irb

Tempo de leitura: 3 minutos

irb

O Conselho do IRB aprovou testes para 5 mudanças de regras e outros 3 testes específicos, a serem efetuados ao longo do segundo semestre de 2012, abrangendo diversos assuntos, dos rucks às atribuições do TMO, dos lineouts às substituições no seven-a-side.

As medidas foram aprovadas após longo processo de avaliação, estudo e testes nas universidades de Cambridge, na Inglaterra, e Stellenbosch, na África do Sul. 

- Continua depois da publicidade -

As cinco alterações nas leis que deverão ser testadas mundialmente a partir do segundo semestre de 2012 são:

1. Law 16.7 (Ruck): A bola deve ser colocada em jogo em 5 segundos depois de ser liberada do ruck, com o aviso do árbitro “use it” [em inglês, ainda sem tradução] Penalidade – Scrum.

2. 19.2 (b) (Quick Throw-In) Para uma rápida cobrança do lateral, o jogador pode estar em qualquer lugar do campo entre a linha lateral e a linha de meta (in goal).

3. 19.4 (who throws in) Quando a bola sai pela lateral depois de um knock-on, o time que não infrator terá a possibilidade de optar para um lineout no local onde a bola saiu ou por um scrum no local onde ocorreu o knock-on. O time não infrator poderá exercer a sua escolha efetuando uma cobrança rápida de lateral.

4. 21.4 Opções e requisitos para Penais e freek kicks [chutes lives]  – a alternativa do lineout – uma equipe que recebeu o direito a um chute de penalidade ou um free kick [chute livre] depois de uma infração cometida num lineout poderá optar por um novo lineout, efetuando a cobrança; acrescendo-se mais uma opção de cobrança além do scrum.

5. Um chute de conversão deverá ser efetuado dentro de 1 minuto e 30 segundos depois da confirmação do try.



Em adição às 5 alterações de leis, o Conselho do IRB aprovou também o teste de outros três testes específicos:

1. Um teste para estender a jurisdiçã do TMO, para contemplar incidentes dentro do campo de jogo que levaram a tries, e de infrações dentro do campo de jogo.

O teste será realizado em alguma competição de elite, visando a formulação de um protocolo os amistosos internacionais de novembro. 

2. Um teste que já foi sancionado para os amistosos internacionais de novembro permitindo que uma seleção nomeie até 8 suplentes para os jogos. Em consonância com a prática dos campeonatos nacionais, o jogador adicional deverá ser um primeira linha.

3. Uma imenda à Lei 3.4 da variação do Sevens (Law 3.4 – Sevens Variation) para permitir as equipes nomearam até 5 suplentes. Pela revisão, que vai entrar em vigor em 1º de junho de 2012, um time poderá substituir até 5 jogadores durante uma partida. A aprovação foi efetuada pela bases do bem-estar do atleta, reconhecendo as demandas de jogadores e equipes concernentes à expansão da HSBC Sevens World Series [Série Mundial de Sevens], que terá três blocos com três eventos em finais de semana seguidos.

[Tradução livre]

Fonte: IRB