Foto: Leinster Rugby

Tempo de leitura: 3 minutos

ARTIGO COM VÍDEO – Com duas rodadas de antecedência, o PRO14 já conhece seus dois finalistas. A liga de Irlanda, Gales, Escócia e Itália chegou à 14ª rodada (de um total de 16) com dois clássicos irlandeses decisivos. Leinster e Munster despacharam Ulster e Connacht e garantiram matematicamente a primeira colocação de cada conferência. No atual formato de disputas, apenas os campeões de cada conferência irão à final e, com isso, a liga já se prepara para a finalíssima entre os dois rivais no dia 27 de março, em Dublin.

Leinster e Munster não fazem uma final desde 2011, data do último título do Munster. Desde então, o Leinster venceu 5 títulos do PRO14, incluindo os 3 últimos, indo agora em busca de seu 4º consecutivo.

Neste fim de semana, pela Conferência B, Munster e Connacht abriram a rodada duelando pela classificação. O Connacht, vice líder, precisava vencer na casa do Munster e flertou com o feito, mas acabou derrotado por 20 x 17. Matt Healy fez o primeiro try dos visitantes logo aos 4′, mas Cronin respondeu com try para o Munster aos 22′ e o fullback Haley garantiu o precioso segundo try dos donos da casa aos 57′, em lindo contra-ataque. No entanto, Boyle deu a resposta com try do empate para o Connacht aos 62′, aproveitando amarelo contra o Munster. Contudo, aos 68′, Carbery chutou o penal decisivo que deu a frente ao Munster. Os minutos finais foram tensos, mas o Connacht não conseguiu a virada.

Em Belfast, o Ulster, vice líder da Conferência A, recebeu o líder Leinster e só a vitória salvaria o Ulster. O jogo foi de muito atrito e cartões para os dois lados e quem emergiu vitorioso foi o Leinster: 38 x 19 impressionantes. O cartão vermelho a Warwick, aos 30′, deixou o Ulster em desvantagem, que se provou determinante. Foram 5 tries a 3 para o Leinster, com Bent, Van der Flier, Byrne, Ruddock e Sheehan cruzando o in-goal para o time de Dublin.

As 3 primeiras colocações de cada grupo valem vagas na próxima edição da Heineken Champions Cup europeia e a situação da Conferência A está ainda em aberto por conta da derrota de sábado do terceiro colocado Ospreys contra o agora quinto colocado Dragons, em dérbi galês. Os Dragons venceram fora de casa por cruciais 31 x 20 e reduziram a diferença para os Ospreys para 11 pontos, mas com um jogo a menos disputado (isto é, com os Dragons tendo 15 pontos a disputar ainda). Foram 5 tries para os Dragons, com Wanwright abrindo o placar. Os pontas Jonah Holmes e Ashton Hewitt acabaram sendo os nomes do jogo com 2 tries cada.

- Continua depois da publicidade -

Com também um jogo a menos que os Ospreys e com 10 pontos a menos estão os escoceses do Glasgow Warriors, que conquistaram importantíssima vitória na Itália sobre o Zebre, que despencou para a lanterna da chave. 31 x 20 no placar, com Gordon e Grigg marcando os tries cruciais na reta final do jogo.

Dragons

O jogo que seria entre Edinburgh e Benetton foi adiado por conta de caso de COVID-19 no time italiano.

Guinness PRO14 – Liga de Irlanda, Gales, Escócia e Itália

Munster 20 x 17 Connacht

Zebre 20 x 31 Glasgow

Ospreys 20 x 31 Dragons

Ulster 19 x 38 Leinster

Edinburgh x Benetton – adiado

 ClubePaísCidadeJogosPontos
Conferência A
LeinsterLeinsterIrlandaDublin1671
Ulster copy copyUlsterIrlandaBelfast1664
OspreysGalesSwansea1636
Glasgow WarriorsEscóciaGlasgow1630
DragonsGalesNewport1629
ZebreItáliaParma1617
Conferência B
Munster copyMunsterIrlandaLimerick/Cork1664
ConnachtIrlandaGalway1645
ScarletsGalesLlanelli1639
Cardiff BluesGalesCardiff1636
EdinburghEscóciaEdimburgo1629
Benetton TrevisoItáliaTreviso167
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por 7 pontos ou menos de diferença = 1 pontos extra;

- 1º colocado de cada conferência = Grande Final
- 4 primeiros colocados de cada conferência = classificação à Heineken Champions Cup europeia;