Tempo de leitura: 1 minuto

Heineken Cup Trophy

As disputas pelo futuro da Copa Europeia de Rugby (Heineken Cup) seguem como manchete na Europa. As uniões/federações de rugby de Gales, Irlanda, Escócia, Itália e França reafirmaram compromisso com a ERC – organizadora da Copa Europeia – e apoiaram as modificações que deverão ser feitas no torneio, com a redução de 24 para 20 times e as vagas sendo distribuídas por ligas (Gales, Irlanda, Escócia e Itália teriam apenas uma vaga garantida, com as demais vagas sendo disputadas no PRO12 entre todos os participantes).

Apesar do apoio da Federação Francesa de Rugby à ERC, a LNR – Ligue National de Rugby, organizadora do Top 14 francês – não se pronunciou ainda se segue apoiando a criação da Rugby Champions Cup junto da PRL – Premiership Rugby Limited, organizadora da Premiership inglesa). A FFR ofereceu nada menos que 2 milhões de euros para cada clube da liga francesa que apoiar a continuidade da Copa Europeia de Rugby, o que poderá fomentar um racha dentro da LNR.

- Continua depois da publicidade -

A Premiership, por outro lado, voltou a reforçar sua posição favorável à criação da Champions Cup, que seria regida pelos clubes, e não pela ERC. Em resposta ao apoio das federações, a PRL publicou em seu site que os trabalhos pela organização da Champions Cup seguem para a temporada 2014-15.