Tempo de leitura: 4 minutos

Campeonato Paulista A

O São José sofreu de novo para bater o Bandeirantes na rodada desse fim de semana da primeira divisão estadual. Em jogo equilibrado, o Bandeirantes usou a força dos seus forwards mas não conseguiu conter o avanço joseense rumo à sexta vitória seguida na competição. Com o ponto extra obtido pela derrota inferior à sete pontos, no entanto, os bandeirantinos chegaram aos 16 pontos e dificilmente serão alcançados pelo SPAC, e devem terminar na terceira posição. O jogo ficou marcado pela demora no atendimento a um jogador do São José, que deve alertar a entidade e clubes para futuras ocorrências. Na partida de fundo, o Pasteur se recuperou da derrota para o São José na rodada anterior e bateu com tranquilidade o ameaçado Rio Branco, mantendo firme perseguição ao time do Vale do Paraíba rumo ao título. Salvo um improvável tropeço de uma das equipes nesse fim de semana, tudo indica que o campeão sairá do confronto direto entre as equipes na última rodada, na casa do São José. O Rio Branco por sua vez, para se garantir na primeira divisão, depende de um torpeço do SPAC nesse fim de semana e precisa vencer o adversário direto no encerramento do estadual.

- Continua depois da publicidade -

Na tabela de pontuadores, temos um novo tryman. É Douglas Andrade do Pasteur, com 6 tries. Tamanha superioridade de Pasteur e São José se refletiu na tabela de artilheiros. A exceção de Valter Sugarava (Bandeirantes), os dez maiores pontuadores são dos líderes do campeonato.

 

Campeonato Paulista B

Com menos da metade do torneio realizado já se nota uma divisão clara entre as equipes que devem lutar pelo título. Em Ilhabela, a Poli foi mais uma vez imbatível e venceu sua quinta partida no campeonato, liderando com vinte e quatro pontos, folga de seis pontos sobre o Jacareí, que assumiu a vice-liderança e oito sobre o Wallys, que possui um jogo a menos e pode subir na tabela. Mais uma vez, os pontos extras fazendo a diferença na tabela. A Poli conquistou nada menos do que quatro pontos em cinco possíveis, o que a deixa na confortável posição atual. O Ilhabela não faz boa campanha e segue na penúltima posição, à frente apenas do Templários, e um jogo a mais do que o União Rugby Alphaville que está à sua frente. Com o retorno de Danilo Taino e Tcheus, que estavam na seleção, talvez a equipe volte a melhorar. Jacareí visitou o Tornados e saiu com uma vitória suada, mas que manteve o time no grupo de cima da tabela. O Tornados, com mais um tropeço, segue na zona intermediária, ao lado do Urutu, mas ainda perigosamente próximos dos últimos colocados.

Na próxima rodada, Poli e Jacareí se enfrentam em um dos duelos mais importantes da rodada.

Campeonato Paulista M18

No M18, o São José venceu o Bandeirantes e somou mais uma vitória na tabela, se aproximando dos líderes, SPAC e Pasteur. No tradicional confronto, o atual campeão M18 perdeu a invencibilidade diante dos franceses, que mantém campanha perfeita e vem mostrando um nível técnico superior aos adversários até o momento. Ainda é cedo dizer que a equipe é favorita para o título, mas os galinhos vem fazendo um bom trabalho até aqui. No complemento da rodada, os novatos do Jacareí venceram sua primeira partida, diante do Tornados, e assumiram a quinta posição.

Campeonato Fluminense A

No Fluminense A, o Guanabara venceu o Volta Redonda e se garantiu na semifinal do estadual contra o Niterói, para ver quem decide o título contra o Rio Rugby. A competição, que ficou com apenas quatro equipes (com a desistência de Campos e Friburgo) ainda não tem formato definido para 2013, se será mantido com seis equipes, ou reduzido.

Campeonato Fluminense B

Na série B, o Vitória conseguiu uma grande vitória sobre o time B do Rio Rugby, e agora empatou com o Cabo Frio, que lidera a segunda divisão (o critério de desempate é o confronto direto). O Itaguaí também passou com facilidade pelo Vila Real e assim se definem os semifinalistas da divisão (Cabo Frio, Vitória, Maxambomba e Itaguaí), restando apenas os confrontos a serem fechados. No duelo mais esperado do fim de semana, o time do litoral fluminense bateu o Maxambomba e se garantiu na primeira posição, deixando o Maxambomba em terceiro.

 

Campeonato Gaúcho B

No Gaúcho B, tudo embolado! O Walkirians devolveu a derrota sofrida diante do Universitário Santa Maria, e empatou com a equipe em nove pontos, acabando com a última invencibilidade do estadual. Melhor para o Centauros, que bateu o Lanceiros e assumiu a liderança isolada da segunda divisão com dez pontos, graças aos pontos extras conquistados em suas duas vitórias. 

 

Campeonato Mineiro A

No Campeonato Mineiro, o Campo Belo sofreu sua quarta derrota na competição e terminou na última posição do grupo B, e agora aguarda a definição do grupo A para saber quem será seu adversário pela nona colocação. Uberlândia e Taurus se enfrentam no encerramento da primeira fase em confronto que vale a vaga na disputa pelo terceiro lugar do campeonato mineiro. O Varginha, líder com quinze pontos, deve confirmar seu favoritismo sobre a equipe B do BH, e fazer mais uma vez a final contra o time principal dos alvinegros da capital, que venceram todas as edições do estadual até hoje. 

No grupo A, a vitória da UFSJ sobre o Inconfidentes deixou o grupo totalmente aberto. Com cinco pontos, a equipe de São João del Rei define sua vaga contra o JF Rugby, último colocado, e tem boas chances de subir na tabela. A UFLA já encerrou sua campanha com oito pontos, em terceiro, e o Inconfidentes enfrenta seu maior desafio, o BHRugby, tentando se garantir na vice liderança.