Tempo de leitura: 4 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – E acaba a fase de classificação da Premiership. A 22a e última rodada do torneio inglês definiu os classificados às semifinais e aos torneios europeus da próxima temporada. Wasps recebe o Leicester em Coventry e Exeter recebe o Saracens em Exeter.

 

O jogo que podia mudar o topo da tabela, Wasps x Saracens em Coventry, não mudou nada. Ao perder para o Sale Sharks, o Bath deixou de vez a oportunidade de ir à semifinal e o Leicester garantiu a vaga ao vencer o Worcester fora de casa. Ao Bath e ao Harlequins, restou a consolação da classificação para a Champions Cup.

- Continua depois da publicidade -

 

Northampton Saints, mesmo vencendo o Harlequins, não conseguiu classificação direta para a Champions Cup, restando disputar a vaga com a equipe francesa do Stade Français, que garantiu sua participação na partida também neste fim de semana.

 

Exeter Chiefs garantiu a semifinal em casa ao vencer o Gloucester e o Newcastle venceu o lanterna e rebaixado Bristol fora de casa.

 

 

Wasps e Exeter garantem semis em casa

 

Wasps e Exeter terminaram o campeonato empatados com 84 pontos, mas como tem mais vitórias 17, frente a 15 do Exeter, Wasps é o time com melhor campanha da temporada. Ambos venceram na rodada. Exeter em sua 8a vitória seguida, todas com ponto bônus, venceu o Gloucester sem ser ameaçado durante o jogo. Nem mesmo Greig Laidlaw em seu segundo jogo após o retorno, após o período de recuperação da contusão que o retirou do Six Nations. Placar: Exeter 34 x 20.

 

Já o Wasps encarou o Saracens em casa. Se perdesse o jogo para o antigo rival londrino, poderia perder a chance de disputar a semifinal em casa. Mas isso não ocorreu. O Wasps atropelou o Saracens que poupou alguns atletas para a final da Champions Cup na próxima semana. Destaque para o hat-trick de Thomas Young para o Wasps. Placar final: 35 x 15 para o Wasps.

 

 

 

 

 

Leicester é o quarto finalista e ao Bath resta apenas a vaga para a Champions

 

Leicester foi a Worcester e teve um jogo duro com o time da casa para garantir sua classificação às semifinais. Graças à pontaria de Freddie Burns que fez 23 dos 28 pontos da equipe, o Leicester conseguiu superar o Worcester que, mesmo com os 3 tries, não superou os Tigers no placar. Placar final: 28 x 23 para o Leicester.

 

Bath foi a Salford precisando vencer o Sale Sharks para tentar conquistar sua vaga nas semis. Tinha ainda mais que torcer por um tropeço do Leicester contra o Worcester. Mas, não conseguiu nem fazer a sua própria parte da tarefa. Sale não deu chances. Apesar de que o Bath apertou o jogo no final. Mas um penal a favor do Sharks a dois minutos do fim deu os números finais ao placar: Sale Sharks 27 x 24.

 

 

 

 

 

Saints supera Quins, mas Quins fica com a vaga direta à Champions e Newcastle vence Bristol

 

Mesmo vencendo o Harlequins em casa, o Saints não conseguiu superar o rival e conseguir a vaga direta para a Champions. O ponto bônus do Quins conseguido com a diferença de menos de 7 pontos na partida, deu ao time londrino a vaga para a Champions Cup. O jogo entre as equipes foi equilibrado do começo ao fim e a quase dez minutos do fim da partida o try de Api Ratuniyarawa, deu a vitória ao time da casa. Placar 22 x 20 para os Saints.

 

E o já rebaixado Bristol perdeu novamente. Desta vez, para o visitante Newcastle. A equipe alvinegra não teve problemas em impor seu jogo e com o double de Vereniki Goneva, superou o time da casa que está amargando seu retorno à GKIPA Championship. Placar: 39 x 27 para o Newcastle.

 

 

 

 

 

Yorkshire Carnegie e London Irish farão a final da Championship

 

Mesmo com a derrota em casa para o Ealing Trailfinders, o Yorkshire Carnegie se classificou para a final do torneio que dá uma vaga de acesso à Premiership. O outro classificado é o London Irish que venceu novamente o Doncater Knights. As duas equipes disputarão a final em dois jogos, dia 17 e 24 de maio. O primeiro jogo em Leeds e o segundo em Reading.

 

 

 

Aviva Premiership – Campeonato Inglês

 

Worcester Warriors 23 x 28 Leicester Tigers

 

Sale Sharks 27 x 24 Bath

 

Gloucester 20 x 34 Exeter Chiefs

 

Wasps 35 x 15 Saracens

 

Northampton Saints 22 x 20 Harlequins

 

Bristol 27 x 39 Newcastle Falcons

 

 

ClubeCidadeJogosPontos
WaspsCoventry2284
Exeter ChiefsExeter2284
SaracensLondres2277
Leicester TigersLeicester2266
BathBath2259
HarlequinsLondres2252
Northampton SaintsNorthampton2252
Newcastle FalconsNewcastle2249
GloucesterGloucester2246
Sale SharksSalford (Manchester)2244
Worcester WarriorsWorcester2233
BristolBristol2220
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;
- 1º a 4º lugares = classificação às Semifinais e à Champions Cup;
- 5º e 6º lugares = classificação à Champions Cup;
- 7º lugar = classificação à Repescagem para a Champions Cup;
- 12º lugar = rebaixamento

 

 

Semifinais

 

    versus copiar    Leicester Tigers copy

Dia 20/05 – Wasps x Leicester Tigers, em Coventry

 

Exeter logo    versus copiar    Saracens logo

Dia 20/05 – Exeter Chiefs x Saracens, em Exeter

 

 

 

GKIPA Championship – 2a Divisão Inglesa

 

Semifinais

 

Yorkshire Carnegie 18 x 20 Ealing Trailfinders

 

London Irish 39 x 22 Doncaster Knights

 

Final

 

london irish versus copiar  

Dia 17/05 – Yorkshire Carnegie x London Irish, em Leeds

Dia 24/05 – London Irish x Yorkshire Carnegie, em Reading