Foto:; Lyon OU

Tempo de leitura: 5 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – O Top 14 está chegando ao fim, completando a penúltima rodada nesse final de semana, chegando com quase tudo decido. Toulose (1º) e Clermont (2º) chegam com a vaga garantida na semifinal, enquanto Lyon (3º) recebe uma quarta de final. Na parte de baixo da tabela o Perpignan (14º) vai para o Pró-D2 enquanto o Grenoble (13º) vai disputar a repescagem com o vice da segunda divisão.  Ainda em aberto estão três vagas nas quartas de final, com quatro equipes na disputa Racing (4º) e Castres (5º) dependem apenas de uma vitória simples ou de um tropeço dos adversários enquanto o Montpellier (6º) precisa vencer com ponto bônus ou torcer para o La Rochelle (7º) perder ou não conseguir uma vitória bonificada.

O Perpigan se despediu da sua torcida com mais uma derrota, sendo batido pelo Racing por 52 a 14, no que vem sendo uma das piores campanhas da história da primeira divisão francesa. A torcida porém não abandonou o time, mais uma vez comparecendo em peso para apoiar a equipe que luta muito, mas não consegue ser competitiva. Os parisienses por outro lado conquistam uma vitória chave e vão para a ultima rodada precisando bater o Agen (12º), fora de casa, para se garantir na próxima fase.

Na parte de baixo da tabela tudo decidido. O Pau (11º) bateu, em casa, o Grenoble por 22 a 0, resultado que coloca os alpinos matematicamente na décima terceira posição, tendo de jogar a repescagem contra o vice da segunda divisão, no que promete ser um jogo muito duro.

No começo da temporada Toulon (10º) e Clermont na penúltima rodada pareceria ter os ingredientes para um grande jogo. O que poucos esperavam era que seria apenas para cumprir tabela com o Toulon sem chances de classificação e o Clermont garantido  nas semifinais, apesar disso a partida foi bastante agitada com o time da Provence levando a melhor por 32 a 11. O jogo teve um tom emocionante já que foi a ultima partida em casa de três lendas locais o hooker Guilhem Guirado, o segundo centro Mathieu Bastareaud e o veteraníssimo abertura da seleção francesa Francois Trinh-duc, que se despedem no final da temporada.

O Castres viajou pressionado, depois de duas derrotas seguidas em casa, a equipe precisava vencer o Agen para sem manter na briga pela próxima fase e jogando com a eficiência de sempre a venceu os donos da casa 17 a 10 e no próximo fim de semana decide a vaga em casa diante do Toulon, precisando apenas de uma vitória para se classificar. A Agen jogou sem pressão, depois de vencer o Grenoble rodada passada e se livrou matematicamente do rebaixamento com a derrota dos Alpinos no mesmo dia.

O Lyon bateu em casa o La Rochelle, por 29 a 19, e garantiu a classificação e o direito de jogar as quartas de final em casa. A partida foi dura, com os atlânticos melhor em diversos períodos, com destaque para o abertura Jonathan Wisniewski, preciso nos chutes e o centro Charlie Ngatai, que marcou um try fundamental na segunda etapa. O resultado complica a vida dos atlânticos que chegam à ultima rodada precisando vencer o Bordeaux, em casa, e torcer para Racing, Montpellier ou Castres vacilarem.

O Montpellier segue executando seu pequeno milagre. Praticamente fora da disputa a algumas rodadas o time bateu o Stade Français, jogando em casa, por 42 a 25, anotando a sétima vitória em oito jogos e agora depende apenas das próprias forças, tendo de vencer o Clermont, já classificado, fora de casa na próxima rodada.  O resulto encerra as chances dos parisienses de classificação, que apenas cumprem tabela na próxima rodada.

