Tempo de leitura: 5 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – A rodada de Natal da Premiership foi longa. Começou na sexta-feira dia 23 e terminou dia 27, dois dias após o Natal. Esta décima primeira rodada foi importante pois ao fim dela temos dois times que dividem a liderança, Saracens e Wasps (rivais históricos) e o Bristol conseguiu sua primeira vitória após 10 derrotas nas demais rodadas da temporada.

 

Após uma vitória maiúscula do Wasps sobre o Bath diante de sua torcida em Coventry, o Wasps atinge a mesma pontuação do Saracens, ficando em segundo lugar por critérios de desempate. Na mesma partida, Jimmy Gopperth atingiu seu milésimo ponto na Premiership e passa a participar do seleto grupo dos super pontuadores que inclui também Charlie Hodgson, Andy Goode e Wilko (já aposentados) e também Stephen Myler e Nick Evans (ainda jogando).

- Continua depois da publicidade -

 

O líder Saracens venceu mais uma, desta vez os Falcons. Exeter Chiefs venceu o Tigers de Leicester e segue firme entre os quatro primeiros, assim como o Bath, mesmo perdendo a partida para o Wasps. Harlequins venceu o Gloucester em um jogo agitado em sua segunda etapa e se aproxima dos primeiros lugares da tabela. Northampton venceu e segue na busca de diminuir a diferença entre partidas perdidas e ganhas.

 

E finalmente o Bristol que, em casa, conseguiu um feito inédito ainda nesta temporada da Premiership: venceu o Worcester Warriors e já encosta no penúltimo colocado, o próprio Worcester, provocando uma disputa nas últimas colocações.

 

Gopperth atinge marca de 1000 pontos e Wasps divide liderança

Jogando em casa diante de sua torcida em Coventry, o Wasps venceu o Bath com maestria e com direito a ponto bônus. Com isso, se igualou em pontos ao líder Saracens e é o segundo por causa de critérios de desempate (saldo de pontos).

 

Jimmy Gopperth liderou a equipe e também marcou seu milésimo ponto durante a partida. Entrou para o seleto clube dos milhares de pontos na Premiership. A partida marcou também a centésima apresentação de Joe Lauchburry pelos Wasps. Com hat-trick de Christian Wade e mais um de Thomas Young o Wasps venceu e convenceu. Marcaram tries para o Bath Ben Tapuai, Tom Ellis, Dave Attwood e Ross Betty. Placar final: 40 x 26 para o Wasps.

 

Saracens vence e segue líder, mas com o Wasps do lado

 

O jogo marcou a volta aos campos de Chris Ashton, que já está com ida marcada para o rugby francês: será mais um do galáctico time do Toulon, que tem elenco milionário e nesta temporada não está indo lá muito bem. Com tries de Marcelo Bosch e Ashton, o Saracens encerraram o ano de 2016 vencendo o jogo de Natal no Allianz Park. Não foi um jogo excepcional, mas mantém a equipe londrina no topo da tabela da Premiership.

 

O Newcastle Falcons não ofereceu grande resistência à rica equipe do Saracens que luta para manter o título das competições da que faz parte. Placar final: 21 x 6 para o Saracens que agora divide a liderança com o forte time do Wasps.

 

Exeter vence Leicester e se mantém entre os quatro primeiros

Exeter Chiefs recebeu o Leicester Tigers e o venceu. Conseguiu a quarta colocação na tabela justamente ao pular o Leicester e segue firme na disputa por uma das vagas das semifinais. Com tries do tryman do ano, Thomas Waldrom, Jack Yeandle, Ollie Devoto e um penalty-try o Chiefs não foi páreo para o Leicester.

 

O Leicester Tigers não tem feito grandes apresentações. Na última temporada e nesta, está aquém das expectativas e ainda não encontrou parte dos desempenhos que já teve na última década em que se tornou um dos grandes campeões da Inglaterra. Para os Tigers anotaram tries Brendon O’Connor e Jono Kitto. Placar final: 31 x 10 para o Exeter.

 

Harlequins vence Gloucester em jogo emocionante em sua segunda etapa

O Harlequins, como tradição, manda sempre seu jogo de Natal no estádio de Twickenham. Neste ano o adversário foi o Gloucester. Ambas as equipes encontram-se em posições medianas na tabela, sem ter apresentado uma temporada de destaque. Algumas vitórias importantes, mas nada além e sempre aquém dos elencos que as duas equipes possuem.

