para os Vulcões e, aos 31′, após corrida devastadora de Moala e Toeava, Damian Penaud cravou um crucial try para o Clermont, que foi ao intervalo na frente em 16 x 08.

- Continua depois da publicidade -

No segundo tempo o domínio foi do time da Auvérnia, com o fijiano Raka marcando try decisivo aos 53′, após corrida de Penaud, abrindo ótima frente. Aos 66′, Deon Fourie, em maul, marcou o try da esperança do Lyon, mas os Lobos não conseguiram a virada e os amarelos puseram números finais no jogo com try final de Moala aos 80′. 33 x 13 e nova final para o Clermont, campeão francês de 2017.

Top 14 – Campeonato Francês

Semifinais

Sábado, dia 8 de junho

versus copiar

Toulouse 20 x 06 La Rochelle, em Lyon

 

Domingo, dia 09 de junho

Clermont 33 x 13 Lyon, em Lyon

 

FINAL

Dia 15/06 – Toulouse x Clermont, em Paris

 

Lyons Piacenza e Colorno sobem ao Top 12 italiano

A 2ª divisão do Campeonato Italiano viveu os jogos de volta de suas semifinais, com Colorno e Lyon Piacenza derrotando a a Unione Capitolina e a Accademia Ivan Francescato para garantirem promoção ao Top 12. 

O novo TOP12 será assim composto regionalmente:

4 times do Veneto (Rovigo, Petrarca, San Donà e Mogliano)

3 times da Emilia (Valorugby, Lyons e Colorno)

2 times da Lombardia (Calvisano e Viadana)

2 times do Lazio (Fiamme Oro e Lazio) todas de Roma

1 time da Toscana (I Medicei Florença).

 

Serie A – Semifinais jogo de volta

Rugby Lyons 68×7 Accademia Ivan Francescato (113×19)

Colorno 25×12 Unione Capitolina (44×32)