Tempo de leitura: 2 minutos

O Pará Sevens Surgiu em 2016, como parte do Circuito Norte de Rugby Sevens, sendo uma das quatro etapas do referido circuito. O evento era anualmente organizado pelo Acemira Rugby Belém, na época, filiado á Liga Norte de Rugby. Todavia, com as dificuldades de integralização devido às grandes dista

ncias entre os estados da Região Norte o Circuito teve um momento de estagnação no ultimo ano. Diante das dificuldades e da eterna vontade de jogar rugby, no Estado do Pará, o segundo maior do Brasil já então com suas cinco equipes consolidadas Acemira (2011), Japuaçú (2013), Lokomotiva (2014), Cabanos (2016), Yawara (2018), viu-se a possibilidade de um evento estadual. Essa oportunidade, idealizada pelo Japuaçu Rugby, foi abraçada pelos representantes dos times, em reunião, que decidiram por fomentar a realização de um circuito de sevens dentro do próprio Estado, permitindo que os atletas possam jogar sem grandes despesas e que a equipe de arbitragem da região se desenvolva. A fim de ressuscitar o evento o Pará Sevens passou a se tornar o Circuito Paraense de Sevens, com três etapas em meses consecutivos, a organização do Circuito conta com um representante de cada time inscrito, cuja responsabilidade, além de representar o seu time, é a garantia que o Circuito ocorra bem e o apoio ás equipes organizadoras, as sedes são nas cidades de Belém e Castanhal.

Para 2019 as etapas foram assim definidas:

- Continua depois da publicidade -
  • Belém – PA / 14 de Setembro de 2019

Organizador: Acemira Rugby

  • Castanhal – PA / 26 de Outubro de 2019

Organizador: Yawara Rugby

  • Belém – PA / 30 de Novembro de 2019

Organizador: Cabanos Rugby

 

No próximo sábado, 14 de setembro ocorrerá a primeira etapa do Circuito, com o apoio da Prefeitura Municipal de Belém na figura do então Secretário de Esporte, Juventude e Lazer Wilson Neto com a cessão do Campo do Movimento de Emaús, localizado na Estrada da Yamada, n° 17. A etapa contará com as equipes do Acemira, Japuaçú, Cabanos, Yawara e Barbarians (equipe formada por jogadores de diversos times) na categoria masculina e Acemira, Japuaçú e Yawara na categoria feminina. Os jogos iniciarão as 09h e a previsão de término é as 18h. Escreve-se mais uma página na história do rugby paraense, desta vez com mais cores. Vale ressaltar a importância desse Circuito Estadual, se não o primeiro, um dos pioneiros nesse tipo de evento diante da dificuldade de consolidação dos times, em um mesmo estado, nas regiões mais afastadas dos grandes centros do rugby do Brasil. Seguimos torcendo pela equipe de Marabá, interior do Pará. Abraços aos Búfalos de Tucujus no Amapá que vieram ao Beach Rugby em julho deste ano. Aos nossos amigos do Norte e Nordeste Grua, Delta, Amaru e outros, que historicamente contribuíram para que as equipes no Pará pudessem se consolidar.

 

Texto: Suelane Cunha