Tempo de leitura: 2 minutos

A Argentina está cada vez mais próxima de ser confirmada oficialmente como participante do Four Nations, atual Tri Nations, o mais importante campeonato de seleções do Hemisfério Sul. A data prevista para a entrada dos Pumas é 2012.

O Tri Nations, ou Três Nações, é disputada anualmente pelas seleções da Nova Zelândia (All Blacks), Austrália (Wallabies) e África do Sul (Springboks). Dentre as chamados nações do Tier 1 – classificação dada pelo IRB às 10 nações consideradas do primeiro escalão do rugby mundial -, apenas a Argentina não disputa nenhuma das duas grandes competições anuais entre seleções: o Six Nations (Seis Nações, a competição européia) e o Tri Nations.

Apesar de estar localizada no Hemisfério Sul, a quase totalidade dos jogadores da seleção da Argentina jogam profissionalmente na Europa, seguindo, pois, o calendário europeu. Há grande diferença entre os dois calendário, com o europeu indo de setembro a junho, com férias em julho e pré-temporada em agosto; e com o do Hemisfério Sul indo de fevereiro a novembro, com férias em dezembro e pré-temporada em janeiro.

- Continua depois da publicidade -

O maior problema para a participação dos Pumas num futuro Quatro Nações é a data de disputa tradicional da competição: entre julho e setembro, após o término do Super 14 e dos amistosos internacionais do meio do ano (os test matches). O período seria, pois, de férias dos atletas que atuam nos campeonato europeus.

Nesta semana, o IRB anunciou o ajuste da Regulação 9 da entidade, que versa sobre as datas de liberação dos atletas para atuarem por suas seleções nacionais. A fim de atender a demanda dos atletas que pretende cruzar os hemisférios para jogar por suas seleções, o IRB anunciou uma nova regulação para a liberação dos atletas que pretendem cruzar globo, a qual entrará em vigor em 2012.

A regulação nova prevê que os atletas que forem participar do 4N sejam liberados pelos seus clubes europeus por 8 semanas (as 6 semanas com jogos somadas às 2 semanas de descanso que o torneio terá), entre o final de agosto e outubro. Desta forma, a época da disputa do campeonato do Sul deverá mudar para atender à entrada dos Pumas.

Além da ajuda na liberação dos atletas, o IRB, em conjunto com a SANZAR (órgão que coordena o Três Nações, futuro Quatro Nações), ajudará financeiramente os Pumas. A ajuda do IRB já é da ordem de US$ 2,000,000, para promover o desenvolvimento do rugby de alto nível na Argentina (sendo destinados ao PLADAR e aos Jaguares). O pacote do IRB para ajudar os Pumas a participar do Four Nations será de US$ 10,000,000.