Munster produz virada histórica sobre o Clermont. Foto: Munster Rugby

Tempo de leitura: 4 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – Antes das festas de fim de ano, o rugby europeu viveu rodada quente da sua mais importante copa de clubes, a Heineken Champions Cup. Munster, Leinster, Racing, Bordeaux e Wasps alcançaram suas segundas vitórias dentro de campo e foram os destaques.

A rodada foi reduzida dado o cancelamento de 4 jogos por conta da COVID-19. Toulouse, Lyon, La Rochelle e Scarlets se beneficiaram dos jogos adiados, garantindo vitórias por 28 x 00 sobre, respectivamente, Exeter Chiefs (o atual campeão, que só teve a lamentar), Glasgow, Bath e Toulon.

Na sexta-feira, o único jogo realizado opôs Wasps e Montpellier, com os ingleses batendo os franceses por 33 x 14 para alcançar sua segunda vitória no certame. O oitavo Alfie Barbeary foi destaque dos Wasps com 2 tries, ao passo que Gaskell, Odogwu e Atkinson cravaram os seus tries também. A segunda derrota praticamente acaba com as pretensões do Montpellier.

O sábado começou com o Leinster recebendo e derrotando o Northampton Saints por 35 x 19. O gigante irlandês teve um início perfeito com tries de Murphy e Healy, mas viu os ingleses marcarem dois tries e flertarem com a vitória. Antes da pausa, Dave Kearney cravou try crucial para o Leinster, que abriu a segunda etapa com try de Gibson-Park. Isiekwe respondeu de imediato para os Saints com o terceiro try, mas o Leinster soube controlar o fim do jogo parta assegurar o triunfo.

Já o Bordeaux não teve problema algum para colocar 47 x 08 sobre os Dragons. Jogo de 7 tries para os franceses, que tiveram o argentino Santiago Cordero brilhando com 3 tries (hat-trick!).

Com os placares, Wasps, Leinster e Bordeaux dominam o Grupo A, que ainda foi fechado com os escoceses do Edinburgh conquistando vitória crucial fora de casa sobre os ingleses do Sale Sharks, que são a decepção da largada da Champions Cup. 16 x 15, de virada. Os Sharks fizeram 2 tries em questão de 16 minutos, com Solomona e Van Rensburg. Porém, Van der Walt manteve o Edinbirgh no páreo com penais e, no segundo tempo, Mark Bennett marcou o try crucial para os escoceses. A virada veio aos 70′, com penal de Van der Walt.

O grande jogo da rodada foi na França, com o Clermont recebendo os irlandeses do Munster. Tudo parecia levar a uma vitória maiúscula do Clermont, que chegou a abrir 28 x 09, com tries de Raka, Penaud e Fourcade. O Munster capitalizou na indisciplina francesa e, após Hanrahan chutar 3 penais, Haley marcou o try que levou o jogo ao intervalo com o Munster vivo, perdendo por apenas 28 x 14. O Clermont simplesmente desmontou na segunda etapa, com Hanrahan chutando mais 3 penais que permitiram a virada quando, aos 69′, Stander cravou o segundo try irlandês, aproveitando cartão amarelo contra o Clermont. O Munster foi perfeito, aproveitou o nocaute, e O’Byrne fez o try da vitória por 39 x 31.

Se Munster e Leinster festejaram, quem só lamentou na Irlanda foi o Ulster, que vai vendo o fantasma da eliminação após nova derrota, agora por 38 x 34 na Inglaterra contra o Gloucester, que ganhou fôlego novo. A vitória foi épica, como a do Munster, com a virada saindo no apagar das luzes, com try já com o tempo esgotado de Barton. Jogo de 3 amarelos contra o Ulster, que lhe custaram muito.

No domingo, o atual vice campeão europeu, o Racing, da França, voou baixo e venceu fora de casa os ingleses do Harlequins por acachapantes 49 x 07. Vitória maiúscula de 7 tries, com nada menos que 5 no segundo tempo avassalador, que praticamente eliminou o time de Londres.

Por fim, fechando a rodada, o Bristol Bears se reergueu ao vencer fora de casa os irlandeses do Connacht por 27 x 18. Os ingleses conquistaram o precioso bônus aos 71′ com try de Lloyd e voltaram a sonhar com classificação. O penal de Sheedy, aos 78′, negou ao Connacht o bônus defensivo.

A 3ª rodada será nos dias 15, 16 e 17 de janeiro de 2021.

- Continua depois da publicidade -

 

Heineken Champions Cup – Copa Europeia de Clubes

Scarlets 28 x 00 Toulon – CANCELADO

Wasps 33 x 14 Montpellier

Glasgow 00 x 28 Lyon – CANCELADO

Leinster 35 x 19 Northampton Saints

La Rochelle 28 x 00 Bath – CANCELADO

Gloucester 38 x 34 Ulster

Clermont 31 x 39 Munster

Bordeaux 47 x 08 Dragons

Sale Sharks 15 x 16 Edinburgh

Harlequins 07 x 49 Racing

Toulouse 28 x 00 Exeter Chiefs – CANCELADO

Connacht 17 x 28 Bristol Bears

 ClubeCidadePaísJogosPontosOponentes 
Grupo A
LeinsterLeinsterDublin210MontpellierNorthampton
WaspsCoventry210DragonsMontpellier
BordeauxBordeaux29DragonsNorthampton
La RochelleLa Rochelle29BathEdinburgh
ScarletsLlanelli29BathToulon
EdinburghEdimburgo25La RochelleSale
ToulonToulon24SaleScarlets
Sale SharksManchester (região)21EdinburghToulon
Northampton SaintsNorthampton 21BordeauxLeinster
BathBath21La RochelleScarlets
Montpellier logo novo copyMontpellierMontpellier20LeinsterWasps
DragonsNewport20BordeauxWasps
Grupo B
LyonLyon210GlasgowGloucester
RacingParis (região)210ConnachtHarlequins
ToulouseToulouse210ExeterUlster
MunsterLimerick28ClermontHarlequins
ClermontClermont-Ferrand26BristolMunster
Bristol BearsBristol26ClermontConnacht
Exeter ChiefsExeter25GlasgowToulouse
GloucesterGloucester25LyonUlster
Ulster copiarUlsterBelfast23GloucesterToulouse
ConnachtGalway21BristolRacing
HarlequinsLondres20MunsterRacing
Glasgow WarriorsGlasgow20ExeterLyon
Cada equipe enfrenta 2 oponentes em ida e volta na 1ª fase:

- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;

- 1º ao 8º colocados de cada grupo = Avançam às Oitavas de Final da Champions Cup (a confirmar);