Ulster bate Edinburgh e se garante no mata-mata. Foto: PRO14

Tempo de leitura: 5 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – Falta pouco! Nesse fim de semana, o Guinness PRO14 – a liga que reúne os craques de Irlanda, Gales, Escócia, Itália e África do Sul – viveu sua penúltima rodada e conheceu mais dois times classificados a seu mata-mata, ambos irlandeses: Ulster e Connacht, que se somaram aos também irlandeses Leinster e Munster e aos escoceses do Glasgow como as equipes já garantidas na fase final.

Resta agora somente 1 vaga em disputa, uma vez que apenas os 3 primeiros colocados de cada chave avançam. Ela será definida entre os italianos do Benetton Treviso, os escoceses do Glasgow e os galeses do Scarlets. Já outros 2 galeses, Ospreys e Cardiff Blues, ainda disputam vaga na próxima Heineken Champions Cup europeia. No PRO14, os 6 times que avançam ao mata-mata e o 7º colocado (o vencedor da Repescagem entre os 4ºs colocados de cada conferência) se garantem na máxima competição europeia.

Campeão do Six Nations, o rugby de Gales está na estranha situação de poder ficar sem equipes na próxima Heineken Champions Cup e no mata-mata do PRO14.

- Continua depois da publicidade -

 

Rodada de arrepiar

A 20ª rodada começou com um grande jogo na Irlanda, envolvendo o Leinster, líder da Conferência B e já garantido como semifinalista, e o Glasgow Warriors, líder da Conferência A, sedento por vaga direta na semifinal. Isto porque o campeão de cada chave se garante automaticamente nas semifinais, enquanto os 2ºs e 3ºs colocados se enfrentam valendo as outras 2 vagas nas semis.

O Leinster foi a campo buscando defender sua condição de dono da melhor campanha até aqui, mas os escoceses foram brilhantes e quebraram a invencibilidade em casa do Leinster com uma aula de tackles e capacidade de definição acima da média. O jogo foi inusitado, com todos os 4 tries do Leinster sendo dos irmãos Dave e Rob Kearney, 2 de cada, enquanto os irmãos Zander e Matt Fagerson também marcaram para Glasgow, em tries decisivos no segundo tempo que viraram o placar a favor dos escoceses. A vitória dos visitantes por 39 x 24 foi selada com try com o tempo esgotado de George Horne. Com o placar.

Glasgow agora tem a melhor campanha geral, mas ainda não carimbou vaga nas semis. Isso porque o Munster ainda sonha com o primeiro lugar da Conferência A ao vencer na Itália o bom Benetton Treviso por 37 x 28, em outro jogaço que teve Shane Daly e Mathewson (recebendo offload de Hanrahan) marcando os tries decisivos dos irlandeses na segunda etapa.

Os outros dois irlandeses foram só alegria. A derrota do Benetton ajudou o Ulster, que encarou a dura missão de encarar na Escócia o Edinburgh, concorrente direto pela classificação. E o Ulster saiu de campo com uma contundente indiscutível vitória por 29 x 07 que lhe garantiu matematicamente a classificação. Murphy, Baloucoune, Lyttle e Burns cravaram os tries do time da Irlanda do Norte.

Já o Connacht selou sua classificação na Conferência A ao vencer seu concorrente direto, o Cardiff Blues, por 29 x 22, em dia de muito vento em Galway. Jack Carty de novo brilhou por Connacht, fez try crucial e conduziu sua equipe a uma inspirada vitória, em jogo de reação tardia dos Blues.

O resultado foi terrível para Cardiff, que caiu para o 5º lugar e poderá ficar fora da briga por vaga na Champions Cup. Isso porque o Ospreys assumiu o 4º posto da chave ao fazer 43 x 07 fora de casa sobre o Kings, em dia de hat-trick (3 tries) de Dan Evans.

Enquanto isso, na Conferência B, as derrotas de Benetton e Edinburgh ajudaram o 5º colocado Scarlets a ainda sonhar com classificação, encostando nos concorrentes graças a uma larga vitória sobre o Zebre por 42 x 00, em jogo de 2 tries do sul-africano Uzair Cassiem.

Por fim, em jogo sem nada em disputa, o Cheetahs venceu o Dragons por 38 x 13.

O que resta na última rodada?

O próximo fim de semana será de pausa no PRO14 por conta das semifinais da Champions Cup. Toda a rodada final da temporada regular será no dia 27.

A situação é a seguinte:

  • Na Conferência A, Glasgow e Munster já estão classificados, mas ainda decidem quem ficará em 1º e irá direto à semi. Connacht já está no mata-mata também, em 3º lugar;
    • Munster duela com Connacht e Glasgow faz clássico escocês com Edinburgh;
  • Ospreys e Cardiff Blues duelam e decidem quem será o 4º colocado da chave, isto é, quem irá à Repescagem pela 7ª vaga na Champions Cup;
  • Na Conferência B, Leinster já é o 1º e Ulster já é o 2º;
  • A briga pela 3ª posição está aberta entre Benetton (que joga clássico italiano com o Zebre), Edinburgh (de desafio difícil contra Glasgow) e Scarlets (que tem dérbi contra o Dragons);
    • Uma dessas equipes irá ao mata-mata, uma irá à Repescagem pela Champions Cup e uma será eliminada;

 

Assista ao PRO14 na FLO!

A FloRugby está já disponível para o público brasileiro oferecendo as transmissões ao vivo do PRO14 e do Rugby Europe Championship. Os pacotes – que incluem todos os demais esportes (lutas, atletismo, futebol, futebol americano, vôlei e outros) – vão de 30 dólares (R$110, mensal) a 150 dólares (R$550, assinatura anual). Curtiu? Clique aqui, conheça mais e assine já!

 

Guinness PRO14 – 2018-19 – Liga de Irlanda, Gales, Escócia, Itália e África do Sul

Edinburgh 07 x 29 Ulster

Kings 07 x 43 Ospreys

Benetton Treviso 28 x 37 Munster

Connacht 29 x 22 Cardiff Blues

Leinster 24 x 39 Glasgow Warriors

Scarlets 42 x 00 Zebre

Cheetahs 38 x 13 Dragons

 ClubePaísCidadeJogosPontos
Conferência A
Glasgow WarriorsGlasgow WarriorsEscóciaGlasgow2181
Munster copyMunsterIrlandaLimerick/Cork2177
connachtConnachtIrlandaGalway2161
OspreysGalesSwansea2158
Cardiff BluesCardiff BluesGalesCardiff2154
CheetahsÁfrica do SulBloemfontein2146
ZebreItáliaParma2119
Conferência B
LeinsterLeinsterIrlandaDublin2176
Ulster copy copyUlsterIrlandaBelfast2163
Benetton TrevisoItáliaTreviso2157
ScarletsGalesLlanelli2152
EdinburghEscóciaEdimburgo2151
DragonsGalesNewport2126
KingsÁfrica do SulPorto Elizabeth2122
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por 7 pontos ou menos de diferença = 1 pontos extra;

- 1ºs colocados de cada grupo = classificação direto às Semifinais e à Champions Cup;
- 2ºs e 3ºs lugares de cada grupo - classificação à Repescagem para as Semifinais e à Champions Cup;
- 4ºs colocados - repescagem pela Champions Cup;
- Nota: as equipes sul-africanas não podem se classificar à Champions Cup;