Montpellier afunda Toulon. Foto: Montpellier Rugby

Tempo de leitura: 3 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – A França completou mais uma rodada do Top 14, no que promete ser o mais disputado campeonato dos últimos anos. O líder Clermont (1º) viajou para a costa atlântica e não conseguiu superar o La Rochelle (9º) quase invencível em casa, melhor para o Stade Fraçais (2º) que longe de Paris conseguiu uma importante vitória contra o Castres (5º). Na terceira colocação no encalço dos líderes a grande surpresa do campeonato o Lyon (3º)  bateu o Racing na capital (7º) se consolidando como um dos favoritos desse início de campeonato. Na parte de baixo da tabela o calvário do Toulon (12º) continua, superado fora de casa pelo Montpellier (4º).

A pequena cidade portuária de La Rochelle, na costa atlântica francesa, não possuí uma grande população ou poder econômico e político, mas no caso do rugby a falta de recursos é compensada pela paixão inabalável de seus habitantes e nesse final e semana isso mais uma vez ficou provado. A equipe da cidade lotou maus uma vez o estádio e empurrou a equipe para mais uma  vitória, dessa vez contra o poderoso time do Clermont, por 16 a 12. A partida foi muito equilibrada e decidia em apenas cinco minutos , graças a indisciplina dos visitantes, que na segunda etapa receberam um amarelo aos 13’, aos 15’ e um vermelho aos 17’. A derrota não é suficiente para tirar os amarelos da liderança, mas embola o campeonato e queima a gordura do Clermont.

Os torcedores de Paris viveram emoções diversas na rodada. Os fãs do Stade Français viram pela televisão a equipe bater, longe de Paris, o atual campeão Castres por 14 a 9 se consolidando na segunda colocação. O destaque da partida fica por conta do scrum, dominado pelos visitantes e que usaram essa formação como plataforma para atacar os donos da casa. Arias fez o único try da partida para os parisienses.

Na Arena 92, o Racing , por sua vez, foi derrotado pelo Lyon por 13 a 19, em uma partida decida nos minutos finais. A derrota é a teceria da temporada no novo estádio, recém-construído,  que não tem ajudado a equipe azul e branca. Liam Gill fez o try dos Lobos e Simon Zebo marcou para os parisienses, com Beauxis assegurando nos penais o triunfo do Lyon.

Buscando se consolidar entre os líderes o Montpellier  bateu em casa o Toulon por 29 a 17 em uma partida tranquila para os donos da casa. O resultado é desastroso para os visitantes  que agora estão fora da zona de rebaixamento apenas pelos saldo de pontos. Foram 4 tries para os azuis, com Fall, Nagusa, Serfortein e Picamoles.

Já o Toulouse (6º) bateu, em casa, em um clássico regional o Agen (13º) por 10 a 0, em um jogo muito prejudicado pela chuva, que comprometeu o nível técnico do jogo.

Na parte de baixo da tabela o Grenoble (11º) conseguiu um grande resultado batendo em asa o Bordeaux (8º) por 28 a 25, em um resultado que embola a parte de baixo da tabela.

Na última colocação o Perpignan (14º) viajou para enfrentar o Pau (10º) sendo derrotado no ultimo minuto por 12 a 9, em um jogo muito prejudicado pela chuva. Com o resultado os catalães voltam para casa com mais um po0nto bônus na bagagem, o que prejudica a equipe tem sido a incapacidade de vencer em casa, seno o único time que ainda não ganhou na competição.

 

- Continua depois da publicidade -

Top 14 – Campeonato Francês 2018-19

La Rochelle 16 x 12 Clermont

Grenoble 28 x 25 Bordeaux

Pau 12 x 09 Perpignan

Racing 13 x 19 Toulon

Toulouse 10 x 00 Agen

Castres 09 x 14 Stade Français

Montpellier 29 x 17 Toulon

 ClubeCidadeJogosPontos
ToulouseToulouse2698
clermont copy copyClermontClermont-Ferrand2683
Lyon Lyon2678
Racing Paris2674
La RochelleLa Rochelle2671
Montpellier logo novo copyMontpellierMontpellier2670
CastresCastres2669
Stade FrançaisParis2664
ToulonToulon2657
Bordeaux-BèglesBordeaux2657
PauPau2643
AgenAgen2638
GrenobleGrenoble2629
PerpignanPerpignan2612
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- Derrota por mais 6 pontos ou mais = 0 pontos;

- 1º e 2º lugares = classificação direta às Semifinais e à Champions Cup;
- 3º ao 6º lugares = classificação à Repescagem para as Semifinais e à Champions Cup;
- 13º lugar = Repescagem contra o Rebaixamento
- 14º lugar = Rebaixamento direto

Escrito por: Diego Gutierrez