Foto: VRAC

Tempo de leitura: 3 minutos

ARTIGO COM VÍDEO – Se há uma cidade na Espanha onde o rugby é grande paixão é Valladolid, com seus 300 mil habitantes, no centro-norte do país. A cidade ganhou as atenções esportivas com Ronaldo “Fenômeno” comprando o clube de futebol da cidade, mas é na bola oval que a capital de Castilla y León se destaca.

Valladolid é casa dos dois maiores clubes espanhóis, VRAC e El Salvador, ambos nascidos em colégios concorrentes na cidade e de influência francesa. Não por acaso, os rivais fazem todo ano dérbis quentes e neste ano a rivalidade foi à alturas. VRAC e El Salvador chegaram à grande final da Liga Heineken División de Honor, o semi-profissional Campeonato Espanhol, e com uma condição especial: quem vencesse o título se tornaria o maior campeão da Espanha.

Ambos chegaram a 2019 empatados com 8 títulos da División de Honor, sendo que o VRAC vem numa arrancada de conquistas. Desde 2012, o VRAC venceu o campeonato simplesmente em todos os anos, exceto em 2016, quando o El Salvador levantou a taça.

Na final deste ano, no Estadio Pep Rojo, diante de 6 mil torcedores, o time azul foi superior, liderou o placar durante todo o jogo, segurou as tentativas de reação do El Salvador e ficou com a taça em vitória por 39 x 17.

VRAC campeão pela 9ª vez, a 3ª seguida, e Valladolid no topo da Espanha pelo 8º ano consecutivo.

- Continua depois da publicidade -

División de Honor – Campeonato Espanhol

VRAC39versus copiar27

VRAC 39 x 27 El Salvador, em Valladolid

 

Maior campeões:

9 títulos – VRAC e Arquitetura

8 títulos – EL Salvador

7 títulos – Santboiana

5 títulos – CRC Madrid

3 títulos – Atletico San Sebastián*

2 títulos – Ciencia Sevilla, Cisneros, CAU Madrid e FC Barcelona

1 título – La Villa, Alcobendas, Getxo Artea, Valencia, Cornellà e Amigos del Rugby*

*Extintos

 

Itália tem semifinais da 2ª divisão – por Giorgio Vuerich

Com o TOP12 terminado com a vitória do Calvisano. Neste fim de semana foi o momento das semifinais da Serie A, a segunda divisão italiana, semifinais que valem a promoção ao TOP12 da próxima temporada.

No primeiro jogo os Lyons de Piacenza derrotaram a Academia FIR com um pesado 42×12 com já um pé no TOP12, desde que o jogo de volta será na própria casa. Após dois anos de segunda divisão, o Lyons poderá regressar à primeira divisão,

Na outra semifinal, em Roma a Unione Capitolina ganhou sobre o Colorno com placar 20×19, a decisão é adiada no jogo em Colorno do próximo domingo.

 

Série A –2ª divisão do Campeonato Italiano

Semifinais jogos de ida

Accademia Ivan Francescato 12 x 45 Lyons Piacenza, em Parma

Unione Capitolina 20 x 19 Colorno, em Roma