Tempo de leitura: 5 minutos

ARTIGO ATUALIZADO – COM VÍDEOS – O PRO12, a Liga Ítalo Celta, chegou à rodada final de sua temporada regular com ainda uma vaga em disputa para as semifinais e uma vaga em disputa na Champions Cup, a Copa Europeia. O Ospreys era a bola da vez e não cumpriu com sua parte, caindo contra seu rival Scarlets. Porém, o Ulster não conseguiu o placar que precisava no clássico irlandês contra o Leinster e ficou de fora das semifinais, com a vaga caindo nas mãos do Ospreys. A vitória do Ulster, no entanto, tirou o Leinster do primeiro lugar da tabela, deixando o Munster no primeiro posto após 22 rodadas.

 

Já na Itália, as atenções foram para o dérbi nacional, que decidia a vaga do país na Champions Cup. E o Benetton Treviso assegurou sua volta à máxima copa europeia despachando o Zebre.

- Continua depois da publicidade -

 

Ospreys se classifica apesar de derrota

Dois grandes clássicos nacionais decidiram a última vaga nas semifinais do PRO12.Em Gales, o terceiro colocado Scarlets, já classificado, recebeu o quarto colocado Ospreys, que precisava de 1 ponto para avançar. E, jogando na casa do rival, o time de Swansea conheceu dura derrota e não fez sua parte. Domínio de ponta a ponta dos escarlates de Llanelli, 40 x 17. Giles abriu o placar para os Ospreys, mas a virada dos Scarlets saiu após Rhys Webb receber amarelo, permitindo a Will Boyde e Steff Evans cravarem 2 tries em sequência para os anfitriões. O try decisivo saiu apenas aos 59′, com Aaron Shingler para os Scarlets, abrindo 30 x 10. No fim, McNicholl e Gareth Davies ainda marcaram mais 2 tries para os Scarlets, enquanto Baker descontou para os Ospreys.

 

Em Belfast, Ulster e Leinster fizeram o clássico das capitais irlandesas, com o time da Irlanda do Norte precisando vencer o líder com bônus para ir às semifinais. A vitória veio para o Ulster, mas o improvável bônus não foi obtido, em partida que marcava as despedidas do ícones Roger Wilson e Ruan Pienaar do Ulster. E o oitavo Wilson fez seu try antes de pendurar as chuteiras, caindo no in-goal aos 8′ para dar esperanças à torcida local. O jogo era difícil e somente aos 54′ Trimble fez o segundo try do Ulster. Mas, aos 61′, Carbery deu o troco para o time de Dublin com o try que apertou o placar. O Ulter pressionou, mas não conseguiu os outros 2 tries necessários. Vitória por 17 x 13, mas sem classificação.

 

Munster no topo, Cardiff confiante

O Munster aproveitou a derrota do Leinster para pular para o primeiro lugar geral ao vencer o Connacht em dérbi irlandês. Contundentes 50 x 14, com tries de Conway (2 vezes), Earls, O’Donoghue, Cronin, Saili e Oliver.

 

Em Newport, o eliminado Dragons recebeu o também eliminado Cardiff Blues, em dérbi galês. Os Blues levaram a melhor por 26 x 24, jogando na cidade de Caerphilly. Blues e Connacht ainda terão uma chance de irem à Champions Cup, encarando o mata-mata da Pré Champions Cup, contra o 7º colocado do Top 14 francês e o 7º da Premiership inglesa.

 

Treviso na Champions Cup

O PRO12 oferece 7 vagas diretas na Champions Cup, sendo que cada um dos quatro países da liga (Irlanda, Gales, Escócia e Itália) deve ficar ao menos com uma vaga. Com isso, apesar de estarem nas duas últimas posições, os italianos o Treviso e do Zebre se enfrentaram valendo um lugar na máxima copa europeia. E os vênetos levaram a melhor jogando na casa do rival, 19 x 03. Fuser, logo aos 9′, fez o único try do jogo para os alviverdes, que garantiram o triunfo na base dos penais de McKinley.

