Tempo de leitura: 2 minutos

Fomos acompanhar – de fora do estádio – o clima das torcidas de Inglaterra e Estados Unidos em Kobe, cidade mais pro sul do Japão, na mesma região de Osaka e Kyoto.

Os torcedores ingleses, como em todas as cidades que o time vai jogar, compareceram em peso, e desde o início da manhã, enquanto a gente fazia turismo, já dava para ver a camisa branca com a Rosa no peito pelas ruas da cidade. Os norte-americanos não ficaram muito atrás, mesmo em menor número as stars-and-stripes chamavam atenção pela animação dos torcedores e produção nos looks.

——

- Continua depois da publicidade -

Como a gente não tinha que chegar tão cedo ao estádio, fomos convidados para um tour muito maneiro. Começamos com o Museu Takenaka de Ferramentas de Carpintaria, que pode parecer um assunto muito especifico, mas foi IMPRESSIONANTE. As técnicas de construção em madeira são milenares (tem templos de madeira com mais de 1400 anos por aqui), e o museu mostra bem toda essa tradição e tecnologia.
.
Em seguida fizemos uma pequena trilha para a cachoeira Nunobiki, considerada uma das 3 cachoeiras sagradas do Japão. Esse lugar é histórico para as artes japonesas, pois poetas e aristocratas visitavam o local para receber inspiração. Tem poemas registrados sobre a cachoeira de 700 (é isso mesmo, sem o mil, é ano setecentos mesmo).
.
Cansados depois de subir montanha, fomos presentados com um almoço degustação de Kobe Beef, a luxuosa carne dos bois criados na região. Um espetáculo aos sentidos – especialmente ao paladar – não decepcionou e fez juz à fama. A carne marmorizada derrete na boca e tem um sabor forte, por estar toda envolta em finas camadas de gordura. Os complementos harmonizam perfeitamente, mas não dá nem para falar deles porque estamos com a boca cheia de Kobe Beef. O menu degustação custa cerca de US$80 (mais reais do que a gente quer converter) no restaurante Kobe Kikusui, no centro da cidade.
.
Finalizando o tour de barriga cheia, visitamos o museu da Hakutsuru, marca que produz o sakê mais vendido em todo o Japão. Eles utilizam a água mais pura da montanha tanto na produção do arroz quanto nos processos de fermentação do sakê. Deu pra ver uma exposição explicando como é o método artesanal de produção da bebida, e também deu para experimentar alguns rótulos da bebida símbolo do Japão e ficar bem alegres. Nesse museu de bebida encontramos alguns jogadores brasileiros de rugby, porque será?
.
Uma passada pelo templo Nōfuku-ji, que existe desde 805. Nele está o Hyōgo Daibutsu, grande Buda de bronze, considerado o terceiro Grande Buda do Japão, o maior de sua vertente. A estátua tem 18 metros de altura e pesa 60 toneladas.
.
Para arrematar assistimos aos jogos do dia na Fan-Zone comendo um takoyaki (bolinho de polvo) com cerveja no porto de Kobe. Cartão-postal da cidade, o porto fica todo iluminado à noite, quando se acendem as luzes da Torre do Porto de Kobe, o Museu Marítimo, a Roda Gigante, os navios cruzeiros e os hotéis da orla.
Nada mal para um dia de turismo, hein?