asian5nations

Tempo de leitura: 6 minutos

O Japão praticamente garantiu sua vaga na Copa do Mundo de Rugby de 2011, com uma vitoria avassaladora sobre o Cazaquistão, em jogo também válido pelo Asian 5 Nations (5 Nações Asiático). O Golfo Árabe, a seleção dos países árabes às magens do Golfo Pérsico, venceu a Coréia do Sul e quase rebaixou o adversário, antiga segunda força do continente. O dia também foi de estréia no cenário internacional. O Líbano realizou a primeira partida da história de sua seleção, jogando contra a Jordânia. Pela 3ª Divisão B do Europeu de Nações, a Eslovênia venceu a Dinamarca e está quase promovida.

O fim de semana também foi de jogos de ida das seminifinais do Campeonato Italiano, o Super 10;  e de mata-mata decisivo na 2ª Divisão Francesa, a Pro D2, com a classificação de La Rochelle e Lyon para decidir um lugar no próximo Top 14.

- Continua depois da publicidade -

Valendo um lugar no Copa do Mundo de Rugby, o Japão recebeu o Cazaquistão, em jogo que, originalmente, era para ser no Cazaquistão. A transferência de sede beneficiou o Japão em sua luta por um lugar no Mundial.  Claro que a superiodade nipônica é evidente no continente asiático, e o título do Top 5 do 5 Nações Asiático é questão de tempo. Ainda que com reduzidas chances, os cazaques continuam no páreo pelo segundo lugar na Ásia, que confere à seleção uma segunda chance de classificação. O vice-campeão asiático disputa uma repescagem contra o Uruguai, valendo a vaga no confronto decisivo da Repescagem Mundial, que dá ao vencedor uma vaga na Copa do Mundo.

Quem tem melhores chances de conseguir tal posto é Hong Kong, que não jogou nesta rodada. Os dragões jogarão a última partida contra o Japão e, apesar da derrota certa, apostarão em um insucesso do Cazaquistão contra a Coréia do Sul, até 2009 considerada a segunda força do continente. Os coreanos necessitam de qualquer maneira da vitória na última rodada para se safar do rebaixamento, uma vez que foram derrotados pelo Golfo Árabe, em Dubai. Até então, o time árabe era tido como a principal aposta para o descenso. O jogo foi o último da história da seleção do Golfo Árabe, já que, a partir das próximas competições, cada país árabe deverá ter a sua própria seleção, com os pontos do ranking mundial sendo dados aos Emirados Árabes Unidos. Sobre o rugby do Oriente Médio, destaque para a seleção do Líbano, que fez sua estréia em partidas internacionais, derrotando a Jordânia, em amistoso.

Pela 3ª Divisão B do Europeu de Nações, a Eslovênia deu um passo crucial para ser promovida à 3ª Divisão A. O time da ex-Iugoslávia derrotou a Dinamarca, equipe que ainda tinha chances de título, por 14 x 12, em partida muito parelha. Os eslovenos subiram para o segundo lugar, um ponto atrás da Hungria, que vacilou. Os magiares podiam ter conquistado o título nesta rodada, mas foram derrotados pela lanterna Áustria, no duelo do antigo Império Austro-Húngaro. Melhor para a Eslovênia, que agora só precisam de um empate contra a Noruega, fora de casa, para obter a promoção.

Na Itália, as atenções se voltaram para as partidas de ida das semifinais da edição final do Super 10. Em Padova, Petrarca e Benetton fizeram o clássico vêneto das semifinais. A região nordeste da Itália, antiga república comandada por Veneza, vem, historicamente, dominando o rugby italiano, e esta edição foi prova disso: 3 equipes vênetas nas semifinais. O duelo entre elas só não foi melhor pela evidente superioridade do Benetton Treviso, indiscutivelmente o melhor time da Itália, de malas prontas para jogar a Magners League da próxima temporada. A vitória, fora de casa, por 28 x 16, praticamente selou sua classificação à final, já que poucos imaginam que o Petrarca vencerá fora de casa descontando a vantagem obtida pelo Treviso na ida.

Na outra partida, muito mais parelha, o Viadana recebeu o Rovigo, em duelo de duas equipes que encerraram a fase de pontos corridos em igualdade de pontos.As duas equipes estiveram a todo o momento próximas no placar, mantendo, ao longo da maior parte do tempo, uma diferença de ao menos 3 pontos. Apenas no fim da partida, tomando a frente no placar, o Viadana conseguiu maior vantagem. Entrando nos acréscimos com as duas equipes podendo vencer, os lombardos conseguiram os pontos cruciais, vencendo o jogo por 25 x 16. Uma preciosa vantagem para o Viadana, em uma disputa de duas equipes tão iguais.

Finalmente, na França, a 2ª Divisão profissional, a Pro D2, teve seus finalistas decididos. Após o fim da temporada regular, com o Agen se sagrando campeão e garantindo sua vaga no próximo Top 14, quatro equipes se qualificaram para o mata-mata decisivo, que apurará a segunda equipe promovida à elite do rugby francês. No sábado, o La Rochelle derrotou o Oyonnax em uma partida mais do que sofrida. 6 x 3 foi o placar! No detalhe. Festa em La Rochelle, que há muito não vê os Maritimes com reais chances de voltar à cena nacional. No domingo, o Lyon Olympique Universitaire bateu o Pau, por 26 x 13, e avançou à decisão. Outro time que há muito não joga entre os grandes, o Lyon havia, no discutido, no início da temporada, uma fusão com o quase falido Bourgoin, que o devolveria à elite. Desde já, a promoção ao Top 14, seja do L.O.U., seja do La Rochelle, será de grande proveito para o rugby do país.

Amistoso Internacional

Jordânia 8 x 27 Líbano, em Dubai, Emirados Árabes Unidos

asian5nationsrwc_2011

Eliminatória para a Copa do Mundo de Rugby de 2011 / Asian 5 Nations – Top 5 – 5 Nações Europeu

Japão 101 x 7 Cazaquistão, em Tóquio, Japão

Golfo Árabe (Seleção Árabe) 21 x 19 Coréia do Sul, em Dubai, Emirados Árabes Unidos

Tabela - A5N 2010

fira-aer

European Nations Cup 3 B – 3ª Divisão B do Europeu de Nações

Eslovênia 14 x 12 Dinamarca, em Ljubljana, Eslovênia

Áustria 19 x 17 Hungria, em Viena, Áustria

Tabela - ENC 3B 2008-10

Super_10_Logo

Super 10 – Campeonato Italiano

Semifinais:

Petrarca Padova 16 x 28 Benetton Treviso, em Padova

Viadana 25 x 16 Rovigo, em Viadana

pro d2 logo

Pro D2 – 2ª Divisão do Campeonato Francês

Mata-mata final:

La Rochelle 6 x 3 Oyonnax, em La Rochelle

Lyon O.U. 26 x 13 Pau, em Lyon

Decisão:

Dia 23/5: Lyon O.U. x La Rochelle, em Brive