 

O jogo em sua primeira etapa foi morno e esquentou na sua segunda etapa, principalmente pelo bom jogo feito pelas duplas de halfs Care/Jackson (Quins) e Laidlaw/Burns (Gloucester). O jogo foi dominado em grande parte pelo Quins, mas após o primeiro terço da segunda etapa, o Gloucester passou a dominar e quase chegou a uma virada no fim da partida. Para os Quins, anotaram tries Joa Marchant com um double e Jack Clifford. Para o Gloucester, Gareth Evans, James Hook e Motu Matu’u. O jogo terminou 28 x 24 para o time da casa.

 

Bristol vence primeira após retorno à Premiership

Um belo presente de Natal para a torcida de Bristol. O time não havia vencido após o retorno à Premiership – já tinham se passado 10 rodadas. Agora ao fim do primeiro turno, finalmente a vitória veio. O time recebeu o concorrente direto para escapar do rebaixamento, o Worcester Warriors que também está perigando pelas tabelas.

 

Graças ao hat-trick de Tom Varndell, o Bristol superou o oponente na metade da segunda etapa e não mais deixou a liderança no placar. O jogo foi disputado lá e cá o tempo todo do jogo e o domínio do Bristol ocorreu exatamente na hora em que precisava, para manter o placar. Para o Worcester, marcaram tries Darren Berry e Chris Pennell. O placar final terminou em 28 x 20 para o bravo Bristol.

 

Northampton Saints vence Sale Sharks mas segue mal na tabela

O Northampton Saints tinha muitos desfalques para a época dos “test matches” de novembro que ainda não tinham retornado para jogar como o capitão Tom Wood, Louis Picamoles, Curtney Lawes e Christian Day. Eles fizeram falta na temporada, pois apenas o Franklin Gardens viu vitórias do Saints nesta temporada. Foram 5 jogos em casa e 6 fora até agora. Com o retorno destas estrelas, o time se encontrou e voltou a vencer.

Já o Sale Sharks promoveu a estreia do neozelandês Denny Solomona. Ele já jogava na Inglaterra, mas jogava rugby league. Chegou e já anotou seu primeiro try, o único na partida para o Sale Sharks. Para o Saints, anotaram Luther Burrell, Tom Wood e Ben Foden. Placar final: 25 x 5 para o Saints.

 

London Irish leva susto no Championship

Na segunda divisão, a liderança segue com o London Irish, que venceu o lanterna Richmond em dérbi londrino na jornada natalina. Mas o campeão da terceira divisão deu trabalho e vendeu caro a derrota, perdendo por apenas 26 x 20. Outro destaque foi o dérbi dos “Exiles” entre o falido London Welsh e o London Scottish, que terminou com vitória do Welsh, 37 x 05, com o clube galês de Londres ainda em processo de liquidação, mas cumprindo com seus deveres dentro de campo com brio.

 

AvivaPremiershipLogo

 

Aviva Premiership – Campeonato Inglês

Harlequins 28 x 24 Gloucester

Bristol 28 x 20 Worcester Warriors

Exeter Chiefs 38 x 10 Leicester Tigers

Wasps 40 x 26 Bath

Saracens 21 x 06 Newcastle Falcons

Northampton Saints 24 x 05 Sale Sharks

 

ClubeCidadeJogosPontos
WaspsCoventry2284
Exeter ChiefsExeter2284
SaracensLondres2277
Leicester TigersLeicester2266
BathBath2259
HarlequinsLondres2252
Northampton SaintsNorthampton2252
Newcastle FalconsNewcastle2249
GloucesterGloucester2246
Sale SharksSalford (Manchester)2244
Worcester WarriorsWorcester2233
BristolBristol2220
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;
- 1º a 4º lugares = classificação às Semifinais e à Champions Cup;
- 5º e 6º lugares = classificação à Champions Cup;
- 7º lugar = classificação à Repescagem para a Champions Cup;
- 12º lugar = rebaixamento

 
GKIPA Championship

 

Ealing Trailfinders 16 x 22 Cornish Pirates

London Welsh 37 x 05 London Scottish

Richmond 20 x 26 London Irish

Bedford Blues 39 x 37 Jersey

Notingham 17 x 24 Yorkshire Carnegie

Rotherham Titans 12 x 23 Doncaster Knights

 

ClubeCidadeJogosPontos
London IrishReading2091
Yorkshire CarnegieLeeds2074
Ealing TrailfindersLondres2060
Doncaster KnightsDoncaster2058
Jersey RedsJersey2058
Cornish PiratesPenzance2055
Bedford BluesBedford2041
London ScottishLondres2040
NottinghamNottingham2039
RichmondLondres2026
Rotherham TitansRotherham2022
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;
- 1º a 4º lugares = classificação às Semifinais;
- 12º lugar = rebaixamento