Saracens vencem Harlequns no Estádio Olímpico de Londres. Foto: PA

Tempo de leitura: 3 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – Fim de semana de grandes públicos na Premiership inglesa, com mais de 40 mil torcedores no Estádio Olímpico de Londres para o clássico da cidade entre Saracens e Harlequins e com mais de 27 mil torcedores no St. James Park para empurrarem o Newcastle Falcons na luta contra o rebaixamento. Além, a jornada definiu o primeiro time classificado matematicamente à semifinais; o Exeter Chiefs,

O Exeter Chiefs carimbou sua classificação antecipada ao vencer dérbi do Sudoeste contrao Bath por contundentes 29 x 10. Foram 4 tries para os líderes, com Ollie Devoto e Jack Yeandle no primeiro tempo e um penal try e um try de Olly Woodburn na segunda etapa.

O Clássico de Londres, por sua vez, foi emoção pura, com vice líder contra terceiro colocado. Com tries de Marcus Smith e Danny Care, o Harlequins abriu frente sobre o Saracens, mas a segunda etapa foi dos rubronegros, que ganharam vantagem no jogo de contato e reagiram com try do veterano sul-africano Schalk Burger e viraram com o australiano Will Skelton marcando duas vezes para fechar o placar em 27 x 20.

O quarto colocado Gloucester aproveitou a derrota dos Quins para assumir o terceiro lugar. Vitória importantíssima dos Cherry and Whites pór 27 x 14 sobre os Wasps, que sofreram duro golpe nas pretensões de semifinais. Marcus Watson abriu o placar para os Wasps, mas o Gloucester virou com tries de Willi Heinz e Ruan Ackermann. No segundo tempo, Jake Polledri cravou o try decisivo.
Já no Clássico das East Midlands o Northampton Saints conquistou grande vitória fora de casa sobre o Leicester Tigers por 29 x 15, indo ao quinto lugar e empurrando o rival para perto da zona de rebaixamento. Foi um primeiro tempo de gala dos Saints, com 3 tries sem resposta, com Cobus Reinach abrindo o placar em contra ataque e Tom Collins marcando outros 2, em dia inspirado da linha de Northampton. Os Tigers reagiram com 2 tries no segundo tempo, mas já era tarde demais. A derrota colocou o Leicester a apenas 5 pontos da lanterna.

Isso porque o último colocado venceu e seguiu respirando em sua batalha para se salvar da degola. O Newcastle Falcons levou mais de 27 mil torcedores ao estádio de seu irmão do futebol, o Newcastle United, e usou camisa inspirada no time da bola redonda para vencer o Clássico do Norte contra o Sale Sharks por 22 x 17. Denny Solomona marcou o primeiro try para os Sharks, mas a indisciplina do time de Manchester permitiu a Tane Takulua manter os Falcons na cola e, aos 42′, Toby Flood marcou o try da virada dos anfitriões. Takulua ampliou a frente com 3 penais e, no fim, Byron McGuigan fez o try da esperança do Sale, mas Newcastle segurou a vitória.
O fim de semana só não foi melhor para Newcastle porque o penúltimo colocado também vencer. O Worcester Warriors foi a Bristol e venceu o Bears, que segue também preocupado com a degola. O primeiro tempo foi intenso, com os Bears marcando um penal try, respondido por Worcester com try de Ted Hill. O australiano Morahan marcou novo try para Bristol, mas a virada dos Warriors veio com tries de Ben Te’o e do galês sensação Josh Adams. Worcester fechou bem a defesa no segundo tempo e, no fim, Sheedy marcou try que deu esperanças para Bristol, mas no finzinho o penal da virada dos Bears não entrou. Worcester 27 x 25, números finais.

Gallagher Premiership – Campeonato Inglês 2018-19

- Continua depois da publicidade -

Exeter Chiefs 29 x 10 Bath

Newcastle Falcons 22 x 17 Sale Sharks

Saracens 27 x 20 Harlequins

Gloucester 27 x 14 Wasps

Bristol Bears 25 x 27 Worcester Warriors

Leicester Tigers 15 x 29 Northampton Saints

 ClubeCidadeJogosPontos
exeterExeter ChiefsExeter2286
Saracens logoSaracensLondres2278
GloucesterGloucester2268
Northampton SaintsNorthampton SaintsNorthampton2256
Harlequins copy copyHarlequinsLondres2256
Bath rugby badge copyBathBath2256
Sale Sharks copySale SharksSalford (Manchester)2255
WaspsCoventry2251
Bristol BearsBristol2251
Worcester WarriorsWorcester WarriorsWorcester2246
Leicester Tigers copyLeicester TigersLeicester2241
Newcastle FalconsNewcastle2231
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;
- 1º a 4º lugares = classificação às Semifinais e à Champions Cup;
- 5º e 6º lugares = classificação à Champions Cup;
- 12º lugar = rebaixamento