O Toulouse segue imparável, executando a maior surpresa da rodada. A equipe viajou para a terra dos vinhos enfrentar o Bordeaux que jogava a vida. No primeiro tempo um massacre dos donos da casa, que foram para o vestiário vencendo por 36 a 7. Na segunda etapa o Toulouse voltou sem suas principais estrelas, que não estavam interessadas no jogos, com os reservas aterrorizando o time da casa, que não anotou nenhum ponto, perdendo o jogo por 43 a 36. A derrota encerra as chances de classificação do Bordeaux, que passa mais um ano fora das finais, o jogo também foi o ultimo em casa do scrum-half Baptiste Serin, formado nas categorias de base do clube e que defendera as cores do Toulon na próxima rodada.

Última rodada de arrepiar

- Continua depois da publicidade -

Na rodada final, no próximo sábado, 3 vagas no mata-mata estarão em jogo entre 4 clubes separados por 3 pontos: Racing (69 pontos), Castres (69), Montpellier (66) e La Rochelle (66), quem vai avançar às finais? O Racing parece ter vida mais tranquila por visitar o eliminado Agen, que não sonha com mais nada, ao passo que o Castres também enfrenta time eliminado, o Toulon, que, no entanto, sempre joga pressionado pelo peso do elenco. O Montpellier terá vida dura no papel, por visitar o poderoso Clermont, mas que poderá acabar poupando atletas, pois já é o segundo colocado. Enquanto isso, o La Rochelle – hoje fora da zona de classificação – receberá o eliminado Bordeaux e certamente colocará pressão sobre os concorrentes.

 

Brive e Bayonne decidirão a promoção ao Top 14

Enquanto isso, a Pro D2, a 2ª divisão francesa, viveu suas semifinais, com os tradicionais Brive e Bayonne garantindo vaga na grande final, que definirá o time promovido diretamente ao Top 14 e o time que terá que jogar a repescagem de promoção e rebaixamento contra o penúltimo colocado do Top 14, que já é matematicamente o Grenoble.

No primeiro embate, o Oyonnax tinha a vantagem do mando de jogo contra o Bayonne, mas o jogo não terminou como os alpinos queriam. Os bascos foram brilhantes e reverteram uma desvantagem que era simplesmente de 27 x 09 no intervalo para emergirem vitoriosos por 38 x 34, com 4 tries na segunda etapa.

Já o Brive, dono da melhor campanha, não teve maiores sustos para vencer a surpresa Vannes por 40 x 20, com 4 tries a 2 para os alvinegros.

A final será em campo neutro, em Pau.

 

Top 14 – Campeonato Francês 2018-19

Agen 10 x 17 Castres

Perpignan 14 x 52 Racing

Pau 22 x 00 Grenoble

Lyon 29 x 19 La Rochelle

Montpellier 42 x 25 Stade Français

Bordeaux 36 x 43 Toulouse

Toulon 32 x 11 Clermont

 ClubeCidadeJogosPontos
ToulouseToulouse2698
clermont copy copyClermontClermont-Ferrand2683
Lyon Lyon2678
Racing Paris2674
La RochelleLa Rochelle2671
Montpellier logo novo copyMontpellierMontpellier2670
CastresCastres2669
Stade FrançaisParis2664
ToulonToulon2657
Bordeaux-BèglesBordeaux2657
PauPau2643
AgenAgen2638
GrenobleGrenoble2629
PerpignanPerpignan2612
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- Derrota por mais 6 pontos ou mais = 0 pontos;

- 1º e 2º lugares = classificação direta às Semifinais e à Champions Cup;
- 3º ao 6º lugares = classificação à Repescagem para as Semifinais e à Champions Cup;
- 13º lugar = Repescagem contra o Rebaixamento
- 14º lugar = Rebaixamento direto

 

Pro D2 – 2ª divisão francesa 2018-19

Semifinais

Brive 40 x 20 Vannes, em Brive

Oyonnax 34 x 38 Bayonne, em Oyonnax

 

Final – dia 26/05

Brive x Bayonne, em Pau