Tempo de leitura: 3 minutos

O Campeonato Paulista de Rugby Universitário, maior campeonato envolvendo equipes universitárias no país, começa neste fim de semana com 5 jogos válidos pela primeira e segunda divisões.

Confira os grupos e aprimeira rodada (provisório)!

A exemplo do ano passado, o Blog do Rugby fará grande cobertura do evento. Oportunidade perfeita para ver jogadores de clubes como Rio Branco, Bandeirantes, Pasteur, São José, Academia Universitária, Tornados, entre outros.

- Continua depois da publicidade -

Diferente de países com maior tradição no esporte, onde se obriga a jogar o Rugby desde os primeiros anos de escola  (caso da potência Sulamericana – Argentina), o Brasil tem a maior iniciação de atletas neste esporte na época da faculdade.
Atualmente, o Rugby universitário é responsável também por levar aos campos grande número de aficcionados, e é mais conhecido ainda pelas acirradas disputas entre as universidades.  Isso não explica uma contradição: o fato do campeonato universitário ser pouco conhecido pelo público que frequenta outros campeonatos.
Em 2010 a Federação Paulista de Rugby vai mudar este cenário, dando grande apoio à organização desta categoria e a merecida evidência.

Primeira divisão:

FEA

Farmácia USP

Medicina USP

UNIP

San Fran (Direito USP)

Engenharia Mackenzie

Segunda divisão

Mauá

FEI

FAAP

FFLCH USP

Direito Mackenzie

A FEA USP, grande vencedora do ano passado e favorita, volta a campo para defender o seu título de seus oponentes usuais. Na primeira divisão estão, além dos futuros economistas, a sempre forte UNIP, Direito São Francisco (USP), Medicina USP e Farmácia USP, além da tradicional equipe da Engenharia Mackenzie, campeã da segunda divisão do ano passado e recém promovida à primeira divisão.

O Direito Mackenzie volta a campo após uma grande ausência, disputando apenas campeonatos de Sevens.  

O destaque negativo são as ausências das equipes da Poli USP, ausente por mais uma edição e da União CEF (Cásper Líbero, ECA USP, FAU USP) que ficou entre os quatro melhores na segunda divisão. Ambas equipes tomaram uma decisão ousada e preferiram se arriscar na segunda divisão do Campeonato Paulista de Rugby, toda sorte para eles.

O calendário provisório é o que segue abaixo:

18/04

1ª divisão

UNIP X San Fran

LOCAL: CepeUsp / campo 4
HORÁRIO: 10hs

FEA X Farma

LOCAL: CepeUsp / campo 4
– HORÁRIO: 12hs

Medicina USP X Engenharia Mackenzie

 LOCAL: Medicina
– HORÁRIO: 15h45

2ª divisão

FFLCH X Direito Mackenzie

LOCAL: CepeUsp / campo 4
– HORÁRIO: 14hs