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Na última quinta-feira, 28/10, vinte empresas se reuniram para anunciar o lançamento do “Pacto pelo Esporte”, iniciativa que estabelece uma série de condições de boas práticas e gestão a serem seguidas para que confederações, federações e clubes recebam investimentos privados e públicos.

 

A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), recentemente eleita como a melhor confederação em estudos sobre práticas de governança, apoia a criação do projeto e se orgulha de seguir as normas pré-estabelecidas desde sua instituição enquanto Confederação, em 2010.

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O projeto contempla 10 cláusulas a serem seguidas pelas entidades esportivas que preveem maior transparência e eficiência na gestão e, dessa forma, provenha um cenário mais seguro para receber investimentos de patrocinadores.  Entre as cláusulas, há a condição de patrocínio restrito a instituições que tenham conselhos independentes, prestação de contas públicas e contratações transparentes, bem como uma política definida de gestão financeira, normas já adotadas pela CBRu e que fazem parte do DNA da referida Confederação.

 

O Conselho de Administração da CBRu é composto por 5 membros independentes, 5 membros eleitos pelos clubes e federações, além de 1 representante dos árbitros e 1 dos atletas. Para complementar o modelo, conta ainda com Comitês de Gestão, Conselho Fiscal, Comitê Antidoping, além de um CEO responsável pela gestão operacional da entidade.

 

De acordo com Sami Arap, Presidente da CBRu, a entidade quer ter um papel de protagonista nas iniciativas do Pacto pelo Esporte. “Desde 2010, quando migramos de Associação para Confederação, a CBRu está assentada em um modelo de governança que replica as melhores práticas de empresas de capital aberto.  Despersonificamos a entidade e, desde 2013, temos uma gestão profissional responsável pelo cumprimento do planejamento de longo prazo”, afirma o presidente.

 

Confira a lista das empresas que assinaram o pacto:  Aché, Banco do Brasil, BRF, Bradesco, Carrefour, Centauro, Coca-Cola, Construtora Passarelli, Correios, Decathlon, Estácio, EY, Gol, Itaú, Johnson & Johnson, McDonald’s, P&G, Somos Educação, TAM e Vivo/Telefônica.

 

Fonte: CBRu

Foto: Máquina do Esporte