Tempo de leitura: 2 minutos

Dia inesquecível para o rugby feminino brasileiro. Além do título do Hong Kong Sevens e da volta à elite mundial da Série Mundial, foi anunciado que a América do Sul terá em 2020 seu primeiro Sul-Americano Feminino de Rugby XV, que será parte das Eliminatórias para a Copa do Mundo Feminina de 2021 (a ser disputada na Nova Zelândia).

As datas e sedes do Sul-Americano não foram ainda confirmadas, mas a competição deverá contar com Brasil, Argentina e Colômbia. Até hoje, a América do Sul era o único continente que jamais havia tido um campeonato de seleções de XV e jamais havia tido uma seleção na Copa do Mundo Feminina.

O Brasil foi o único país até hoje no continente a fazer um jogo oficial de XV, em 2008, em viagem à Holanda (com vitória holandesa por 10 x 00). Detalhes da formação da seleção brasileira ainda serão revelados.

- Continua depois da publicidade -

 

Vaga na Copa do Mundo não será direta

O World Rugby – a federação internacional – revelou como funcionarão as Eliminatórias para 2021.

O torneio contará com 12 participantes, sendo que as 7 primeiras colocadas da edição passada, de 2017, já estão asseguradas em 2021. São elas Nova Zelândia, Inglaterra, França, Estados Unidos, Canadá, Austrália e Gales. As outras 5 vagas serão assim distribuídas:

  • Ásia: 1 vaga para a campeã do Asia Rugby Women’s Championship de 2020;
  • Europa: 1 vaga para a campeã do torneio qualificatório em setembro de 2020 envolvendo Irlanda, Escócia, Itália e a seleção campeã do Rugby Europe Women’s Championship do mesmo ano;
  • Oceania: 1 vaga para a campeã do Oceania Women’s Rugby Championship de 2020;
  • África: 1 vaga para a campeã do novo Campeonato Africano de XV Feminino, a ser disputado em agosto de 2019 (a definir);
  • Repescagem Mundial de 2020: 1 vaga. Disputarão o torneio 4 times:
    • o vencedor do duelo entre o vice da África e o campeão do novo Sul-Americano de 2020;
    • o vice do Qualificatório Europeu de 2020;
    • o vice do Asia Rugby Women’s Championship de 2020;
    • o vice do Oceania Women’s Rugby Championship de 2020;

Com isso, pela primeira vez na história todos os continentes estarão envolvidos nas disputas das Eliminatórias para a Copa do Mundo Feminina de XV.