Tempo de leitura: 4 minutos

A Mauá, perdeu para seus colegas de engenharia, o Mackenzie, o título da segunda divisão do Campeonato Paulista Universitário em 2009. Neste ano, um dos adversários diretos pelo título também vem do Mackenzie, mas do curso de Direito, e a estreia foi logo contra os futuros advogados, que saíram derrotados no fim da partida, em um jogaço.

Mauá e Direito Mack entraram em campo sabendo que enfrentariam um forte concorrente ao título, e que a vitória seria fundamental sobre um concorrente direto. A Mauá, mostrou desde o começo da partida quais seriam as suas armas para o duelo contra o Direito Mack: a força do seu jogo de forwards, mesmo tendo do outro lado, jogadores à altura, tanto tecnicamente quanto fisicamente.

- Continua depois da publicidade -

E foi justamente assim que a Mauá abriu vantagem, logo no início. Após uma série de passes rápidos na linha, Flávio Chauhy recebeu a bola e encarou a marcação adversária, e, mesmo segurado por 2 adversários, conseguiu juntar forças para apoiar no ingoal. Com um pouco de dificuldades para encaixar seu jogo, o Direito não conseguiu chances efetivas na primeira metade do primeiro tempo, e viu a Mauá chegar com perigo em mais 2 ocasiões, sempre com os forwards, aproveitando os penais cedidos pela equipe adversária. Em uma delas, um knock on no momento exato de apoiar a bola deixou a torcida do Direito Mack aliviada.

Mas foi por pouco tempo, pois a Mauá, depois de muito insistir, chegou ao seu segundo try, novamente com Flávio, novamente na base da força, ao atravessar os forwards do Direito e apoiar no ingoal. A conversão de Lucas de Castro ampliou para 12 pontos a vantagem.

Cientes de que deveriam tirar essa vantagem o quanto antes, o Direito passou a pressionar mais, utilizando principalmente Rodrigo Pucci nas fases, permitindo a equipe ganhar terreno com frequência. Em uma das fases, Marcos Correa, presença constante entre os pontuadores do Pasteur, marcou o seu primeiro try do dia, após enxergar um espaço pelo lado cego em um ruck e correr pela lateral esquerda do campo até o ingoal adversário, praticamente sem oposição.

A Mauá reduziu demais a intensidade dos seus ataques, e deixou espaço para o Direito atacar e buscar a igualdade, mas o primeiro tempo se encerrou com vantagem para os engenheiros.

No segundo tempo, o Direito seguiu pressionando, mas a Mauá se defendeu muito bem e impediu o adversário de passar à frente no marcador. Assim, Zappa utilizou um penal para reduzir a vantagem adversária para apenas 2 pontos, que poderia ser facilmente revertida com um drop goal ou penal. Mesmo ameaçada, a Mauá deu sinais de cansaço e assumiu de vez uma postura mais defensiva, realizando ataques com pouca efetividade, e viu o Direito perder uma chance incrível para virar o placar, com um penal desperdiçado por Zappa quase de frente para os paus.  

Mas o Direito Mack finalmente conseguiu mais um try, novamente com Marcos, após muita pressão sobre a defesa da Mauá que se segurou como pôde, mas cedeu à mais uma iniciativa do centro, que chamou a responsabilidade e superou 3 marcadores para colocar sua equipe à frente, por  apenas 3 pontos, faltando pouco mais de 10 minutos para o fim. Com a necessidade de correr atrás do prejuízo, a linha da Mauá passou a atacar mais, comandados por Kiko e com boas tentativas de Shirosawa e do half Rafaelle Checchi. O try da vitória coube à Lucas de Castro, após passe rápido na linha que deixou o ponta, mesmo sob pressão, em condições de anotar mais 5 pontos.

No final, a Mauá se defendeu de todas as iniciativas do Direito Mack até o fim do jogo, e na última bola, viram Marcos Correa desperdiçar um drop goal que passou à esquerda dos paus, decretando a vitória do time verde e preto, em uma partida decidida nos detalhes e com emoção até o fim, digno de duas equipes que se respeitaram e mostraram ter potencial para subir rumo à primeira divisão.

Destaques da partida: responsáveis pelos tries de suas equipes, tanto Flávio Chauhy da Mauá quanto Marcos Correa do Direito Mack, se destacaram dentro de um grupo de jogadores com muita qualidade, mas fizeram a diferença ao anotar pontos em momentos importantes da partida e sempre levarem perigo ao ingoal adversário.

CPUR B 2010 - maua X direitomack

CPUR B 2010 – Mauá X Direito Mack