all blacks campeões

Tempo de leitura: 2 minutos

all blacks campeões

Em junho deste ano, foi publicado um estudo muito interessante sobre as características de seleções que venceram copas do mundo entre 1987 e 2007. Através de um levantamento de dados dos atletas participantes feito pelos sites oficiais das seleções ( ex: www.ffr.frwww.allblacks.com , www.fijirugby.com), foram coletadas informações como peso e altura dos atletas, além da experiência coletiva (percentual de atletas que participaram da copa do mundo anterior).

Os resultados do estudo mostraram que, entre as copas de 1987 e 2007, houve um aumento significativo da massa corporal dos atletas, forwards e backs. Neste período também houve aumento significativo na altura dos backs.

- Continua depois da publicidade -

Em todas as copas do mundo os forwards dos times vencedores, finalista, semifinalistas e de quartas de final apresentavam massa corporal maior que os forwards dos outros times. Já a maior diferença em relação aos backs das seleções com melhor resultado estava na altura, sendo estes mais altos que os das outras seleções.

Em relação à experiência coletiva, em todas as copas do mundo os forwards das seleções vencedoras eram mais experientes que os forwards das outras seleções. Além disso, a experiência coletiva dos forwards das seleções que chegaram as quartas de final era maior que a experiência dos forwards das outras seleções.

Este estudo mostra que fatores como tamanho e experiência dos atletas são preditores de sucesso. É provável, entretanto, que outros fatores expliquem porque apenas quatro seleções venceram a Copa do Mundo até hoje. Na verdade, seleções vencedoras apresentam peculiaridades em termos econômicos, históricos, políticos e tecnológicos que influenciam os investimentos no rugby.

 

Fontes: Sedeaud A, Marc A, Schipman J, Tafflet M, Hager JP, Toussaint JF. How they won Rugby World Cup through height, mass and collective experience. Br J Sports Med. 2012 Jun;46(8):580-4.

 

Escrito por: Gustavo Bornholdt – Médico da Seleção Brasileira de Rugby