Tempo de leitura: 3 minutos

Começou no último dia 16 o Campeonato Russo de Rugby, que atrai as atenções pelo fato de todos os seus 8 times participantes operarem no regime totalmente profissional. Entre os jogadores recém-contratados pelos russos estão alguns neozelandeses, com passagem por equipes da Air New Zealand Cup.

Após garantir classificação para a Copa do Mundo de Rugby de 2011 e se tornar a sede da Copa do Mundo de Sevens de 2013, os russos deram mais um passo para se tornarem personagens mais importantes no teatro do rugby mundial.

Apenas uma partida foi disputada neste final de semana, com a vitória do atual campeão VVA-Podmoskovye, de Monino (subúrbio de Moscou) sobre o Imperia-Dynamo de Penza, por 52 x 0, na abertura do campeonato. O time do VVA é o segundo maior campeão russo, tendo vencido seis dos últimos sete campeonatos nacionais. No total, o time de Monino conta com sete títulos russos. O maior campeão é o Krasny Yar, da cidade siberiana de Krasnoyarsk, a capital russa do rugby, com oito conquistas. O terceiro maior vencedor é o rival de cidade do Krasny Yar, o Yenisei-STM.

- Continua depois da publicidade -

A dominação recente do VVA o colocou como o principal fornecedor de jogadores à seleção russa, e como o clube mais rico do país, tendo disputado, recentemente, amistosos na Inglaterra. O time está prestes a terminar a construção de seu estádio, com capacidade para 12,500 torcedores, exclusivo para a prática do rugby. Além do VVA, a Grande Moscou também conta com outras três equipes: o Slava e o Fili, cujos estádios serão usados no Troféu Mundial Juvenil de 2010, e o Spartak Moscou, clube de futebol mais popular do país, que conta com um departamento profissional de rugby.

No último dia 9/5, o VVA-Podmoskovye se sagrou campeão da Copa da Rússia, ao bater o Yenisei-STM, de Krasnoyarsk, por 36 x 3.

A edição de 2010 do Campeonato Russo será disputada de maio a setembro. Os quatro primeiros colocados avançarão às semifinais. Os organizadores esperam expandir a competição para 12 clubes nos próximos anos, bem como ter seus times participando em competições internacionais de expressão.

Campeonato Russo 2010, equipes:

VVA-Podmoskovye

Cidade: Monino (subúrbio de Moscou)

Krasny Yar

Cidade: Krasnoyarsk (terceira maior cidade da Sibéria, com quase 1 milhão de habitantes)

Yenisei-STM

Cidade: Krasnoyarsk

Slava Moskva

Cidade: Moscou

Imperia-Dynamo

Cidade: Penza (na região dos Urais)

Novokuznetsk

Cidade: Novokuznetsk (na Sibéria)

Fili Moskva

Cidade: Moscou

Spartak Moskva

Cidade: Moscou

Por que tais informações sobre o Campeonato Russo é importante para o público brasileiro? O rugby sempre foi um esporte desconhecido na Rússia, e o crescimento do país na última década é assombroso. Todo esse desenvolvimento pode servir de inspiração para o nosso rugby. De país coadjuvante e desconhecido no cenário mundial, a Rússia profissionalizou seu rugby, trouxe atletas estrangeiros para seu campeonato, melhorou sua seleção e se classificou ineditamente para a Copa do Mundo. E mais, ganhou o direito de sediar o Troféu Mundial Juvenil e, agora, a Copa do Mundo de Sevens, contando com infra-estrutura específica para a prática do rugby.