Tempo de leitura: 2 minutos

No último sábado, o Campeonato Escocês de rugby, a BT Premiership 1, que corresponde ao segundo escalão do rugby do país, teve definido o seu campeão: foi o Currie, equipe do subúrbio de Edimburgo, que faturou o seu segundo título na história.

O rugby escocês, à semelhança do galês e do irlandês, tem na Magners League, a Liga Celta, o seu principal torneio. O campeonato que reúne equipes de Escócia, País de Gales e Irlanda é o único totalmente profissional, foi criado em 2001, mas o profissionalismo já havia chegado ao país em 1996, logo que o rugby union aboliu a imposição do amadorismo a todos os seus atletas. Em 1996, a Scottish Rugby Union decidiu criar 4 equipes regionais profissionais, que representariam nos campeonatos europeus seus clubes, que permaneceram amadoras – e o são até hoje. De 1996 a 1999, as equipes regionais disputavam apenas as competições européias. Em 1999, escoceses e galeses se juntaram para formar a Liga Galesa/Escocesa (Welsh/Scottish League), embrião da Liga Celta, criada em 2001. Em 2007, as equipes regionais foram reduzidas a apenas 2 (Edinburgh e Glasgow Warriors), mas a estrutura permanece a mesma: o primeiro escalão sendo a Liga Celta (a Magners League), e o segundo escalão sendo a Primeira Divisão do Campeonato Escocês de clubes, a BT Premiership 1, cujos clubes operam no regime semi-profissional.

Criado em 1973, o Campeonato Escocês foi a principal competição de rugby do país até 1999, quando as equipes regionais passaram a disputar a Welsh/Scottish League. Desde o ano passado, A BT Premiership – nome comercial da competição – ganhou um novo interesse. Os campeão e o vice de cada edição ganharam o direito de disputar a nova Copa Britânico-Irlandesa, a British & Irish Cup.

- Continua depois da publicidade -

No último dia 8/5, o Currie RFC , equipe do subúrbio da capital escocesa, Edimburgo, se sagrou campeão pela segunda vez em sua história. Com isso, com uma vitória por 55 x 21 sobre o Glasgow Hawks. O vice-campeonato ficou com o Ayr RFC, campeão da temporada passada. Com isso, Currie e Ayr representarão a Escócia na edição 2010-11 da British & Irish Cup.

escocia