Tempo de leitura: 1 minuto

ARTIGO COM VÍDEO – Nesta quarta-feira, a federação internacional anunciou mais medidas de prevenção sobre o contato com a cabeça nas partidas de rugby, assunto que vem sendo o foco de grandes esforços do World Rugby, por conta dos riscos à saúde e em defesa do bem estar dos atletas.

 

A entidade salientou que a redução de lesões relativas a choques na região da cabeça parte de uma ação sempre conjunta entre atletas, treinadores, árbitros e dirigentes, passando pelos esforços de uma reeducação global sobre o tema.

- Continua depois da publicidade -

 

Como medidas diretas, o World Rugby redefiniu as suas punições para tackles altos, que entrarão em vigor a partir do dia 3 de janeiro, elevando o “tom” da arbitragem, isto é, reforçando o rigor nos seguintes casos:

 

  • Tackle perigoso imprudente: o jogador é considerado autor de um tackle imprudente quando em um tackle, uma tentativa de tackle ou durante uma fase do jogo realiza contato que poderia ter atingido ou atingiu a cabeça do oponente. A sanção poderá se aplicar inclusive em tackles que se iniciaram abaixo da linha dos ombros. A punição mínima será de cartão amarelo;

 

  • Tackle perigoso acidental: o jogador é considerado autor de um tackle acidental quando em um tackle ou durante uma fase do jogo atinge a cabeça do oponente, mesmo se o tackle se inicia abaixo da linha dos ombros. Isso inclui situações nas quais o atleta escorrega no ato do tackle. A punição mínima será de penal.