Tempo de leitura: 5 minutos

Com vitórias sobre Toulouse e Toulon, Perpignan e Clermont farão a finalíssima do Campeonato Francês! Jogando em Montpellier, o atual campeão Perpignan derrotou o todo-poderoso Toulouse, finalista europeu, por 21 x 13, e disputará o título contra contra o Clermont, atual tri-vice do Top 14. Jogando em Saint-Étienne, o time da Auvérnia derrotou o Toulon em partida histórica. Um verdadeiro drama, que só chegou ao final no segundo tempo da prorrogação, com a vitória clermontois, por 35 x 29. Umaga, Wilkinson, Contepomi & cia. voltaram para casa com uma amarga eliminação, após encerrar a fase de pontos corridos na vice-liderança.

Perpignan x Clermont, em Paris, no dia 29/5, será a reedição da última final, quando os catalães de Perpignan venceram por 22 x 13, e proporcionaram ao Clermont um incrível marca de 3 finais consecutivas perdidas. O Perpignan irá atrás de seu 8º título do Campeonato Francês, enquanto o Clermont buscará a inédita conquista. Emoção garantida no Stade de France!

Jogando em Montpellier, no Stade de la Mosson, o atual campeão Perpignan, enfrentou o maior campeão do país, o Toulouse, finalista da atual edição da H Cup (Heineken Cup). Fazendo muitas alterações na equipe, e entrando em campo com um time que poderia ser chamado de reserva, o Toulouse começou mostrando que tem capacidade de enfrentar qualquer equipe sobre qualquer circunstância. Aos 8′, Bezy, half-scrum do Stade (Toulousain), após boa jogada de Fritz, Poitrenaud e Skrela. Conversão bem-sucedida de Skrela, e 7 x 0 para os rouge et noire!  No minuto seguinte começou aquela que viria a ser a tônica do jogo. Penal cometido pelo Toulouse, e chute certeiro sobre os paus por Jérome Porical, full-back catalão. 7 x 3. Aos 17′, Porical anotou mais um penal, prontamente respondido por Skrela, aos 19′, que manteve a ponta occitana no placar. Aos 22′, após colapso do scrum, o árbitro anota penal para o USAP, bem cobrado, novamente pelo full-back impecável. 10 x 9, e assim terminou o primeiro tempo. Mesmo com vantagem no placar, o Toulouse mostrou deficiências no seus forwards, que, cometendo muitos penais, mostrou ser o ponto mais fraco do Toulouse na partida. E foi. Na segunda etapa, o jogo equilibrado passou a ser dominado pelo Perpignan, crescendo na partida. O scrum toulousain voltou a cometer os indesejáveis penais. Porical, em esplêndido dia, tratou de punir o Toulouse com penais convertidos, virando a partida logo no início do segundo tempo. Aos 73′, a pá de cal foi dada. Após cometer o 13º penal na partida, dessa vez por má conduta Dusautoir, a vierge rouge (antigo apelido do Toulouse) teve sua eliminação consumada. Porical converteu seu sétimo penal na partida, 21 x 13 para os catalães! USAP na final, pelo segundo ano consecutivo, em busca do 8º título do Campeonato Francês de sua história.

- Continua depois da publicidade -

Em Saint-Étienne, no Stafe Geoffroy-Guichard, Toulon e Clermont se enfrentaram, naquele que pode ser tido como o melhor jogo do ano na França! Em campo, duas equipes sedentas por mostrar que merecem a cobiçada taça do Top 14. De um lado, a segunda melhor equipe da primeira fase e finalista da AMLIN Challenge Cup, o Toulon, de Jonny Wilkinson e Felipe Contepomi, que alcançou as semifinais na sua segunda temporada na primeira divisão. Do outro, o Clermont, atual tri-vice francês, equipe estigmatizada como "amarelona" (o que não deixa de ser pura verdade, já que o uniforme titular da equipe é amarelo), após perder as últimas três finais consecutivas do Top 14, e manter a sina de nunca ter conquistado o Campeonato Francês.

O primeiro tempo foi marcado pelo domínio do scrum dos juanardes (Clermont) sobre o do RCT e por um jogo muito mais incisivo da parte amarela. Todavia, os pontos obtidos no primeiro tempo foram todos por meio de chutes. E, tendo Wilkinson na equipe, a vantagem foi do Toulon. E o jogo começou justamente com uma troca de artilharia. Aos 5′, Anthony Floch, full-back clermontois acertou um drop goal para seu time, um belo cartão de visitas. Mas o drop é a especialidade de Wilko, e ele respondeu aos 12′ na mesma moeda. Nos penais, vantagem do Toulon, 9 x 6, no primeiro tempo. A segunda parte começou com Morgan Parra empatando e virando a partida para o Clermont, com três penais, fruto da superioridade de seu scrum. Wilkinson, aos 63, diminuiu para três pontos a dianteira do adversário.

Agora sim, o filet-mignon. Aos 70′ o jogo tomou seu ar dramático. Com 15 x 12 para o time da Auvérnia, Zirakashvilli anotou o try que parecia dar a vitória para seu time, rumo a mais uma final. Parra converteu, e o jogo foi a 22 x 12. Ao Toulon só restou atacar, e com a costumeira efetividade. Com van Niekerk tackleado a 1 metro do in-goal, Sonny Bill Williams recuperou a bola e anotou a imprescindível try, convertido por Wilko. 22 x 19! Logo depois, o assustado Clermont cometeu novo penal, no meio do campo. Suficientemente perto para Wilkinson colocar a bola entre os paus. 22 x 22! Prorrogação!

Na primeira etapa do tempo extra, Broke James anotou um penal, que pês 25 x 22 a favor do Clermont. Mas o aebrtura australiano proporcionou algo muito melhor. Com um lance absolutamente agudo, mostou ao mundo que seu chute é uma verdadeira arma jaunard. Do meio de campo, na lateral, o James arrematou um fenomenal drop, colocando sua equipe seis pontos na delanteira! Monumental!

O segundo tempo da prorrogação começou com Malzieu fazendo o try que levou a torcida auvergnat presente em Saint-Étienne ao delírio. Uma corrida estupenda após o chute, finalizada com o tento no limite do in-goal. 35 x 22! Mas o Toulon não se entregou. Com 3 minutos para o fim, o half-scrum Fabien Cibray anotou o try que chocou a torcida do Clermont. O jogo parecia ganho, mas o Toulon, em menos de 3 minutos, voltou à disputa! Wilkinson converteu. 35 x 29! Mas… a vitória foi do ASM!

O Stade de France, em Paris, que aguarde! Perpignan e Clermont, USAP e ASM, mais uma vez, decidindo o troféu da elite do rugby francês!

Resultados:

Perpignan 21 x 13 Toulouse, em Montpellier

Toulon 29 x 35 Clermont, em Saint-Étienne

Final:

Dia 29/5: Perpignan x Clermont, em Paris

perpignanversusclermont