Tempo de leitura: 1 minuto

Depois dos atentados que mataram 50 pessoas em Christchurch, na Nova Zelândia, o time local do Super Rugby, o Crusaders, anunciou que poderá mudar de nome, por conta do sentido que ele pode ter dentro da comunidade.

Crusaders em inglês significa Cruzados, em alusão às Cruzadas, que foram as guerras entre cristãos e muçulmanos entre os século XI e XV. O conceito original por trás do nome era de resgatar um passado medieval inglês, mas a ideia do nome significar conflito entre cristãos e muçulmanos se tornou foco de debate, após o massacre ocorrido na cidade – que teve como alvo a comunidade muçulmana.

A direção dos Crusaders anunciou que está contratando uma empresa de branding para estudar possíveis caminhos para a identidade do time, que poderão incluir mudança completa de símbolos e nome. A manutenção do nome é uma possibilidade, por conta da história que tem o time, mas ela seria acompanhada necessariamente de uma mudança nos demais símbolos.

- Continua depois da publicidade -

3 COMENTÁRIOS

  1. Acho desnecessário mudar o nome do time. A figura do Crusader é cultural no mundo anglófono e retrata uma época em que muçulmanos ameaçavam invadir a Europa por todo o Mediterrâneo, Não conheço a realidade da NZ, mas acredito que mudar o nome vai ser mais prejudicial do que benéfico pro clube e pro rugby neozelandês.

  2. Isso foi um caso unico na história. Muçulmanos cometem atentados todos os anos em sua jihad contra o mundo ocidental, inclusive o incidente na inglaterra e não vi ninguem querendo mudar o nome do Saracens. Quem conhece um pouco de história sabe quem foram os sarracenos e seu lider saladino…. Piada