Tempo de leitura: 6 minutos

 

Rodada eletrizante do Super 10 no último fim de semana, que ainda viu o domínio de Curitiba e Charrua em mais uma etapa nos seus respectivos estaduais femininos.

Super 10

- Continua depois da publicidade -

O Campeonato Brasileiro de Rugby chegou à metade da fase classificatória, e aos poucos, vemos uma definição de quem irá brigar pela classificação e quem irá brigar para não cair. Começando pelo duelo mais esperado da rodada, o Pasteur foi a São José e venceu o atual campeão nacional, impondo aos joseenses a segunda derrota no Super 10, algo sem dúvida incômodo para um time tão acostumado a conquistas, mas que ainda não ameaça as chances de classificação joseenses, uma vez que a equipe se mantém próxima à zona de classificação, na sexta colocação e com jogos contra adversários diretos pela classificação, como SPAC e Bandeirantes, e dois teoricamente mais fáceis, contra o BH e Rio Branco. O São José veio com a mesma formação derrotada pelo Curitiba, e após um início muito forte dos visitantes, conseguiu voltar a brigar pelo resultado nos minutos finais, mas a vitória não veio.  Vitória épica do Pasteur, que segue líder da competição, e abriu uma importante vantagem de oito pontos sobre o Farrapos, quinto colocado, deixando a classificação bem encaminhada. Após um início um pouco irregular, o Pasteur encontrou seu jogo e se firma como um dos favoritos ao título desse ano.

O SPAC foi até Florianópolis, revivendo o duelo da semifinal do Super 10 em 2012, contra o Desterro. Novamente, encontrou um adversário duro, mas teve mais facilidade para vencer os catarinenses, apesar de ainda não contar com sua formação ideal. O Desterro, apesar de possuir um jogo a menos, acumulou sua terceira derrota na competição e se distanciou perigosamente da zona de classificação. O time não vem fazendo apresentações ruins, mas os detalhes estão começando a pesar na campanha catarinense, que encaminha para um adeus precoce.

No clássico paulistano da rodada, o Bandeirantes não deu chances ao Rio Branco, dominando o jogo nos oitenta minutos, com apenas um início desatento no começo da segunda etapa, mas que foi prontamente neutralizado pelo ataque eficiente que tratou de restabelecer a vantagem bandeirantina. Um jogo quente, tanto no clima quanto no ânimo dos atletas, que deram trabalho para o árbitro Bruno Lisbão, que não titubeou em anotar 4 amarelos e 3 expulsões na partida. Sem contar com grandes estrelas, o Band se consolida como um time muito forte fisicamente, dedicado taticamente e que sabe o que quer, coordenado por Diogo Raucci e Valter Sugarava, ambos com seguras atuações. O próximo jogo dos Bandeirantinos será de extrema importância para suas aspirações no campeonato, pois enfrenta o Farrapos, quinto colocado e apenas 3 pontos atrás do time de São Paulo. Já o Rio Branco por sua vez, carece de um conjunto maior e entrosamento. A equipe é muito suscetível às lesões, e possui poucas peças de reposição, o que mina o rendimento físico do clube na etapa final. As duas próximas rodadas serão de vida ou morte para o time, que encara Niterói e BH em sequência, adversários diretos pela permanência na elite nacional.

A exemplo do Band, o Curitiba chegou à sua quarta vitória seguida na competição, e garantiu um lugar na zona de classificação até o momento. O adversário foi o Niterói, mas ao contrário do que a tabela pressupõe, os rubro-negros fizeram um bom jogo e lutaram pela vitória até o final, seguindo o mesmo problema do Rio Branco, que é a falta de renovação em seu plantel. Grael mais uma vez teve tarde inspirada, mas não foi páreo para a juventude dos Touros, com destaque para Lucas Bagé e Stefano Padilla. O Niterói faz jogo crucial para suas pretensões no Super 10 na próxima semana, em seus domínios, contra o Rio Branco, um jogo de resultado imprevisível.

