Tempo de leitura: 5 minutos

Na etapa de encerramento do Circuito Fluminense de 7s, o anfitrião Rio Rugby assegurou de o título de campeão fluminense de 7s. O incontestável titulo da equipe carioca veio com a conquista das três etapas do torneio de forma invicta e credenciando-a a representar o estado do Rio de Janeiro junto com o vice-campeão Niterói no BRSevens.

No juvenil, a seleção do Grande Rio ganhou o título no M16 enquanto que a seleção Arariboia ficou com o M18.

- Continua depois da publicidade -

A 3ª etapa do circuito, organizada pelo Rio Rugby, foi realizada no campo da prefeitura universitária da UFRJ, na Ilha do Fundão e contou com a presença de cinco equipes, além das equipes A e B dos anfitriões, também jogaram Guanabara, Niterói e uma equipe do ilustre Sindicato da 1ª linha (com todos os atletas pesando mais de 110 kg!).

 

Regulamento

Conforme pré-estabelecido em regulamento, a ultima etapa do torneio teria uma bonificação de 50% na pontuação das equipes. Com apenas cinco equipes na disputa, o Rio Rugby já garantiu o 2º lugar e a vaga no BRSevens sem mesmo entrar em campo e o Niterói Rugby só poderia perder a vaga se terminasse em 5º e ultimo lugar e com o Guanabara sendo campeão.

As equipes se enfrentaram em turno único, todos contra todos, onde os dois melhores colocados realizaram a final da etapa.

 

O Torneio

Em virtude do atraso com algumas equipes, a etapa, inicialmente marcada para as 9h30, teve inicio somente as 10h50.

No jogo de abertura da 1ª rodada, o Rio rugby A, estreando seu novo uniforme, venceu com aperto a equipe do Guanabara por 12 a 7, os guanabarinos viriam a fazer uma grande etapa após terem ficado aquém do esperado nas etapas anteriores. Pelo outro jogo, o Niterói venceu sem dificuldades o Sindicato da 1ª linha por 33 a 0.

Na 2ª rodada, Após uma ótima atuação contra o Rio A, o Guanabara surpreendeu o Niterói (que até então só haviam perdido para o Rio A no campeonato) e venceu a partida por 14 a 5, e se mantendo na luta por uma vaga na final. Já o Rio rugby A provou porque é a equipe A ao bater o Rio Rugby B por 38 a 0.

Na 3ª rodada, o Sindicato voltou a campo sem conseguir fazer frente ao Rio Rugby A que venceu por 36 a 0, já o Rio B não foi páreo para o Guanabara que venceu por 45 a 0.

Já na 4ª rodada, o Niterói não decepcionou e bateu o Rio Rugby B por 42 a 0 e espantou qualquer possibilidade de perder a vaga para o BRsevens. Na outra partida um inspirado Guanabara venceu o pesado Sindicato por incríveis 54 a 0 e encerrou seus jogos na 1ª fase se garantindo na final.

Por fim, a 5ª e ultima rodada trouxe de encontro Rio Rugby A e Niterói para definirem a outra vaga da final. Em uma partida emocionante do inicio ao fim, o Rio Rugby virou o placar desfavorável e venceu os rubro-negros por 10 a 7 garantindo não só a vaga como também o titulo antecipado co circuito. No outro jogo da rodada, Rio Rugby B e o Sindicato jogaram pela colher de pau, em uma partida marcada pelo Fair Play e a descontração entre os jogadores, o Rio Rugby B levou a “pior” e venceu por 24 a 10, garantindo para o sindicato a colher de pau do torneio.

 

Arariboia é campeão M18 e Grande Rio é campeão M16.

Pelo Circuito Fluminense Juvenil, realizado paralelamente ao torneio adulto, a 3ª etapa não contou com a participação da seleção Sul-Fluminense. As duas seleções presentes então realizaram uma disputa de dois jogos para definir quem seria campeão em cada categoria.

Na categoria M16, o Grande Rio sofreu a primeira derrota no circuito  ao perder por 10 a 5 para a seleção Arariboia na 1ª partida, já na 2ª partida a equipe se recuperou e venceu por 12 a 0, assegurando assim o titulo da categoria.

Já pelo M18, a seleção Arariboia não teve dificuldades em garantir o titulo ao bater o Grande Rio por 31 a 0 e 19 a 0 nas partidas realizadas.

 

Rio Rugby bate Guanabara e é campeão invicto do Circuito Fluminense de 7s

Reeditando o jogo da 1ª rodada, Rio Rugby A e Guanabara fizeram o jogo definitivo da etapa, e os anfitriões levaram a melhor, a equipe do Rio Rugby abriram o placar logo no inicio da partida e conseguiram manter a vantagem no placar ao longo da partida, encerrada em 15 a 7 garantindo não só a taça como também o titulo invicto do circuito.

O Guanabara, que representou o estado junto com o Rio Rugby no último BRSevens, não foi capaz de reverter a diferença de pontos com o Niterói e ficou de fora da competição nacional.

A última etapa circuito também foi o torneio de encerramento da temporada 2012. As equipes só devem voltar as atividades em janeiro durante a temporada de Beach, que contará com o tradicional Rio Beach Rugby.

 

Circuito Fluminense Juvenil – 3ª etapa

 

M16

Arariboia 10 x 5 Grande Rio

Grande Rio 12 x 0 Arariboia

 

M18

Arariboia 31 x 0 Grande Rio

Grande Rio 0 x 19 Arariboia

 

 

 

Circuito Fluminense de Sevens – 3ª etapa

 

1ª Rodada

Rio Rugby A 12 X 07 Guanabara

Niterói 33 x 00 Sindicato

 

2ª rodada

Rio Rugby A 38 X 00 Rio Rugby B

Guanabara 14 X 05 Niterói

 

3ª Rodada

Rio Rugby A 36 X 00 Sindicato

Guanabara 45 X 00 Rio Rugby B

 

4ª Rodada

Niterói 42 X 00 Rio Rugby B

Guanabara 54 X 00 Sindicato

 

5ª Rodada

Rio Rugby A 10 X 07 Niterói

Rio Rugby B 24 X 10 Sindicato

 

Final

Rio Rugby A 15 X 07 Guanabara

 

Classificação Final da Etapa

1- Rio Rugby A

2- Guanabara

3- Niterói

4- Rio Rugby B

5- Sindicato da 1ª linha