Engenharia Mackenzei contra São Carlos, Paulista B 2018. Foto: Daniel Venturole

Hora de conhecer quem serão os finalistas do Campeonato Paulista B após as semifinais que colocarão frente a frente Engenharia Mackenzie e Rio Branco, São Carlos e Tucanos, para buscar uma chance na elite do Paulista em 2020. Pelo Paulista C, com apenas uma temporada no Paulista C, Rio Preto e Ribeirão jogarão em casa contra Iguanas e Wallys, respectivamente, tentando demonstrar a ascensão meteórica das equipes vindas do interior paulista.

Na Arena Paulista, Engenharia Mackenzie chega invicto – após um grande confronto contra o São Carlos duas semanas atrás, no incrível empate por 17×17 – e enfrentará o Rio Branco que conquistou a última vaga para as semis após Urutu e Piratas saírem da disputa. A conquista da vaga veio de forma dramática, vindo de derrota para o adversário direto Piratas e contou com o tropeço do Urutu que não conseguiu resistir aos últimos 20 minutos da partida contra o Lechuza, sofrendo uma virada impressionante em seu último jogo. A arma do Engenharia Mackenzie estará na velocidade aplicada nos backs com Josué Bennati, vice-artilheiro do torneio. O Rio Branco contará com a mistura de experiência e juventude do time para tentar causar o primeiro revés – e em momento crucial – dos engenheiros no sábado na Arena Paulista.

Em São Carlos, a equipe local – e também invicta – receberá o Tucanos que embalou na metade para o fim da temporada regular para conquistar o terceiro lugar e tentar buscar o incrível feito de disputar duas finais de estaduais na mesma temporada – vale lembrar que foi vice do Mineiro, perdendo para o BH. São Carlos conta o artilheiro isolado do Paulista B com Luis Cameirão, com inacreditáveis 129 pontos, 44 produzidos em um único jogo contra o Urutu. O Tucanos tentará freiar a velocidade de jogo com seu poderoso pack de forwards, que cresceu na reta final e não foi parado até então.

Pelo Paulista C, Rio Preto jogará em casa pela oportunidade de obter o segundo ascenso em duas temporadas, comprovando o surgimento de mais uma grande equipe de rugby no estado, além de um novo pólo de rugby em São José do Rio Preto. Chega embalado com uma vitória centenária contra o União pela última rodada, mas enfrentará o Iguanas que obteve uma grande vitória contra o Wallys em casa. O duelo esperado será entre os backs Lucas Alcino do Iguanas, a máquina de fazer tries com 13 tentos a seu favor e Muryel Soares, artilheiro do Paulista D temporada passada e vice-artilheiro pelo Paulista C, variando com tries, penais e conversões para chegar a 106 pontos no total.

- Continua depois da publicidade -

E pela última semifinal, Ribeirão e Wallys misturarão experiências entre força e juventude para buscar a vaga para a final. O último jogo entre as equipes terminou com uma suada vitória por 27×26 para o Wallys em Jundiaí; desta vez, com o jogo em Ribeirão, o pack de forwards da equipe da casa mostrará sua força para controlar o jogo e manter a posse de bola longe do artilheiro isolado do Paulista C, Carlos Gastón do Wallys, com 107 pontos, e grande maestro da equipe que alterna entre jogadas individuais e set pieces como demonstrado durante toda temporada.

 

As finais dos Campeonatos B e C acontecerão no dia 12 de outubro.

 

 

Campeonato Paulista B – Semifinais

Dia 28/09/2019 às 15h30 – Engenharia Mack x Rio Branco
Árbitro: Murilo Bragotto
Auxiliares: Fernando Zemann, Gabriel Leal; Barbara Boadas
Local: Arena Paulista – São Paulo, SP

 

Dia 28/09/2019 às 15h00 – São Carlos x Tucanos
Árbitro: Victor Hugo Barboza
Auxiliares: Everton Diniz, Barbara Martins; Aline Bianca
Local: São Carlos, SP

 

Campeonato Paulista C – Semifinais

Dia 28/09/2019 às 15h00 – Rio Preto x Iguanas
Árbitro: Samuel Grando
Auxiliares: João Freire, Victor Silvério
Local: Campo Tangará – Sâo José do Rio Preto, São Paulo

Dia 28/09/2019 às 15h00 – Ribeirão x Wallys
Árbitro: Rafael Nichioka
Auxiliares: Otávio Costa, Talles Silva; Marcela Coffacci
Local: Ribeirão Preto, São Paulo