Tempo de leitura: 1 minuto

Árbitros de toda América do Sul participaram de um workshop de dois dias conduzido pelo Manager de Alto Rendimento de XV da World Rugby, o irlandês Alain Rolland – famoso pela expulsão de Sam Warburton durante a semifinal da Copa do Mundo de 2011 e por apitar a final da Copa do Mundo de 2007. Paricipou também o head coach dos Pumas Mario Ledesma junto com os demais para discutir momentos cruciais e suas abordagens.

O Brasil foi representado pelo árbitro Cauã Ricardo.

“O workshop na UAR foi importante para unificar toda sul américa, ainda mais porque há pouco contato entre nós. Juntou os principais e os pontos abordados hoje pela World Rugby. o Alain Rolland foi o apresentador do workshop e foi importante para alinhar com a World Rugby e se apresentar para a instituição e sair da sombra da Argentina. Há uma boa possibilidade de desenvolvimento para os árbitros nacionais ao conteúdo apresentado e pelos cursos que pretendo estar presente e repassando o conhecimento”, comentou Cauã.

- Continua depois da publicidade -

O caminho para os destaques da arbitragem na América do Sul começa com seleção prévia, regional, e depois um convite para a academia Stellenbosch Academy of Sport, na África do Sul. Após, o caminho avança para o Troféu Mundial e o Mundial M20, Americas Rugby Championship, Super Rugby e eventualmente um test match entre seleções do primeiro escalão.