Tempo de leitura: 2 minutos

alex mckinnon

Em abril, tivemos a seguinte notícia: “a NRL, o Campeonato Australiano de Rugby League, recebeu uma triste notícia na última terça-feira. O promissor forward do Newcastle Knights, Alex McKinnon, de apenas 22 anos, recebeu um tackle triplo – comum no rugby league – contra o Melbourne Storm e, ao ser erguido na jogada por Jordan McLean, foi ao solo com a cabeça e fraturou o pescoço, deixando o campo direto para o hospital. O jogador teve o veredito dos médicos: não voltará mais a andar, ficando tetraplégico. McLean, por sua vez, enfrentará nesta semana o tribunal esportivo, mas a legalidade da jogada deve proteger o atleta de uma punição mais severa. O incidente levou a mídia e o público australiano a debater a possibilidade da proibição tanto do erguimento de uma atleta durante o tackle como do tackle triplo (com 3 homens sobre o jogador de posse da bola), práticas que se tornou comum no esporte. Nesta semana, um destacado advogado esportivo da Austrália entrou com uma ação para que a NRL proiba o tackle triplo”.

Sabemos que o rugby é um esporte de contato e, infelizmente, acidentes podem acontece. O tackle é uma das formas que o adversário tem para parar a jogada e recuperar a posse de bola. O que muitas vezes acontece é que o jogador que está com a bola não sabe de onde ele virá o golpe, sendo assim mais difícil de se proteger.

- Continua depois da publicidade -

No caso relatado foram três tackles, um de cada lado, mas o primeiro foi o mais forte pois foi o que levantou o jogador fazendo-o  virar e cair de cabeça. Se o tackle fosse permitido apenas da cintura para baixo evitaríamos a lesão cervical. 

O importante para o jogador é treinar o corpo para receber e dar o tackle, fazer isso durante o treino e com exercícios de fortalecimento, propriocepção entre outros. O jogador que dá o tackle precisa saber exatamente como deve ser feito para ele e o outro jogador não sofrerem lesão e o atleta que esta recebendo o tackle não tentar ir contra, pois isso pode causar ou piorar a lesão.

Acidentes acontecem em todo esporte. O importante é o preparo que jogador e equipe têm para saber como lidar com cada situação.

Os jogadores, além dos treinos, precisam ter uma saúde equilibrada e preparar o corpo para a atividade e o time precisa ter uma equipe de saúde para orientar os jogadores, esse conjunto ajuda a diminuir as lesões.

Escrito por: Juliana Piva – Associação Brasileira de Quiropraxia