Benetton forte na vice liderança da Conferência B, após vitória maiúscula sobre Dragons. Foto: PRO14

Tempo de leitura: 3 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – O PRO14 segue provando a força de irlandeses e…. italianos! A 16ª rodada da liga de Irlanda, Gales, Escócia, Itália e África do Sul fez as disputas pela classificação ao mata-mata se acirrar.

O Munster continua liderando a Conferência A após vitória fora de casa em jogo duro com os galeses do Ospreys por 19 x 13. Sweetnam abriu o placar com try para o Munster aos 4′, logo respondido com try de Dirksen para os Ospreys. O Munster impôs seu pack, arrancou um penal try antes do intervalo e dominou o território, mas os galeses se mantiveram sonhando na base dos penais Price. Foi apenas aos 69′ que Halley cravou o try da vitória irlandesa.

Na cola do Munster ainda segue o Glasgow Warriors, que teve um confronto direto pela parte da cima da chave contra os irlandeses do Connacht. E dessa vez deu o time escocês, que voou baixo mesmo com o time reserva, fazendo 43 x 17 sobre os verdes. George Horne fez o primeiro try na primeira bola e isso desarrumou os irlandeses. Swinson marcou o seu, enquanto Stewart fez 2 e Nairn outros 2 tries para uma contundente vitória.

Na Conferência B, a liderança segue nas mãos cada vez mais do Leinster, que se impôs sobre os Kings por 59 x 19, em jogo de 9 tries para os irlandeses. Ed Byrne e Noel Reid foram destaques com 2 tries cada.

O Ulster foi outro irlandês que venceu com contundência e voltou a sonhar com a classificação. 54 x 07 para cima dos italianos do Zebre, com destaque para hat-trick (3 tries) de Herring em questão de apenas meia hora.

Mas a jornada não foi ruim para o rugby italianos, pois o Benetton Treviso, mesmo com o time reserva, atropelou os galeses do Dragons e se isolou na vice liderança da Conferência B. Jogaço de 9 tries para os italianos. Sperandio e Cannone marcaram 2 tries cada, ao passo que Rizzi, Ratuva Tavuyara, Ioane, Pettinelli e Barbieri marcaram também os seus.

Treviso ainda se beneficiou da derrota dos escoceses do Edinburgh em casa por 19 x 17 para os galeses do Cardiff Blues, que se reabilitaram nas disputas da Conferência A. O fullback reserva Jason Harries foi decisivo com os 2 tries que deram a virada aos Blues, que assumiram o 3º lugar, entrando na zona de classificação ao mata-mata.

Por fim, no domingo, os galeses do Scarlets também voltaram a respirar ao vencerem – e complicarem – os Cheetahs por 43 x 21. Foram nada menos que 4 tries em menos de 20 minutos para os galeses se imporem desde o início.

 

Assista ao PRO14 na FLO!

- Continua depois da publicidade -

A FloRugby está já disponível para o público brasileiro oferecendo as transmissões ao vivo do PRO14 e do Rugby Europe Championship. Os pacotes – que incluem todos os demais esportes (lutas, atletismo, futebol, futebol americano, vôlei e outros) – vão de 30 dólares (R$110, mensal) a 150 dólares (R$550, assinatura anual). Curtiu? Clique aqui, conheça mais e assine já!

Guinness PRO14 – 2018-19 – Liga de Irlanda, Gales, Escócia, Itália e África do Sul

Edinburgh 17 x 19 Cardiff Blues

Ulster 54 x 07 Zebre

Benetton Treviso 57 x 07 Dragons

Leinster 59 x 19 Kings

Ospreys 13 x 19 Munster

Glasgow Warriors 43 x 17 Connacht

Scarlets 43 x 21 Cheetahs

 ClubePaísCidadeJogosPontos
Conferência A
Glasgow WarriorsGlasgow WarriorsEscóciaGlasgow2181
Munster copyMunsterIrlandaLimerick/Cork2177
connachtConnachtIrlandaGalway2161
OspreysGalesSwansea2158
Cardiff BluesCardiff BluesGalesCardiff2154
CheetahsÁfrica do SulBloemfontein2146
ZebreItáliaParma2119
Conferência B
LeinsterLeinsterIrlandaDublin2176
Ulster copy copyUlsterIrlandaBelfast2163
Benetton TrevisoItáliaTreviso2157
ScarletsGalesLlanelli2152
EdinburghEscóciaEdimburgo2151
DragonsGalesNewport2126
KingsÁfrica do SulPorto Elizabeth2122
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por 7 pontos ou menos de diferença = 1 pontos extra;

- 1ºs colocados de cada grupo = classificação direto às Semifinais e à Champions Cup;
- 2ºs e 3ºs lugares de cada grupo - classificação à Repescagem para as Semifinais e à Champions Cup;
- 4ºs colocados - repescagem pela Champions Cup;
- Nota: as equipes sul-africanas não podem se classificar à Champions Cup;