 

1872 é do Glasgow apesar de derrota

Na Escócia, o dia foi também de dérbi. O Glasgow já não podia ir às semifinais e já tinha seu lugar na Champions Cup, enquanto o Edinburgh não podia mais ir à máxima competição continental e já estava eliminado. Porém, em jogo ainda estava o título da 1872 Cup, o troféu anual entre os dois times. E a equipe da capital terminou a temporada com uma sempre festejada vitória sobre o rival, 29 x 18, em Glasgow, mas insuficiente para garantir a taça (por ter perdido em casa 25 x 12 na 11ª rodada.

 

guinness pro12

Guinness PRO12 2016-17 – Liga Ítalo Celta (Escócia, Gales, Irlanda e Itália)

Zebre 03 x 19 Treviso

Scarlets 40 x 17 Ospreys

Dragons 24 x 26 Cardiff Blues

Glasgow Warriors 18 x 29 Edinburgh

Ulster 17 x 13 Leinster

Munster 50 x 14 Connacht

 

ClubePaísCidadeJogosPontos
MunsterIrlandaLimerick/Cork2286
LeinsterIrlandaDublin2285
ScarletsGalesLlanelli2277
OspreysGalesSwansea2269
UlsterIrlandaBelfast2268
Glasgow WarriorsEscóciaGlasgow2258
Cardiff BluesGalesCardiff2253
ConnachtIrlandaGalway2244
EdinburghEscóciaEdimburgo2231
Benetton TrevisoItáliaTreviso2223
DragonsGalesNewport2223
ZebreItáliaParma2219
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por 7 pontos ou menos de diferença = 1 pontos extra;

- 1º ao 4º lugares - classificação às Semifinais e à Champions Cup;
- 5º, 6º e 7º lugares - classificação à Champions Cup;
- 8º e 9º lugares - Repescagem para a Champions Cup;

- Nota: ao menos uma equipe de cada país participará da Champions Cup. Assim, se um país não tiver nenhuma equipe entre os 7 primeiros do PRO12, o melhor time desse país ganhará vaga na Champions Cup e o 7º colocado irá para a Repescagem;

 

Semifinais

Leinster

Dia 19/05 – Leinster x Scarlets, em Dublin

 

Munster copy

Dia 20/05 – Munster x Ospreys, em Limerick

 

Final

Dia 27/05 – em Dublin

 

Começam as semifinais na Itália – por Giorgio Vuerich

No Eccellenza, começaram as semifinais, que são disputadas em jogos de ida e volta. No Estádio Battaglini, os Bersaglieri do Rovigo ganharam o “Derby d’Italia”.  Sob uma forte chuva, os campeões da Itália dominaram a primeira etapa marcando quatro tries com a ponta Basson, o pilar Momberg e uma dobradinha do fullback Basson. O placar ao fim da primeira etapa foi de 26 x 06. A reação dos “Patavini” só veio aos 60’ com um try do segunda linha Bernini. Depois, a supremacia foi toda dos Bersaglieri que marcam um try de penalidade. Por fim, o hooker do Petrarca marcou o try que fechou o placar em 33×18. Situação difícil para o Petrarca, que no jogo de volta, para garantir a final deverá ganhar de mais de 15 pontos, marcar os 4 tries do bônus e impedir o Rovigo de fazer bônus.

 

Já em Viadana, não foram suficientes os dois tries marcados pelo Calvisano contra os seis penais marcados com um perfeito Ormson, abertura do Viadana. 18×12 no Estádio Luigi Zaffanella, no clássido da Lombarda de domingo, deixando aberto o confronto de volta em Calvisano.

 

Na segunda divisão, a Serie A, também começaram as semifinais com os jogos de ida. Vitória dos Abruzzesi do L’Aquila sobre os vênetos do Valsugana e dos Toscanos  do I Medicei sobre os vênetos do Verona.

 

eccellenza

Campionato di Eccellenza – Campeonato Italiano

Semifinais – jogos de ida

Rovigo 33 x 18 Petrarca, em Rovigo

Viadana 18 x 12 Calvisano, em Viadana

 

Serie A – 2ª divisão do Campeonato Italiano

Semifinais – jogos de ida

L’Aquila 30×19 Valsugana Padova

Verona 14×21 I Medicei Firenze

 

Foto: PRO12 – Scarlets x Ospreys