Tempo de leitura: 4 minutos

wilkinson h cup

A coroa na cabeça do rei. A final da Heineken Cup coroou um dos maiores jogadores da história do rugby mundial, o inglês Jonny Wilkinson. Na final entre duas equipes francesa, a quarta na história, os pontos decisivos foram anotados pelos ingleses Wilkinson e Delon Armitage, garantindo uma épica e sofrida vitória do Toulon por 16 x 15 sobre o Clermont, até então único time invicto da Heineken Cup.

O título premiou também o trabalho do clube da Provença que, desde seu retorno ao Top 14 em 2008, com Mourad Boudjellal como diretor, vinha investinod pesado em contrações, e obtinha boas campanhas, mas sem títulos. O tabu foi quebrado, Toulon campeão! Dublin, na Irlanda, foi mais rubronegra neste sábado.

- Continua depois da publicidade -

 

Primeiro tempo de poucos espaços

O primeiro tempo de jogo não foi de muitas emoções, com as duas defesas prevalecendo. O duelo começou com o Clermont se mostrando melhor, impondo um ritmo mais forte, que já resultou no primeiro penal favorável, para Morgan Parra abrir o placar aos 3′. 3 x 0. E o Clermont seguiu em cima, levando sua torcida que foi a Dublin, com Rougerie atropelando Wilkinson aos 6′.

No entanto, pouco a pouco, o pack do Toulon foi assumindo o controle da posse de bola e, aos 13′, o penal para o Toulon foi convertido em empate pelos pés de Wilkinson. Com os pontos sofridos, o Clermont voltou a buscar aumentar o ritmo da partida e colocar a bola em sua linha. Aos 21′, Sivivatu rompeu a defesa e quase armou outra grande jogada para os Jaunards, mas o tackle provençal foi providencial. A pressão dos Vulcões se seguiu, mas a defesa do Toulon se provou sólida, induzindo o oponente aos erros no ataque. Porém, antes do fim, que quase deu as cartas foi o Clermont, em grande jogada de Brock James, que arrancou pela ponta, chutou para o in-goal, ganhou de dois oponentes na corrida e mergulhou para cravar a bola para o try. O TMO confirmou que a bola foi apoiada sobre a linha de fundo, invalidando aquele que seria o try do time da Auvérnia. 3 x 3 no intervalo.

 

Segundo tempo épico

O segundo tempo ganhou em emoção. E que recomeçou com tudo foi o Clermont. Logo no primeiro minuto, Napolioni Nalaga correu pela ponta, escapou do tackle e mergulhou para o primeiro try do jogo, não convertido.

Aos 45′, Wilkinson descontou com penal para o Toulon, mas, aos 47′, o Clermont se inspirou pelo primeiro try e foi para cima. Rougerie quebrou a defesa do RCT e serviu Brock James, que correu para o segundo try dos Vulcões, fazendo explodir a torcida presente. Com a conversão, o placar foi a 15 x 6 para o Clermont.

O Toulon voltou a equilibrar as ações e procurar pelos penais. Aos 60′, os provençais foram premiados com um penal, que Wilkinson usou bem para recolocar o Toulon no jogo. 15 x 9. O Clermont sentiu o golpe, e o Toulon passou a mandar no jogo, encontrando o caminho da virada 3 minutos depois. O argentino Fernández Lobbe arrancou um brilhante turnover e serviu o inglês Delon Armitage, que explodiu para cravar o try do RCT. As atenções se voltaram para Wilkinson, e ele não decepcionou, acertando a conversão da virada. 16 x 15.

O final foi épico. O Clermont foi para cima, trabalhou bem a bola já procurando o penal ou espaço para um drop goal vencedor. Porém, os Jaunards erraram nos momentos decisivos, e a definição se arrastou para os minutos derradeiros. Foi apenas aos 78′ que saiu o drop goal pelos pés de Skrela, mas Wilkinson garantiu o título dando uma lição a mais um abertura, bloqueando o chute. O Clermont ainda tentou trabalhar a bola, mas o erro faral de handling não tardou, e o título ficou com o RCT!

Agora, os dois clubes ainda têm mais um objetivo na temporada: o Top 14. As semifinais são na semana que vem.

 

Heineken cup logo

Heineken Cup – Copa Europeia de Rugby

Final

clermont15versus copiar16Toulon

Clermont (França) 15 x 16 Toulon (França), em Dublin, Irlanda

Árbitro: Allan Rolland (Irlanda)

 

Clermont: 15 Lee Byrne, 14 Sitiveni Sivivatu, 13 Aurélien Rougerie (c), 12 Wesley Fofana, 11 Naipolioni Nalaga, 10 Brock James, 9 Morgan Parra, 8 Damien Chouly, 7 Gerhard Vosloo, 6 Julien Bonnaire, 5 Nathan Hines, 4 Jamie Cudmore, 3 Davit Zirakashvili, 2 Benjamin Kayser, 1 Thomas Domingo.

Suplentes:16 Ti’i Paulo, 17 Vincent Debaty, 18 Clement Ric, 19 Julien Pierre, 20 Julien Bardy, 21 Ludovic Radosavljevic, 22 David Skrela, 23 Regan King.

Toulon: 15 Delon Armitage, 14 Rudi Wulf, 13 Mathieu Bastareaud, 12 Matt Giteau, 11 Alexis Palisson, 10 Jonny Wilkinson (c), 9 Sébastien Tillous-Borde, 8 Chris Masoe, 7 Juan Fernandez Lobbe, 6 Danie Rossouw, 5 Nick Kennedy, 4 Bakkies Botha, 3 Carl Hayman, 2 Sebastien Bruno, 1 Andrew Sheridan.

Suplentes: 16 Jean-Charles Orioli, 17 Gethin Jenkins, 18 Davit Kubriashvili, 19 Joe van Niekerk, 20 Steffon Armitage, 21 Maxime Mermoz, 22 Fred Michalak, 23 Jocelino Suta.

 

Lista de campeões da Copa Europeia de Rugby

1 – Toulouse (França) – 4 títulos

2 – Leinster (Irlanda) – 3 títulos

3 -Leicester Tigers (Inglaterra) – 2 títulos

London Wasps (Inglaterra) – 2 títulos

Munster (Irlanda) – 2 títulos

6 – Bath (Inglaterra) – 1 título

Brive (França) – 1 título

Northampton Saints (Inglaterra) – 1 título

Toulon (França) – 1 título

Ulster (Irlanda) – 1 título

 

Lista de países campeões da Copa Europeia de Rugby

1 – França – 6 títulos (incluindo Clermont ou Toulon)

Inglaterra – 6 títulos

Irlanda – 6 títulos