Tempo de leitura: 2 minutos

População: 2.553.000

Estádio: City of Manchester Stadium

Capacidade: 47.800

- Continua depois da publicidade -

Principais times de rugby: Sale Sharks (Premiership) e Manchers RFC (South Lancashire/Cheshire 1 – 7ª divisão)

Jogos na Copa do Mundo:

10/10 – Inglaterra x Uruguai

 

A segunda maior região metropolitana da Inglaterra e a terceira maior cidade do país, Manchester é uma referência no esporte britânico e mundial., assim como na música – a Madchester, berço da música eletrônica e do pós-punk Em meio às indústrias de Lancashire o futebol e o rugby prosperaram, mas o saldo da história não foi favorável ao Union. Manchester se tornou a terra do futebol, com a emergência do poderoso Manchester United, e com a ascensão recente do também tradicional Manchester City. Em seus subúrbios, o rugby que tem espaço e popularidade é o League. Manchester é o coração do Norte da Inglaterra, região orgulhosa de sua identidade local e um dos corações da Revolução Industrial, dominante a indústria têxtil do mundo. Com o declínio da indústria, Manchester se tornou um centro de tecnologia e entretenimento, clamando para si a condição de segunda capital da Inglaterra.

 

Apesar da força dos outros esportes, Manchester tem longa história no rugby e seus clubes se tornaram celeiros de grandes jogadores. Esporte das classes médias na região, o principal clube de Manchester é o Manchester RFC, um dos mais antigos clubes do mundo, fundado em 1860. A equipe, no entanto, não se adaptou à era profissional e o protagonismo do rugby na região de Manchester é do Sale Sharks, do subúrbio de Sale, que conquistou a Premiership em 2006 e da Challenge Cup europeia em 2002 e 2005, com Jason Robinson liderando a equipe. Sem um estádio próprio, Sale atua hoje em um estádio de rugby league, casa do Salford Red Devils, mas espera se beneficiar da presença da Copa do Mundo na cidade.

 

A negociação das sedes do Mundial se provou decepcionante para o rugby da região, uma vez que, por conta do calendário do futebol nos estádios do Manchester United e do Manchester City, apenas uma partida será realizada na cidade. Será o duelo entre Inglaterra e Uruguai, o que faz de Manchester a única cidade além de Londres a receber a seleção inglesa. O jogo acontecerá no City of Manchester Stadium, casa do City, construído em 2002 para receber os Jogos da Commonwealth de 2002, sediados por Manchester. Na oportunidade, o estádio recebeu o prestigiado torneio do rugby sevens.

 

Para saber mais sobre as demais sedes da Copa do Mundo, clique aqui.