Saracens ergue a cabeça e avança na Copa Europeia. Foto: Saracen FC

A Heineken Champions Cup, a principal competição de clubes da Europa, conheceu neste domingo todos os seus confrontos de quartas de final.

Na rodada que encerrou a fase de grupos, os ingleses do Northampton Saints e do Saracens e os norte-irlandeses do Ulster venceram e se garantiram no mata-mata, somando-se aos já classificados Leinster (Irlanda), Exeter Chiefs (Inglaterra), Clermont, Racing e Toulouse (França). Vale lembrar que avançaram às quartas os 1os colocados de cada grupo e os 3 melhores 2os colocados.

As quartas de final serão entre os dias 03 e 05 de abril, com os seguintes duelos:

  • Leinster (Irlanda) x Saracens (Inglaterra), em Dublin;
  • Exeter Chiefs (Inglaterra) x Northampton Saints (Inglaterra), em Exeter;
  • Toulouse (França) x Ulster (Irlanda), em Toulouse;
  • Clermont (França) x Racing (França), em Clermont-Ferrand;

Se avançarem, Leinster e Exeter Chiefs terão vantagem do mando de jogo nas semifinais. O vencedor de Leinster contra Saracens pegará o vencedor de Clermont e Racing, ao passo que o vencedor de Exeter e Northampton enfrentará o vencedor de Toulouse e Ulster. A final será em Marselha, na França, no dia 23 de maio.

- Continua depois da publicidade -

 

Grupo 1: Saints nas quartas!

O Leinster já estava classificado no Grupo 1 e só precisava de simples vitória na Itália sobre o Benetton, cumprindo a missão com batalhados 18 x 00.

O jogo mais importante, no entanto, se deu na França, com o eliminado Lyon vendendo caro derrotado para os ingleses do Northampton Saints, que precisavam de todo jeito da vitória para irem às quartas. Foi uma virada com 4 tries na segunda etapa para os Saints, que celebraram os 36 x 24.

Grupo 2: Decepção em Glasgow

No Grupo 2, o Exeter Chifs, já classificado, também fez sua parte e assegurou o mando de jogo ao se impor por 33 x 14 sobre o La Rochelle, que teve suas ínfimas chances de classificação sepultadas. Foram 2 tries de Sam Simmonds e outro de Townsend no segundo tempo que confirmaram a vitória inglesa.

Por sua vez, os escoceses do Glasgow Warriors necessitavam de vitória com bônus para seguirem sonhando com a classificação e atingiram o objetivo com um avassalador 45 x 07 sobre o Sale Sharks, iniciado com try de seu novo reforço, o fijiano Nakarawa. O resultado, contudo, não foi suficiente para o Glasgow, que viu sua vaga escapar pelos resultados dos outros grupos.

Grupo 3: Ulster e Clermont cumprem suas missões

O Grupo 3 também já contava com um time já classificado, o Clermont, que cumpriu com seu objetivo de derrotar o Harlequins e conquistar o mando de jogo nas quartas. Porém, o jogo foi complicado, com os ingleses jogando pela honra e perdendo por somente 26 x 19. Parra assegurou o triunfo com penais cruciais.

Já o Ulster precisa vencer o Bath para ir às quartas e conseguiu triunfar por 22 x 15, em jogo inesperadamente complicado. O try de Robert Baloucoune no começo do segundo tempo foi crucial para a vitória.

Grupo 4: Saracens ergue a cabeça e avança na Europa

no “Grupo da Morte”, o Racing já estava classificado, mas precisava vencer fora de casa o Saracens para garantir o mando de jogo nas quartas, ao passo que o time de Londres necessitava vencer para se classificar às quartas. Atual campeão europeu, o Saracens havia acabado de receber a notícia de seu rebaixamento automático na Premiership inglesa e, mesmo assim, seu elenco estrelado encarou o clube de Paris de igual para igual e conquistou uma dramática e crucial vitória por 27 x 24, jogando com um homem a menos por vermelho a Skelton.

Itoje cravou o primeiro try inglês logo a 1′, mas Vakatawa respondeu para os franceses na sequência. O jogo foi um “toma lá, dá cá” de emoção, com Mako Vunipola marcando o segundo try dos Sarries, enquanto Dupichot e outra vez Vakatawa responderam com os tries que colocaram o Racing na frente antes do intervalo. O segundo tempo, no entanto, foi do Saracens, com Itoje marcando novo try e Farrell chutando penal decisivo nos instantes finais.

No outro jogo, o Munster fez sua parte e venceu por 33 x 06, mas foi eliminado por conta da vitória do Saracens.

Grupo 5: Toulouse elimina Gloucester, mas lamenta

Encerrando a rodada, o Gloucester, da Inglaterra, visitou o já classificado Toulouse e os ingleses precisavam de todo modo de uma vitória bonificada para se classificarem. Quando Rees-Zammit fez belo try a 2′ as esperanças apareceram para o Gloucester, mas o Toulouse foi clínico e virou o jogo com grande apresentação de Dupont e Ntamack, autor de 2 tries. Vitória do Toulouse por 35 x 14, mas com um porém. O Toulouse se igualou em pontos com o Exeter Chiefs na classificação, mas acabou com a terceira melhor campanha, por conta de apenas 4 pontos a menos no saldo. Um try a mais teria dado o mando de jogo numa eventual semifinal para o Toulouse.

Completando a rodada, o Montpellier derrotou o Connacht no embate de eliminados, 35 x 29, com Pollard sendo decisivo pelo time francês.

Heineken Champions Cup – Copa Europeia 2019-20

Lyon (França) 24 x 36 Northampton Saints (Inglaterra)

Benetton Treviso (Itália) 00 x 18 Leinster (Irlanda)

Ulster (Irlanda) 22 x 15 Bath (Inglaterra)

Harlequins (Inglaterra) 19 x 26 Clermont (França

Sale Sharks (Inglaterra) 07 x 45 Glasgow Warriors (Escócia)

Exeter Chiefs (Inglaterra) 33 x 14 La Rochelle (França)

Saracens (Inglaterra) 27 x 24 Racing (França)

Munster (Irlanda) 33 x 06 Ospreys (Gales)

Toulouse (França) 35 x 14 Gloucester (Inglaterra)

Montpellier (França) 35 x 29 Connacht (Irlanda)

 ClubePaisCidadeJogosPontos
Grupo 1
LeinsterLeinsterIrlandaDublin628
Northampton SaintsNorthampton SaintsInglaterraNorthampton 619
LyonFrançaLyon67
Benetton trevisoBenetton TrevisoItáliaTreviso66
Grupo 2
exeterExeter ChiefsInglaterraExeter627
Glasgow WarriorsEscóciaGlasgow617
La RochelleFrançaLa Rochelle610
Sale Sharks copy copySale SharksInglaterraSalford (Manchester)67
Grupo 3
ClermontFrançaClermont-Ferrand624
Ulster copy copyUlsterIrlandaBelfast621
Harlequins copy copyHarlequinsInglaterraLondres610
Bath rugby badge copyBathInglaterraBath65
Grupo 4
RacingFrançaParis623
Saracens logoSaracensInglaterraLondres618
MunsterIrlandaLimerick616
OspreysGalesSwansea62
Grupo 5
ToulouseFrançaToulouse627
GloucesterInglaterraGloucester614
Montpellier logo novo copyMontpellierFrançaMontpellier610
ConnachtIrlandaGalway69
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;

- O 1º colocado de cada grupo e os 3 melhores 2ºs colocados se classificam às quartas de final.