No encerramento da rodada, o Farrapos recebeu o BH Rugby, último colocado e vindo de uma indigesta derrota de 100 a 0 para o Pasteur na rodada anterior. E para azar dos alvinegros, enfrentaram um time ainda mais determinado em sair com uma grande vitória para entrar de vez na briga pela classificação. No final, o Farrapos aplicou um impressionante 104 a 0 sobre os mineiros, que ficam com um preocupante saldo negativo. O mais importante no entanto, é que apesar do que o placar possa deixar entender, os mineiros ofereceram resistência ao time gaúcho, ainda que tenham tido pouquíssimas chances de pontuar. Por isso, é errado pensar no BH como morto no campeonato, somente os duelos contra Niterói e Rio Branco vão decidir o último colocado. O time da serra fez uma exibição de gala para sua numerosa torcida, onde mostrou igual força nos forwards e nos backs, com destaque para a grande atuação do fullback Guilherme Coghetto Para o Farrapos resta uma sequência de duelos contra seus adversários diretos rumo à classificação inédita no Super 10, contra Bandeirantes, SPAC e Curitiba, e a vitória em um torneio tão equilibrado será fundamental.

Veja a classificação e artilharia do Super 10

Campeonato Paulista – Série B

Dois jogos duríssimos marcaram a rodada do Paulista no fim de semana. Jacareí e Poli, líderes da competição, entraram em campo contra adversários de campanha apenas regulares nesse ano, mas que já apresentaram bons resultados no passado contra os mesmos adversários, e quase surpreenderam a todos. Em São Paulo, o Urutu recebeu o Jacareí, e logo no primeiro tempo, anotou três tries. Coube ao time do Vale suar, debaixo de um Sol escaldante, para sair com a vitória, que só foi definida mesmo no final.

A Poli também recebeu o Tornados na capital, e depois de um início relativamente tranquilo, viu o tradicional adversário crescer e ameaçar a vitória do atual bicampeão nos minutos finais, com dois tries anotados em sequência, mas a reação foi tardia. Nesse sábado, Jacareí e Poli se enfrentam no interior, em jogo que pode ser decisivo para a pretensão de ambos no campeonato. No jogo de ida, vitória dos Jacarés, quebrando a invencibilidade da Poli. Na terceira partida da rodada, o Ilhabela não teve dificuldades para bater o Templários, último colocado e pelo que mostrou até agora, sem chances de se recuperar na competição.

Veja a classificação do Paulista B

Campeonato Paulista – Acesso

Na terceira divisão paulista, o São Jorge alcançou mais uma vitória, dessa vez diante do São Bento, e segue tranquilamente na liderança. O grande duelo da rodada ocorreu entre ABC e Tigres, valendo a terceira posição do campeonato, e o time do ABC contrariou o retrospecto e bateu o time da capital, ultrapassando o adversário na tabela. A divisão vai chegando ao final, e a briga pela final só aumenta

 

Campeonato Paulista M18

São Paulo também contou com jogos no Paulista M18, com vitórias dos favoritos. O Pasteur não teve dificuldades para bater o Templários, ao passo que o São José fez uma luta árdua contra o Tornados, evoluindo na competição, mas ainda um degrau abaixo das principais forças do estado. Em São Paulo, o atual campeão SPAC travou um jogo duro contra o União Rugby Alphaville, mas conseguiu manter o jogo mais aberto, fugindo da disputa acirrada entre o pack de forwards, e saiu-se com a vitória.

 

Copa Rio

O segundo torneio mais importante do rio de Janeiro teve sua primeira rodada nesse fim de semana. Unindo times da primeira e segunda divisão, a Copa Rio não teve surpresas, com os times da primeira divisão (Rio, Guanabara e Volta Redonda) vencendo os da segunda, e o triunfo do Cabo Frio, campeão da série B sobre o Resende, que não jogou as divisões estaduais. Na competição desse ano, as equipes foram divididas em dois grupos de quatro times, jogando entre si dentrodos grupos, sendo que os dois melhores se enfrentarão na grande final.