Tempo de leitura: 3 minutos

Com vitórias sobre Munster e Glasgow Warriors, respectivamente, Leinster e Ospreys avançaram à finalíssima da edição 2009-10 da Magners League, que marca o retorno do mata-mata final à competição.Confira como foi o superclássico irlandês e o duelo País de Gales-Escócia das semifinais.

Jogando no Liberty Stadium, em Swansea, País de Gales, os Ospreys, donos da segunda melhor campanha da temporada, receberão o Glasgow Warriors, da Escócia. Com uma grande partida de Shane Williams, os Ospreys garantiram a vitória. O ponta anotou o primeiro try dos galeses, logo aos 9′, sendo os únicos pontos anotados na primeira etapa. O segundo tempo teve início com os escoceses reagindo de forma contundente, com um try anotado aos 42′, com Fergus Thomson. Mas a reação parou por ai. Aos 51′, os Ospreys abriram frente, com um penal. E aos 54′, James Hook anotou o segundo try galês, que foi sucedido por um penal bem chutado por Dan Biggar. Vitória dos Ospreys, 20 x 5!

A manchete dos Ospreys desta semana, contudo, foi extra-campo. A equipe recebeu uma multa de 100,000 libras e começará a próxima Magners League om quatro pontos a menos por conta de ter adiado, de forma irregular, sua partida contra o Ulster, na fase de pontos corridos da presente edição do campeonato celta.

- Continua depois da publicidade -

No duelo entre as duas potências irlandesas, o Leinster levou a melhor, mais uma vez, sobre seu eterno rival Munster. Com casa cheia na Royal Dublin Society, de Dublin, em um partida que foi, como sempre, muito movimentado e jogada com muito vibração pelos dois lados. Mas o dia era azul. O jogo começou muito tenso, com Horgan levando um amarelo logo aos 13′, desfalcando o Leinster logo no início de um jogo capital. Mas o Munster não soube aproveitar. Logo após a  exclusão temporária de Horgan, os vermelhos cometeram um penal, que pertiu a Sexton abriu a contagem. O’Gara respondeu, com um penal, quando o Leinster já tinha quinze homens em campo. Aos 41, O’Gara chutou um drop goal que poderia ter inspirado sua equipe ao triunfo. Mas não foi suficiente. Três minutos depois, Kearney fez grande corrida para anotar o único try da partida. Para completar, Heaslip esteve impossível em campo. O oitavo do Leinster foi o homem do jogo, e comandou seu time à vitória. Com uma defesa sólida e um line-out superior, os leões de Dublin conseguiram suportar os momentos mais incisivos do Munster e manter a vantagem no placar. Depois do drop de O’Gara, no primeiro minuto da segunda etapa, o Red Army foi incapaz de anotar um pontinho sequer, e encerrou a temporada sem título algum. 16 x 6, para o Leinster.

A finalíssima será disputada no estádio da Royal Dublin Society, no dia 23/5, e marcará o retorno do sistema de semifinais e final à Liga Celta. A última vez que o torneio foi encerrado por um mata-mara decisivo foi na temporada 2004-05, quando o Munster derrotou os Scarlets na final.

Resultados:

Ospreys 20 x 5 Glasgow Warriors, em Swansea, País de Gales

Leinster 16 x 6 Munster, em Dublin, Irlanda

Final:

Dia 29/5: Leinster x Ospreys, em Dublin, Irlanda

Leinster_rugby_badgeversusospreys