Tempo de leitura: 3 minutos

Kia Ora amigos do Portal do Rugby, nesse post trago mais fotos, informações e novidades sobre os últimos acontecimentos direto aqui da terra do rugby.

 

- Continua depois da publicidade -

Veja as fotos da viagem de Augusto pela Nova Zelândia

 

No final de semana passado passei o sábado acompanhando os jogos que aconteceram nas dependências do clube onde estou jogando, e foi um belo dia de sábado. Acompanhei os jogos durante todo o dia, e foi gratificante ver tantas crianças praticando rugby desde muito novos, aqui no Kaiapoi RFC elas começam no M6 geralmente entre 5 e 6 anos.

 A competição que estou participando é a North Canterbury. No final de semana passado aconteceram no clube jogos das categorias M11 e M13, da equipe feminina de Burnside-Kaiapoi X West Melton  onde em um disputado jogo as meninas de Kaiapoi venceram por 17 a 15 e os meus companheiros de time venceram por 41 X 7 o Ohoka.  

Os pais estão presentes na torcida, bandeirando, como treinadores, levando água, voluntários dentro do clube de alguma forma, pois o Rugby no clube é o início do aprendizado para os pequenos atletas e o apoio e presença dos pais é fundamental e são poucos os casos em que isso ocorre no Brasil. Notem que não estou falando em simplesmente ir assistir, mas sim estar presente de alguma forma, ajudando para que o filho cresça no esporte e o esporte cresça com as crianças. Os neozelandeses são extremamente ativos na vida do filho e dentro do esporte.

 Eu fico muito feliz em poder ver e sentir isso de perto. Depois, esses garotos passam a jogar representando a escola e quando atingem determinada idade, se eles estiverem na equipe principal da escola terão de escolher entre jogar pelo clube ou pelo time da escola porque os jogos de ambas competições acontecem no mesmo dia. O mais interessante é que o Rugby acaba sendo também um método de escolha das escolas sendo que se a escola tem um bom time de Rugby significa que é uma boa e grande escola.

Outra coisa que me chama bastante a atenção aqui é que muitas meninas jogam junto com os meninos, pois até determinada idade eles costumam colocar meninos e meninas jogando juntos nos clubes por não terem garotas suficientes para formar equipes. Uma curiosidade é que ainda não faz parte da cultura deles ter meninas tão jovens formando equipes e participando de competições, portanto quando elas atingem a faixa de 13 anos começam a jogar nas equipes das escolas onde jogam até terminarem os estudos e estarão mais maduras fisicamente para jogar nas equipes femininas dos clubes, pois no Rugby feminino de clubes não há separação por categoria.

Neste sábado fiz mais uma partida contra a equipe de Saracens pela North Canterbury, um jogo bem duro e com muita rivalidade por serem cidades vizinhas. Entrei na ponta no final dos primeiros 40 minutos e recebi muitos chutes dos backs adversários que investiram em um jogo bem básico na linha e muitos chutes na ponta durante toda a partida. No final eles venceram porque fizeram um jogo bem básico que funcionou muito bem, e nós acabamos nos perdendo porque não jogávamos juntos e os tackles estavam muito ruins, então foi no meio da linha que encontraram o caminho para os tries e levaram essa.

Não posso deixar de falar sobre um embaraçoso momento que passei no sábado com meus companheiros de equipe após o jogo. Eles têm como tradição usar “JOCKEYS” após o jogo, que é uma marca conhecida de cuecas, e cada jogador tem um irmão de time que tem que usar uma cueca idêntica e aquele que não estiver usando a famosa cueca após o jogo tem de ficar nu na frente de todos e cantar a canção do clube. Por uma grande falta de atenção eu esqueci a minha e aí nem preciso contar que eu e meu “irmão” tivemos que fazer.

Foi um final de semana proveitoso onde fui assistir Crusaders X Chiefs na sexta, joguei no meu clube no sábado e terminei a noite em um bar lotado assistindo Wallabies X Lions. Acho que é Rugby demais para um brasileiro e cada vez assisto e aprendo mais. Notei que as pessoas aqui também são fanáticas por Rugby League, o que defino como algo entre o nosso Union e o Touch, muito divertido de se assistir.

Espero que tenham gostado e no próximo eu vou trazer o início das gravações que estou fazendo aqui e muitas outras coisas sobre essa fantástica terra que estou conhecendo e levando para vocês com muita felicidade.

Abraços Guto.