Foto: LNR

Tempo de leitura: 3 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – O Top 14 francês segue sem suas maiores estrelas, mas não com falta de emoção. Os grandes beneficiados desse início diferente de campeonato são Lyon (1º) e Bordeaux (2º) que se aproveitaram dos desfalques, para bater em casa, Toulouse (12º) e Toulon (6º) respectivamente, dividindo agora liderança. Entre os gigantes do rugby francês o que está lidando melhor com os desfalques é o Clermont (3º) que bateu fora de casa um empolgado Bayonne (5º).

O Toulouse lutou bravamente, mas sem treze titulares, que estão com suas seleções, não conseguiu fazer frente ao Lyon. Atuando em casa os lobos não fizeram uma grande partida, mostrando muito nervosismo e às vezes cometendo erros bobos, mas jogaram o suficiente para vencer os atuais campeões por 22 a 12 e assumir a liderança da competição, empatados com o Bordeaux.

- Continua depois da publicidade -

O Bordeaux se aproveita ao máximo desse início de temporada sem estrelas do top 14. Depois de bater em casa o Toulouse a equipe recebeu agora um desfigurado Toulon, não tendo dificuldades para vencer por 34 a 13, com destaque para os dois tries do centro Remi Lamerat, que com algumas aparições pelo Blues ficou de fora do grupo que vai a copa do mundo. O time da terra dos vinhos agora divide a liderança com Lyon, perdendo no saldo de pontos.

O rugby de elite francês retornou ao país basco depois de uma longa ausência. A torcida lotou o estádio para ver o Bayonne, que vinha de uma surpreendente vitória em Paris, enfrentar o Clermont. O começo foi tudo que a torcida sonhava, os donos da casa atropelaram na primeira etapa, mas alguns descuidos no segundo tempo, diante de uma experiente equipe amarela acabaram por custar a partida que terminou 34 a 30 para os visitantes. Destaque para o abertura Jake Mcintyre que conquistou 18 pontos nos chutes e controlou o time nos momentos mais tensos.

O Montpellier (4º) conquistou uma vitória gigante, em casa, batendo a Section Paloise (9º) por 43 a 22. Os donos da casa jogaram com um jogador a menos por quase 60 minutos, depois da expulsão do hooker Youri Delhommel aos 23’, mas não se acanharam e mesmo sem muitos titulares dominaram completamente os adversários. Depois da derrota no ultimo minuto semana passada e da temporada inconstante o Montepllier começa o campeonato mostrando muita vontade e deve dar trabalho.

O Racing (7º) se recuperou do vacilo de semana passada, quando foi derrotado em casa pelo Bayonne, vencendo em Paris o Castres (8º) por 23 a 14. Os donos da casa não deram muito espaço para o Castres jogar com rucks muito seguros e um scrum poderoso, que se aproveitou da fragilidade dos adversários nesse quesito para conquistar muitos penais.

O La Rochelle (11º) estreou em casa, onde raramente perde, e com as arquibancadas cheias venceu mais uma vez. A vítima foi o Stade Français (13º) que volta para Paris com uma derrota doida por 28 a 26. Os visitantes tiveram a chance de empatar no ultimo minuto, mas viram o abertura reserva Jules Plisson perder a conversão.

No duelo de dois fortes candidatos ao rebaixamento o Agen (10º) bateu em casa o Brive (14º) por 16 a 10. O resultado coloca os visitantes na ultima colocação. A equipe teve duas rodadas difíceis, jogando fora de casa contra dois adversários diretos na luta contra o descenso e se lamentou em estrear em casa sem conseguir ao menos um ponto bônus defensivo nos dois jogos.

Top 14 – Campeonato Francês 2019-20

Bayonne 30 x 34 Clermont

La Rochelle 28 x 26 Stade Français

Montpellier 43 x 22 Pau

Agen 16 x 10 Brive

Bordeaux 34 x 22 Toulon

Racing 23 x 14 Castres

Lyon 22 x 12 Toulouse

 ClubeCidadeJogosPontos
Bordeaux-BèglesBordeaux1761
Lyon Lyon1753
Racing Paris1746
ToulonToulon1745
La RochelleLa Rochelle1742
clermont copy copyClermontClermont-Ferrand1741
ToulouseToulouse1740
Montpellier logo novo copyMontpellierMontpellier1737
BayonneBayonne1733
CastresCastres1733
brive copyBriveBrive-la-Gaillarde1733
PauPau1728
AgenAgen1726
Stade FrançaisParis1725
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- Derrota por mais 6 pontos ou mais = 0 pontos;