Tempo de leitura: 5 minutos

A UmRio, ONG que vem promovendo o rugby como espaço de inclusão, liderança e solidariedade entre jovens que vivem dentro e em torno de favelas do Rio de Janeiro, é finalista ao prêmio internacional da Beyond Sport, organização global que promove projetos sociais.

 

Ver essa foto no Instagram

 

“When we launched, we knew that we had to do more than just sport. We knew that we had to go beyond that and offer a multifaceted approach to a range of challenges.” Through Sep 25, we’re amplifying the work of the 2020 #beyondsport Global Award Shortlisters who are Reducing Inequalities through sport. Today, hear from @robertmalengreau & @domwaldouck of @umrioonerio in Brazil and the UK. With a focus on education, employability and healthcare, they are helping their young participants in Morro do Castro shape their futures, rather than have their circumstances define it for them. Take the Journey with Rob and Dom and then share widely to show UmRio is using Rugby for social mobility & inclusion. #sameteam #goal10 #rugby #sportforsocial change #equality

Uma publicação compartilhada por Beyond Sport (@beyondsport) em

Um dos diretores do UmRio é Dom Waldouck (treinador de defesa do Gloucester, na Premiership inglesa, e campeão europeu como jogador pelo Wasps), que fez sua tese de mestrado sobre a UmRio e o papel que tem em afeta resultados de auto-eficácia e progresso educacional. “Por ser um esporte físico, exige algum sacrifício para seus companheiros de equipe, e vimos que desenvolve uma camaradagem entre os companheiros … A natureza do contato também desenvolve um senso de autodisciplina e autoconfiança à medida que você domina as situações que , para começar, parece muito assustador. No final das contas, você fica mais confortável e no controle dessas situações ”, afirmou Dom Waldouck, em entrevista à Beyond Sport.

- Continua depois da publicidade -

“E eu acho que os valores que o jogo promove… em torno do respeito: seus companheiros de equipe, sua posição, o árbitro. Esses tipos de valores estão muito alinhados aos objetivos de desenvolvimento que almejamos. Esses três pilares estão no cerne do que torna o rúgbi um esporte tão bom para o desenvolvimento social”. 

O Um Rio vem trabalhando no Morro do Castro, em Niterói, e Robert Malengreau, fundador do UmRio, aponta um contexto duro para se desenvolver o projerto: “71% vivem abaixo da linha de extrema pobreza estabelecido pelo Banco Mundial (U$1.90). 22% entraram em extrema pobreza durante os últimos 6 meses. 25% vivem com menos de U$1 por dia, sendo que 50% dos quais não conseguiram acessar auxílio governamental nos últimos 6 meses. 77% não têm acesso fácil a um médico”. Porém, o progresso vem sendo notável dos alunos da UmRio. “Jovens na UmRio registram notas 14% maiores do que alunos que não são da UmRio. No ano passado, dos alunos que concluíram o nosso pré vestibular, 75% (6/8) estão na faculdade”.
A partir de arrecadação de alimentos em 2020 durante a pandemia (clique aqui para a campanha), a UmRio ainda foi capaz de aumentar a aumentar a renda per capta das famílias, ao prover segurança alimentar. “Aumentamos a renda per capita dos recipientes em média por 36%. Nos casos das famílias mais vulneráveis conseguimos mais que dobrar a renda per capita: em média em 53%. Temos entregado mais de 14 toneladas de alimento (equivalente a mais de 29 mil refeições) para 80 famílias, mantendo a segurança alimentar de mais de 320 pessoas nos últimos 6 meses”, ressalta Robert Malengreau.

#BeyondSport #SameTeam #GlobalGoals #SDG10